CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Saiba como o ERP pode ajudar no gerenciamento de empreiteiros

Desde a década de 1990, a terceirização de serviços ganhou cada vez mais espaço nos canteiros de obras. Com isso, a figura do empreiteiro ganhou destaque. A contratação de empresas para executar os trabalhos deu maior agilidade às construtoras, reduziu custos e ampliou a margem de lucro dos empreendimentos. No entanto, a relação entre construtoras e empreiteiros nem sempre é harmoniosa. Muitos problemas podem surgir durante a obra.

Para evitar transtornos, sugerimos um gerenciamento eficiente das empresas contratadas. Com o volume de documentos, recibos e planilhas envolvidos na tarefa, a chance de falhas aumenta. A saída encontrada pelas construtoras é a automação, por meio da adoção do software Enterprise Resource Planning, também conhecido pela sigla ERP. Ele cuida de todas as operações diárias de uma empresa.

Vantagens do ERP para as construtoras

O primeiro benefício da adoção do ERP no gerenciamento de empreiteiros aparece no rígido controle dos padrões de qualidade na execução dos serviços. Ele permite o acompanhamento de todas as condições estabelecidas no contrato firmado entre a construtora e a contratada. Isso dá maior segurança às partes.

O ERP facilita o gerenciamento de toda a relação com os empreiteiros, desde o processo de seleção das empresas, passando pela contratação e acompanhamento dos serviços, até o encerramento do contrato. O software processa rapidamente um grande volume de informações, algo que uma equipe de funcionários levaria dias para fazer. Além disso, o sistema tem a capacidade de identificar falhas de procedimentos em qualquer etapa da obra.

Aplicações do sistema

A implementação no ERP agiliza o processamento da documentação que envolve o processo de terceirização dos serviços. O software detecta erros, falhas e ausências de documentos, tais como:

  • Alvará de funcionamento da empreiteira;
  • Cópia do cartão do CNPJ;
  • Contrato social;
  • Certidão simplificada da Junta Comercial;
  • Cópia das carteiras de trabalho dos funcionários da terceirizada;
  • Fichas de registro dos trabalhadores;
  • Cópia do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO);
  • Recibos de recolhimento de salários, encargos trabalhistas e outros impostos.

Após a contratação das empreiteiras, o sistema cuida do gerenciamento da relação comercial com as empresas. O ERP ajuda a construtora na execução do planejamento essencial, no controle de trabalho das contratadas, na administração dos custos, na gestão dos recursos humanos, no acompanhamento do cronograma de execução dos serviços (e detecção de eventuais atrasos) e na integração entre os diversos canteiros da construtora.

Problemas evitados pelo ERP

Diversas questões podem gerar problemas na relação da construtora com os empreiteiros. O ERP previne o surgimento de transtornos. Os mais comuns são:

  • Não cumprimento do cronograma;
  • Desrespeito a cláusulas do contrato;
  • Não recolhimento de encargos sociais e impostos por parte da contratada;
  • Ações trabalhistas de ex-funcionários da empreiteira contra a construtora;
  • Má qualidade dos serviços executados;
  • Operários em número insuficiente;
  • Falta de profissionais qualificados;
  • Desperdício de materiais;
  • Problemas no orçamento.

O software dá ainda à construtora a oportunidade de medir resultados, a partir de indicadores e vetores de desempenho. Isso permite que a empresa possa controlar custos durante a execução da obra e verificar o rendimento da mão de obra empregada, dos materiais e dos equipamentos utilizados.

Dessa forma, torna-se mais ágil e fácil a aplicação de medidas corretivas, antes que o problema assuma grandes proporções.

A escolha de um software ERP eficiente tem importância vital para a rentabilidade das construtoras. Um sistema capaz de acompanhar e ter controle de todos os momentos da relação entre contratante e empreiteiro, além de tornar o gerenciamento mais ágil, tem impacto direto na redução de custos e consequentemente, na rentabilidade do empreendimento. Em um setor caracterizado pelas estreitas margens de lucro, o ERP se torna indispensável.

Quer ter mais informações sobre gerenciamento de empreiteiros? Tem alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato conosco!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!