CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Planeje a obra com ERP para construção civil

Planeje a obra com assertividade | ERP para construção civil

Automatização é a palavra-chave da indústria contemporânea. Seja a de bens de consumo ou as construtoras e incorporadoras. Um ERP para construção civil já é um sistema fundamental para o sucesso de um empreendimento, não sendo possível pensar uma gestão eficiente sem a ajuda da ferramenta.

Com a versão 10.06 do ERP UAU da Globaltec, por exemplo, é possível realizar acompanhamentos de contratos, pedidos de compra, acompanhamento de entrega e, principalmente, fazer o planejamento da obra com mais assertividade.

O planejamento, aliás, é o momento de definir o sucesso da obra no tocante à rentabilidade. Saiba, neste texto, o que é necessário fazer para planejar com mais assertividade com a ajuda da tecnologia.

Planejamento com um ERP para construção civil

Os gestores da construção civil conhecem muito bem todo o trabalho envolvido em uma obra. Ordens de serviço, ordens de compra, materiais, reposição de estoque, contratação de mão de obra, contratação de prestadores de serviço. Tudo isso deve ser feito com eficiência de modo a não estourar o orçamento e comprometer a rentabilidade do empreendimento.

Já é consenso que os resultados só aparecem, porém, com um planejamento milimétrico de todas as etapas por meio de um sistema automatizado, como o ERP UAU da Globaltec.

O planejamento com um sistema automatizado não deixa escapar nenhum detalhe, mesmo com uma imensa carga de variáveis em cada etapa da obra. Quantidade, preço e tempo gastos são anotados de maneira a prever o custo global e com o mínimo de recursos necessários.

Com o sistema ERP é possível:

  • Fazer o planejamento físico e financeiro;
  • Fazer o planejamento de produção e venda;
  • Fazer projeções de todas as despesas e receitas;
  • Acompanhar a execução dos serviços;
  • Programar a mão-de-obra;
  • Fazer comparações previstos e realizados,
  • Fazer a cotação de contratos de serviços.

Tudo isso em prol da melhor tomada de decisão por meio de informações seguras geradas pelo sistema. A administração dos processos na fase de execução também pode ser feito com o ERP UAU, que atua em assuntos de planejamento, contratos, diário de obra e composição de custos unitários, entre outras coisas.

Planejamento para redução de custos

O bom planejamento é essencial para que o empreendimento não dê prejuízos. As perdas causadas por situações não previstas são a grande inimiga do lucro e da competitividade das empresas da construção civil.

Cada etapa deve ser planejada sem deixar de levar em conta os recursos financeiros – a melhor forma de uso e as oportunidades de economia, seja de tempo, matéria-prima ou recursos humanos (tudo isso se traduz em redução de gastos de dinheiro).

A redução de custos em uma obra é o primeiro passo em direção ao sucesso do empreendimento. A busca pela economia deve ser constante e acompanhar a gestão até o final. É possível cortar gastos em cada frente de trabalho: desde as fundações até o acabamento; no escritório, no estande de vendas e principalmente no almoxarifado.

Essa redução de custos só é possível por meio de um ERP para construção civil que permita o gerenciamento eficiente do canteiro de obras e dos processos administrativos. Os gestores, por meio do ERP, traçam uma estratégia bem fundamentada para cada setor da obra.

A economia surge quando são percebidas as áreas que podem sofrer cortes. Além disso, a análise de viabilidade que surge ao fazer o planejamento financeiro permite a maximização dos ganhos com a correta precificação dos imóveis.

Integração é fundamental

Com um ERP para construção civil, como o UAU da Globaltec, é possível integrar os dados e transmiti-los em tempo real para os responsáveis por cada frente de trabalho. Isso evita o desperdício de tempo com a digitação e mantém um fluxo no canteiro de obras sempre contínuo.

O sistema leva para a realidade do dia a dia aquilo que foi planejado e aumento a eficiência dos processos. Ninguém precisa mais perder prazos, cuidar de informações incorretas ou enfrentar desencontros da comunicação. Com um sistema automatizado, esses problemas tendem a não ocorrer.

Organização das vendas

Fazer propostas de venda fica mais fácil com um sistema ERP para construção civil. A versão 10.06 do UAU, por exemplo, conta com mais informações pré-configuradas do modelo de vendas e as informações básicas de registro podem ser acessadas de forma prática. Além disso, o sistema comporta os mais variados tipos de proposta, como as de aluguel ou de venda de imóveis prontos ou de loteamentos.

Além disso, o ERP UAU conta com um assistente de confirmação de proposta que permite a geração de vendas de maneira customizada, auxiliando na negociação com os clientes.

Planejamento de cobranças

A inadimplência é um dos principais desafios enfrentados pelas construtoras, incorporadoras e imobiliárias. Por isso, um software de cobrança é uma das ferramentas fundamentais com as quais o setor de construção civil pode contar na hora de enfrentar esse problema.

O planejamento deve prever as formas de recuperação de créditos dos clientes. Com um ERP para construção civil, é possível ir além da simples cobrança: o sistema acompanha de perto o que acontece com cada cliente no tocante ao pagamento das parcelas.

Com isso, ERP automatiza o envio de boletos, de cobranças e pagamentos aos bancos e também processa o retorno dos pagamentos e extratos. O procedimento de “arquivo remessa” e “arquivo retorno”, por exemplo, otimizam os procedimentos internos, já que a tecnologia faz o trabalho de maneira muito mais rápida e prática do que um funcionário (ou vários) lotado no escritório apenas para isso.

Dados importantíssimos de contas a receber e índice de inadimplência são registrados e disponibilizados para análise dos gestores, que podem tomar as melhores decisões em cima de informações confiáveis.

A Globaltec é empenhada em proporcionar inovação para o segmento da construção civil. Com isso, promove constantemente atualizações em seus sistemas para alinhar os seus produtos ao que de mais moderno se pratica em termos de gestão de processos.

Se interessou pelo sistema? Entre em contato com a Globaltec para receber mais informações detalhadas e implantá-lo o quanto antes no seu negócio.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!