Empresas que querem crescer e melhorar a qualidade dos produtos que entregam, devem criar e administrar bem os seus indicadores. Indicadores são métricas de desempenho, qualidade, custo, ou outras características de um processo, pessoas ou um produto. Através da gestão de indicadores, é possível melhorar progressivamente os indicadores que mais interessam a companhia.
Seja pró-ativo e saia na frente da concorrência
No caso de você ser da equipe de vendas ou de desenvolvimento, suas métricas serão melhores caso sejam desenvolvidos produtos demandados no mercado e se você vender mais. Mas para isso, é precioso que haja trocas de informações entre as áreas para todos melhorarem o seu desempenho. Se a equipe comercial percebe uma crescente demanda por um produto que a empresa ainda não oferece, deve passar essa informação para a área de desenvolvimento. Dessa forma, o crescimento da empresa e a melhoria dos indicadores por processo estará relacionada à oferta de produtos demandados diretamente pelos clientes.
Tenha controle sob seus números
Antes mesmo de receber o resultado dos indicadores, busque manter um painel de gestão de informações atualizado. Nesse painel podem constar as maiores conquistas do departamento no período vigente, comparações de vendas realizadas no mês com resultados do mesmo mês do ano anterior, entre outras informações. Assim, os dados ficam visíveis e é possível ter uma ideia de como anda cada indicador antes mesmo de eles serem calculados.
Controle indicadores que irão impactar diretamente no seu resultado
Você deve acompanhar os indicadores que medem o desempenho dos processos que seu time participa. Assim, é possível perceber melhorias ou pioras no desempenho. Com base nos números apresentados a você, é possível estabelecer metas para os próximos períodos e tomar decisões para modificar cenários previstos.
Defina metas SMART
As metas que lhe ajudarão a ter melhores resultados devem ser definidas com base na metodologia SMART. Ou seja, as metas escolhidas devem ser específicas (Specific), que possam ser medidas (Measurable), atingíveis (Attainable), relevantes (Relevant) e com tempo e prazos definidos (Time based). Metas definidas dessa forma são mais facilmente mantidas por quem as estabelece e, dessa forma, os resultados serão mais facilmente atendidos.
Tenha sua equipe alinhada ao que deve ser feito
Metas podem ser criadas em conjunto com a equipe. Nos casos em que isso não é possível, a equipe deve ser envolvida e informada sobre elas. Saber os desafios que cada um encontrará é essencial para poder contar com o apoio de cada um. Uma vez estabelecidas metas individuais, que somadas se transformam na meta do departamento, deve-se entender quais os riscos que poderiam impedir que a meta se concretizasse. Esses riscos devem ser remediados o quanto antes.
Defina responsáveis pelos indicadores
É importante que sejam definidos responsáveis por cada indicador, é importante que o escolhido não seja medido pelo indicador que ele calcula. Essa pessoa deve coletar os dados necessários periodicamente e enviar a compilação dos resultados aos interessados. É também seu papel acompanhar planos de ação para melhorias nos resultados.
Tenha um Painel de Bordo envolvente
Uma das ferramentas que pode auxiliar na gestão de indicadores é um painel de bordo envolvente e intuitivo. Você pode adquirir um software de gestão de indicadores, o que facilitaria o trabalho dos responsáveis.
Com essas premissas básicas, os indicadores podem ser utilizados para melhoria da empresa como um todo. A prova de que um indicador está bem construído é que sua melhoria gera um ganho no resultado operacional da empresa. Os indicadores expõem visões que a empresa não tinha sem eles, e por isso é possível gerenciar falhas em processos que antes pareciam ótimos.
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