CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

4 avanços trazidos pela inovação tecnológica úteis para a gestão

4 avanços trazidos pela inovação tecnológica úteis para a gestão

Para se manter competitivo no mercado de construção civil, é preciso estar atualizado sobre as novas tecnologias e tendências que estão ajudando gestores a ganhar qualidade e rapidez em seus processos e a criarem diferenciais para suas empresas. Conheça, a seguir, quatro benefícios que a inovação tecnológica trouxe para a gestão de empresas de construção civil.

Como a inovação pode ajudar os gestores da construção civil?

1. Mobilidade

Os dispositivos móveis (smartphones e tablets, por exemplo) são a principal forma de acesso à Internet do brasileiro, superando computadores e notebooks. Isso também se aplica ao mercado de construção civil.

Os responsáveis pelo gerenciamento de projetos nessa área encontram problemas para monitorar todos os processos que ocorrem no canteiro de obras. Entretanto, com a mobilidade trazida pela inovação tecnológica, os gestores não limitam seu trabalho permanecendo apenas na matriz da empresa para conseguir consultar sistemas, e-mails etc.

Isso facilita e agiliza seu trabalho, permitindo que visitem canteiros de obras, empreendimentos e escritórios sempre que necessário. Mantendo sua produtividade e comunicabilidade e sem perder o foco do controle de gestão.

2. Cloud computing

O processo de gestão de obras se beneficiou largamente não apenas pelo aumento do uso de dispositivos móveis, como também com a disponibilidade dos dados e sistemas da empresa sem a necessidade de instalá-los em uma máquina fixa, o que é chamado de computação em nuvem, ou cloud computing.

Essa inovação tecnológica trouxe mais dinamismo nos estágios de projeto e execução de obras e permite que as construtoras prestem seus serviços de modo mais produtivo, em um nível de qualidade muito superior, pois:

  • Podem atualizar os detalhes sobre o serviço em tempo real;
  • Economizam custos de deslocamento, planejamento;
  • Aproveitam-se da portabilidade oferecida pela computação em nuvem.

Outra vantagem de armazenar dados e sistemas em nuvem é a segurança e proteção dos dados, que não serão perdidos em caso de roubo ou dano aos servidores da empresa. A tecnologia de cloud computing permite que o gestor mantenha o foco no controle de sua operação, independentemente do local em que ele esteja.

3. Assinaturas digitais

O fluxo de informação, laudos, projetos, ordens de compra, contratos e outros documentos jurídicos são elementos recorrentes nos processos gerenciais e, muitas vezes, perde-se tempo em deslocamentos ou com envios de documentos que requerem a assinatura de um supervisor ou profissional responsável do setor.

A assinatura digital é uma inovação tecnológica que permite que documentos gerenciais possam ser certificados e assinados digitalmente, trazendo mais agilidade e economia de recursos para sua empresa.

A assinatura digital tem validade jurídica reconhecida e é uma alternativa facilitadora ao intenso fluxo de papéis e documentos que fazem parte da rotina das empresas de construção civil.

4. Impressão 3D

A inovação tecnológica da impressão 3D — já consolidada em países como China e Estados Unidos — permite prototipar modelos e projetar construções com maior precisão e em um tempo menor de construção, diminuindo o desperdício de materiais nos canteiros de obras.

Além disso, ela beneficia a segurança dos trabalhadores e gera um custo de obra até dez vezes menor do que em um projeto tradicional.

A impressão 3D contribui, ainda, com a sustentabilidade de sua gestão e é uma tendência de tecnologia importante para ser acompanhada, à medida que novos modelos de impressora e reciclagem de materiais são criados e introduzidos no mercado.

Os avanços da tecnologia são constantes: novas soluções e métodos para otimizar e inovar na gestão de empresas e processos da construção civil surgem a uma velocidade cada vez maior. Para se manter atualizado, continue acompanhando nosso blog. E, se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe-o com seus contatos nas redes sociais.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!