fbpx

Área do Cliente

Drones na construção civil para otimizar obras



25 de dezembro de 2018

Enquanto dezenas de indústrias usam os drones para facilitar suas operações, o crescimento mais expressivo dessa tecnologia acontece na indústria da construção.

O uso de drones no local de trabalho disparou nos dois últimos anos, crescendo 239% somente na Construção Civil norte-americana. Os dados são da gigante do setor, DroneDeploy.

Enquanto no Brasil os drones ainda vem ganhando seu espaço, a expectativa é de que seu uso cresça junto com a volta do crescimento do setor, após a última crise.

E para que sua empresa não fique para trás, abaixo mostramos quais são os principais usos dos drones na Construção Civil! Acompanhe conosco e veja o potencial de adoção dessa tecnologia:

Como os drones são usados na construção?

A tecnologia dos drones pode ser usada ​​para tudo, desde a captura de vídeos aéreos para aplicações de marketing, até a pulverização, monitoramento e irrigação de plantações. Na construção, essa tecnologia é particularmente valiosa para usos como o monitoramento do progresso do canteiro e rastreamento das quantidades de material.

As duas formas mais amplas de usar drones ​​em um canteiro de obras são:

  1. entender o progresso da construção, usando fotos feitas por drones e modelos 3D para mapear exatamente o que aconteceu em um canteiro de obras;
  2. usar drones para ajudar na modelagem da obra, ou seja, entender a topologia do terreno antes que algo seja construído e trazer isso para o software BIM como base para o planejamento.

Considerando que o levantamento é tradicionalmente realizado usando unidades de escaneamento móveis, os drones tornam possível capturar o exterior de um site de maneira muito mais econômica. Mas quais os benefícios que isso traz?

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO BIM PARA CONSTRUÇÃO

Quais os benefícios do uso dessa tecnologia?

Vídeos de alta definição ou fotos tiradas por um drone que sobrevoam o local podem ser reunidos em modelos 3D e mapas 2D usando software de vários provedores. 

Tais modelos ou mapas podem ser capturados diariamente ou quinzenalmente para manter um registro geral do que está acontecendo no local e monitorar o movimento de materiais.

Esse monitoramento pode ser mais específico, para realmente quantificar uma determinada tarefa, como mapear um estoque para determinar o volume de entulho e causas de desperdícios no local.

Ainda estamos vendo muitos casos de uso diferentes dos drones, desde coisas como inspeção de turbinas eólicas — que podem não envolver modelagem 3D, mas apenas imagens ou vídeos — até o mapeamento de grandes jazidas de mineração, onde você realmente leva esses dados para plataformas de projeto, projetando novas instalações e realizando análises quantitativas.

Os drones ainda apresentam boas possibilidades de uso na construção modular, ou pré-fabricada, onde podem ser utilizados para verificar as elevações existentes em um trabalho antes de começar e acompanhar o progresso das operações ativas de terraplanagem. 

Eles também reduzem o tempo de trabalho sobrevoando as operações ativas e fazendo um trabalho de mapeamento que antes levava horas em questão de minutos. 

Os dados resultam em imagens 2D e 3D de alta resolução de todo o site que são usadas para criar um mapa topográfico preciso e calcular as quantidades de corte / preenchimento para qualquer atividade de terraplenagem.

A coleta regular de dados com drones ajuda as empresas de construção a comparar os projetos com o que está sendo construído para detectar problemas antes de se tornarem muito difíceis ou caros para consertar.

Os drones também estão ajudando a melhorar a segurança no local. Por exemplo, em vez de fazer com que o pessoal de campo suba em andaimes e corra o risco de escorregar e cair, as medições podem ser feitas no céu enquanto sua equipe está segura no solo.

O que é preciso para voar um drone?

Considerando que, no passado, a capacidade de capturar dados de um local inteiro exigiria o uso de um helicóptero ou outro veículo, um drone agora pode ser usado por uma fração do custo. Mas quão fácil é voar um drone?

O DroneDeploy ressalta que os drones modernos não exigem as habilidades que se pode imaginar pra serem pilotados. Na verdade, os drones atuais voam de forma autônoma, capturando imagens em pontos de controle designados, embora ainda precisem de um humano para monitorar o vôo. 

Enquanto a adoção de drones ainda cresce na construção brasileira, sem dúvidas essa tecnologia trará diversos benefícios para aqueles que apostarem nela.

Gostou de conhecer mais sobre o uso de drones na Construção Civil? Quer continuar de olho nas principais novidades para melhorar a gestão no setor? Assine nossa newsletter!



Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco:

  • Belo Horizonte (31) 3360-7209
  • Brasília (61) 4063-6229
  • Cuiabá (65) 3051-0351
  • Florianópolis (48) 3771-4727
  • Goiânia (62) 3587-1670
  • Joinville (47) 3512-0332
  • Palmas (63) 3025-8018
  • Recife (81) 4062-9769
  • Rio de Janeiro (21) 3609-2813
  • Salvador (71) 3512-6609
  • São Luís (98) 3042-1970
  • São Paulo (11) 3513-7879