Um dos pontos fundamentais para uma gestão eficiente é o controle das ações e informações referentes ao seu negócio. A partir de uma visão sistêmica das operações e dos processos, é possível compreender a situação atual da empresa, o que ajuda na tomada de decisões mais adequada, evitando falhas e permitindo o desenvolvimento de soluções interessantes. Os desafios constantes do mercado demandam soluções informatizadas para as necessidades diárias da companhia. Uma solução que permita enxergar os resultados esperados, os desafios pelo caminho e quais os pontos mais importantes de serem avaliados para tomar boas decisões. Tudo isso é possível como um software ERP integrado.
O que é um software ERP?
O software ERP (Enterprise Resource Planning) auxilia as empresas em diferentes questões envolvendo a gestão. São sistemas que contribuem para a organização dos processos e dados em uma só ferramenta. Com ele é possível ter controle de todas as operações diárias de uma empresa em seus diferentes setores: faturamento, balanço contábil, fluxo de caixa, administração de funcionários, estoque, entre outras áreas administrativas e operacionais que podem ser automatizadas com o ERP.
5 motivos para optar por um ERP modular em sua empresa
1. Todos os segmentos podem aderir ao ERP
Um ERP integrado para o segmento de construção civil, por exemplo, vai oferecer as vantagens não apenas das atividades relacionadas ao ramo, mas também para atividades administrativas e tributação, ou seja, aquela solução será completa. Nesse contexto, em pouco tempo é possível verificar os benefícios de um ERP especializado para o mercado de construção civil, por meio do fluxo de informações adequados, que permitirá um estreitamento de processos e organização das atividades.
2. Ganho de tempo nos processos
Operações que usam como base planilhas, arquivos e papéis exigem maior tempo e mão de obra para execução de trabalhos, inclusive os realizados rotineiramente. A dificuldade de acesso as informações também podem ser determinantes para mais erros durante os processos de gestão. Um ERP vai diminuir o tempo desses processos e atividades, diminuindo a quantidade de tempo necessário e ainda evita o retrabalho.
3. Diminuição de custos
Dependendo da necessidade e do tipo de exigências do ERP, a redução de custos ocorre em um curto espaço de tempo. Aumento de produtividade, diminuição do número de pessoas envolvidas para o cumprimento de tarefas e redução de etapas de trabalho são alguns dos pontos reduzem os custos de maneira expressiva.
E não é só isso: um controle financeiro mais eficiente possibilita a identificação de desperdícios, má distribuição e uso de produtos ou serviços, além de permitir aquisições mais inteligentes e um melhor controle de estoque. Algo determinante para o planejamento e no direcionamento de recursos.
4. Aquisição por módulos
Um dos benefícios mais interessantes dos sistemas é que não é necessário implementar a integração de uma só vez, tendo em vista que a aquisição pode ser inviável do ponto de vista financeiro. Por se tratar de um sistema modular, a empresa pode iniciar o processo de implementação por etapas, começando por aquelas mais críticas. Conforme a necessidade ou verba se expandam, as integrações modulares podem ser adicionados ao sistema.
5. Tomada de decisões mais interessantes
A visão ampla do negócio permite tomadas de decisões estratégicas de forma mais certeira. O ERP fornece relatórios que permitem aos gestores visualizar possíveis problemas, entraves nos processos, áreas que exigem mais atenção, necessidade de investimento e demais questões decisivas para o futuro do empreendimento. Em suma, o ERP é capaz de alavancar o negócio para níveis mais elevados.
Conheça as soluções da Globaltec para empresas do setor de construção civil e descubra como um software ERP pode revolucionar o funcionamento da sua organização!