Se a empresa não documenta processos e metodologias, se os gestores acreditam que não estão inovando, se querem estar à frente da concorrência, entre outros fatores importantes para tornar o empreendimento mais competitivo. Consumidores e investidores do segmento da construção civil mudam comportamento em uma velocidade sem igual, o que demanda um planejamento adequado, organizado e executado eficientemente.
6 benefícios diretos da contratação de uma consultoria
1. Agrega conhecimento e inovação ao negócio
O consultor divide seus conhecimentos e experiência adquirida permitindo encurtar processos, proporcionando ganho em agilidade e resultados mensuráveis.
2. Traz um olhar de fora, em uma análise crítica e sem vínculos emocionais
Funcionários e gestores podem levar em consideração algumas emoções uma vez que apresentam relacionamentos mais longos com as pessoas envolvidas com a empresa, podendo ser uma barreira para decisões mais complexas. A consultoria é mais racional e facilita situações como esta.
3. Oferece a possibilidade de obter mais resultados e com maior rapidez
A principal preocupação e responsabilidade da consultoria é de gerar resultados, sem quaisquer rixas com funcionários, o que é saudável para o negócio. Ela ainda determina prazos para o projeto.
4. Possibilita maior motivação
A consultoria vai proporcionar um impulso extra e aumentar o foco dos envolvidos, assim as mudanças realmente vão acontecer.
5. Melhoria na relação entre empresa e funcionário
O consultor se apresenta como um porta-voz interno da empresa junto aos colaboradores, deixando claro seu compromisso com o aprimoramento contínuo e melhoria dos processos. Isso impacta na relação com a empresa, sobretudo quando o funcionário se sente parte da mudança.
6. Implementação de novas tecnologias
O campo da construção civil está em constante inovação, muitas vezes visando a sustentabilidade, cada vez mais exigida pelo consumidor. O consultor pode apresentar softwares, modelos de ERP (saiba mais aqui) e materiais funcionais que irão agregar valor ao empreendimento e ao produto final.
Principais cuidados que devem ser tomado ao contratar uma consultoria
Antes de contratar o profissional para prestar o aconselhamento técnico é necessário tomar algumas precauções, entre elas estão:
- Escolha profissionais que estejam amparados por uma experiência e recente casos de sucessos;
- Eles devem ser capazes de desenvolver planos executáveis por todos os envolvidos;
- Considere com desconfiança promessa de resultados mirabolantes ou milagres, principalmente a curto prazo;
- Considere também a contratação de uma consultoria especializada na área em que a empresa está inserida ou pretende atuar;
- A consultoria precisa alinhar as expectativas da empresa e dos funcionários;
- Opte por consultorias com um retrospecto de inovação e que apresente tecnologias interessantes para o negócio.
Continuidade das etapas desenvolvidas
A consultoria deve não só modificar processos, como também capacitar a equipe para dar continuidade às etapas que foram desenvolvidas. Para isso, é de grande importância a criação de um escopo para indicar quais são os procedimentos de cada fase dos processos da empresa, seja incorporadora ou imobiliária, facilitando o controle dos processos e as chances de sucesso.
Seu negócio precisa de uma consultoria? A Globaltec oferece consultoria para diferentes empresas e solução ERP para gerenciar dados e melhorar processos. Saiba mais acessando o nosso site.