CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

5 problemas da falta de profissionais capacitados na construção

5 problemas da falta de profissionais capacitados na construção

A falta de mão de obra qualificada no setor de construção civil é, sem dúvida, um dos maiores gargalos do setor. Vários estudos da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) nos últimos anos apontam que mais de 70% das empresas do setor afirmam ter problemas para encontrar profissionais capacitados para o preenchimento de vários cargos.

Isso acontece por causa do processo de desenvolvimento da construção civil no Brasil, baseado no trabalho artesanal de operários sem qualificação, na maioria, analfabetos. Isso durante décadas. O cenário não mudou muito, mesmo quando o mercado imobiliário se tornou o grande gerador de empregos nos país.

No cenário de crise, essa qualificação, assim como o investimento em tecnologia, se tornou essencial para as empresas poderem sobreviver e tocarem seus empreendimentos de maneira saudável. Mas a falta de qualificação ainda cobra o seu preço. Confira, abaixo, os problemas mais comuns gerados por essa situação.

1. Falta de qualificação trava as soluções tecnológicas

Equipamentos mais modernos e automatizados propiciam economia de recursos em diversas áreas das empresas de construção civil. Novos métodos aumentam a segurança e reduz impactos ambientais, sem contar a melhora da rentabilidade dos empreendimentos.

Entretanto, a falta de qualificação para operar os novos processos produtivos e equipamentos acaba travando essa evolução e todas as vantagens que ela representa. Essa mudança gradual exige um profissional mais qualificado, mas as empresas percebem uma base cada vez menor de profissionais habilitados.

2. Preconceitos dificultam formação de profissionais capacitados

O trabalho na construção civil ainda é visto como uma subemprego, voltados a pessoas que não estudaram e que se dispõem a ganhar muito pouco. A realidade que observamos não ajuda a combater essa percepção.

A maioria dos trabalhadores, com exceção apenas dos engenheiros e outros graduados, ainda possuem baixa escolaridade e quase nenhum treinamento. Com isso, o mercado paga salários mais baixos a esses profissionais, o que causa o próximo problema que veremos.

3. Envelhecimento dos trabalhadores e falta de renovação

A falta de perspectivas do operário da construção civil e o preconceito fazem com que pessoas mais jovens não se interessem em trabalhar no ramo. O envelhecimento dos trabalhadores é perceptível em qualquer canteiro de obras e a renovação não acontece, pois os jovens buscam trabalho em outros setores da economia.

4. Elevado índice de acidentados

Segundo dados do Ministério do Trabalho, a construção civil é um dos setores com mais casos de acidente de trabalho. O setor anda junto com o transporte em número de acidentes com mortes durante o expediente.

Esse elevado índice é causado pela falta de prevenção, que se relaciona diretamente com o preparo que a equipe recebe para a realização do trabalho do dia a dia. Apenas trabalhadores capacitados conseguem usar equipamentos de segurança de forma adequada, sem contar que a qualificação aumenta a consciência da importância de seu uso.

5. Falta de comprometimento com a empresa

Em razão do preconceito com o a profissão de operário da construção civil e a falta de perspectiva de bons salários e qualificação, muitas pessoas encaram o trabalho na construção como uma etapa passageira da vida profissional.

Com isso, o indivíduo não cria vínculos com a empresa nem com os processos de um empreendimento. O resultado é uma mão de obra desestimulada e sem comprometimento com o trabalho,permanecendo na empresa apenas até achar “algo melhor”.

As soluções

As principais soluções para os problemas da falta de qualificação da mão de obra na construção civil passa pelo uso da tecnologia. As empresas têm de encarar o treinamento como investimento e não apenas gasto. Um funcionário com bases de conhecimentos bem sólidas é capaz de superar expectativas.

Uma das maneiras mais eficientes de qualificar os profissionais das empresas de construção é contar com parceiros especializados nessa temática, como o Maio, parceiro da Globaltec na gestão de pessoas e capacitações. Treinamentos e formação podem ocorrer em uma ambiente virtual de aprendizagem, com programas construídos especialmente para atender as necessidades da empresa.

Profissionais capacitados contribuem para a mudança de cenários na construção civil.Eles são as molas propulsoras da melhoria de competitividade e são agentes de atração de sangue novo para a área em prol do preenchimento de vagas. Com a perspectiva de melhora do mercado nos próximos anos, contar com empregados qualificados será fundamental para qualquer empresa.

O que você achou deste texto? Se ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, não deixe de entrar em contato!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!