CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Lean Manufacturing: a otimização do processo de produção no canteiro de obras

 

Há tempos o Sistema Toyota de Produção e seu conceito de Lean Manufacturing é usado em indústrias que pretendem ter maior eficiência em seus processos. O sistema permite o aumento da produtividade e rentabilidade e o Lean Manufacturing na construção civil faz toda a diferença para o sucesso de um empreendimento.

Saiba, neste texto, como sua empresa do setor de construção pode aproveitar as vantagens desse sistema criado por japoneses para a indústria automobilística. Siga em frente!

Lean Manufacturing consiste em reduzir desperdícios

O lean manufacturing se baseia na eliminação do desperdício. Parece simples, mas ao lançar mão dessa abordagem de maneira sistemática, sua empresa vai abrir mão de tudo o que não agrega valor à produção e vai buscar uma melhoria contínua em prol do aumento de qualidade do produto final ou até mesmo do processo produtivo.

Para isso, o sistema exige ações no tocante ao desenvolvimento organizacional, com processos e responsabilidades muito bem definidos a fim de se produzir com o máximo de eficiência com a menor quantidade possível de recursos.

Vale destacar que a tecnologia, hoje, é a principal aliada na busca desses objetivos. Um sistema ERP, como o da Globaltec, permite monitorar toda a cadeia de produção e identificar gargalos e focos de desperdício de recursos na construção de um empreendimento (ou na gestão de um shopping ou imobiliária).

O Lean Manufacturing na construção civil busca uma produção enxuta por meio da redução de estoques, diminuição do tempo de espera entre os processos, diminuição da movimentação de materiais (e seus custos com fretes) e prevenção de erros, entre outras coisas.

O resultado final é uma redução global de custos e aumento da rentabilidade do empreendimento.

Quais os pilares do Lean Manufacturing na construção civil?

O Lean Manufacturing ganhou uma nomenclatura própria no setor de construção civil – o Lean Construction (“construção enxuta”, em inglês). A essência é a mesma: aumentar a produtividade e a eficiência de um projeto por meio da redução de desperdícios e do tempo de execução.

Confira, abaixo, os 4 pilares do Lean Manufacturing na construção civil em prol dos melhores resultados:

1. Fluxo de montagem

Tudo começa com a definição das atividades (processos) necessárias para cumprir cada etapa da obra e o tempo necessário para execução. A previsão deve ser realista, levando em conta o conjunto do projeto, desde o processo de vendas e a fundação até os últimos detalhes de acabamento.

2. Fluxo de materiais

Devem ser levantados os custos com transporte de materiais, a quantidade a ser utilizada na obra, custos com inspeção de qualidade das matérias-primas e todas as condições de fornecimento e pagamento de todos os fornecedores.

3. Fluxo de informações

Ter as informações necessárias, hoje, é um dos pilares para uma boa gestão do processo produtivo no canteiro de obras. O Lean Manufacturing na construção civil se baseia na disponibilização de dados que podem ser interpretados de maneira rápida em qualquer frente de trabalho.

Nesse pilar, contar com um sistema ERP eficiente, como o UAU da Globaltec, é a única maneira de ter à mão tudo o que é necessário em termos de informação e comunicação para processos gerenciais.

4. Fluxo de trabalho

O fluxo de trabalho de toda a equipe deve ser levantado e monitorado, de modo a identificar focos de desperdício de horas pagas (inclusive de máquinas). A ideia é otimizar o tempo de execução, prevenir erros e garantir a segurança dos trabalhadores – item muito importante para a prevenção de acidentes e perda de recursos.

Vantagens do ERP UAU para o Lean Manufacturing na construção civil

A Globaltec é antenada com as melhores práticas de gestão no mercado da construção civil. Por isso, seu software ERP UAU é a ferramenta ideal para introduzir o conceito de Lean Manufacturing (ou Lean Construction) nas construtoras, incorporadoras ou imobiliárias.

 

Todos os pilares desse sistema produtivo podem ser geridos por meio dos módulos do ERP. Uma solução completa com as seguintes vantagens:

1 – Especialistas com muitos anos de experiência no setor de construção para resolver quaisquer dúvidas dos clientes;

2 – Soluções segmentadas desenvolvidas por uma empresa com mais de 20 anos de mercado e com mais de 800 clientes do segmento de construção civil.

3 – Sistemas totalmente integrados em prol da segurança, melhor gestão do negócio e da redução de custos.

Como você percebeu, o Lean Manufacturing na construção civil deve ser implementado de modo a identificar focos de redução de custos. A construção enxuta faz toda a diferença na rentabilidade do negócio e no destaque que sua empresa tem nesse mercado tão concorrido e sensível às mudanças econômicas. Aproveitar um sistema que permita colocar em prática esses conceitos é a melhor coisa que o gestor pode fazer pelo seu negócio.

O que você achou deste conteúdo? Quer saber como o sistema ERP da Globaltec pode ajudar a sua empresa a reduzir custos? Entre em contato e fale com um dos nosso consultores!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!