A importância dos ECPs para a segurança dos colaboradores

Área do Cliente

A importância dos ECPs para a segurança dos colaboradores



17 de janeiro de 2017

A importância dos ECPs para a segurança dos colaboradores

A segurança nos canteiros de obras é um assunto que não sai de cena. E isto não é à toa. De acordo com o Ministério da Previdência, a construção civil ocupa o quinto lugar no ranking dos setores que mais geram acidentes de trabalho. A indústria da construção também é a segunda que mais mata no Brasil, contribuindo também para que o nosso País ocupe o quarto lugar no ranking mundialde acidentes no trabalho. Estes dados são muito preocupantes e comprovam que o setor da construção civil ainda não amadureceu completamente no quesito segurança. Mas esse cenário precisa mudar, para que este grandioso mercado e as empresas inseridas nele não sejam mais vistas como geradoras de acidentes. E uma das formas de aumentar a segurança da mão de obra é investir em EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).

A seguir, mostraremos o que são ECPs e a qual a sua importância para a segurança de todos os envolvidos na obra. Confira:

O que são ECPs?

Os ECPs, como o próprio nome já sugere, são os equipamentos de uso coletivo. Eles protegem todos os envolvidos na construção, desde gestores e operários até pessoas que visitam o canteiro de obras. Eles devem ser utilizados juntamente com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Hoje, existe uma grande quantidade de ECPs, cada um com uma função diferente. Listamos alguns deles abaixo:

  • Corrimão para escadas;
  • Sirene para incêndios;
  • Plataforma de segurança;
  • Chuveiro lava-olhos;
  • Piso antiderrapante;
  • Sistema de sinalização;
  • Extintor de incêndio;
  • Rede de proteção;
  • Kit de primeiros socorros.

Por que eles são tão importantes para o canteiro?

A utilização dos ECPs no canteiro de obras é algo muito importante, pois eles complementam o uso dos EPIs e minimizam os riscos dos envolvidos sofrerem algum acidente. A instalação de pisos antiderrapantes em locais muito movimentados, por exemplo, evita que os operários caiam e fiquem feridos. Já as placas de alerta advertem os colaboradores sobre determinados perigos, para eles poderem se precaver.

Guia de planejamento para empresas de construção civil

Profissionais de outras empresas, corretores e outras pessoas que visitam a obra também são beneficiados pelos ECPs. Os Equipamentos de Proteção Coletiva são importantes não só para a segurança dos envolvidos na obra, como também para a produtividade do canteiro. Isso porque, quando um operário se fere, alguns trabalhos são interrompidos. E isto obrigando os gestores a replanejarem as atividades.

Como garantir a sua utilização?

Os gestores devem garantir a utilização dos Equipamentos de Proteção Coletiva no canteiro, como também assegurar o seu correto uso. E para isto, eles devem promover palestras e programas de treinamentos específicos. Neles, os colaboradores devem entender a importância dos ECPs para a segurança de todos no canteiro de obras e também aprender a utilizar corretamente os inúmeros equipamentos.

Os treinamentos devem englobar tanto a teoria quanto a prática. Os colaboradores precisam saber, por exemplo, quando e como usar o chuveiro lava-olhos. Eles também devem saber como ativar a sirene de incêndio, caso sintam cheiro de fumaça e como posicionar cones e placas de alerta ao redor de um buraco no canteiro, para evitar que alguém caia dentro dele. Estes são apenas alguns dos procedimentos que os envolvidos precisam saber.

E sua construtora, o que faz para garantir a segurança dos colaboradores? Quais ECPs são utilizados nos canteiros? Conte para gente nos comentários!



Noticias relacionadas

Descubra os benefícios de realizar de forma automática os Pagamentos Eletrônicos com o ERP UAU

Descubra os benefícios de realizar de forma automática os Pagamentos Eletrônicos com o ERP UAU

Descubra como controlar o recebimento das contas de sua empresa com mais facilidade, através da automação do pagamento eletrônico.

Saiba mais!
O impacto do sped na construção civil

O impacto do SPED na construção civil

Parte do programa de aceleração do crescimento (PAC), o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) foi criado para integrar e modernizar...

Saiba mais!
Descubra o que considerar num projeto de alvenaria estrutural

Descubra o que considerar num projeto de alvenaria estrutural

Torne a gestão da sua obra mais eficiente, transformando antigos problemas em tarefas simples e descomplicadas.

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: