CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Drones na construção civil para otimizar obras

Enquanto dezenas de indústrias usam os drones para facilitar suas operações, o crescimento mais expressivo dessa tecnologia acontece na indústria da construção.

O uso de drones no local de trabalho disparou nos dois últimos anos, crescendo 239% somente na Construção Civil norte-americana. Os dados são da gigante do setor, DroneDeploy.

Enquanto no Brasil os drones ainda vem ganhando seu espaço, a expectativa é de que seu uso cresça junto com a volta do crescimento do setor, após a última crise.

E para que sua empresa não fique para trás, abaixo mostramos quais são os principais usos dos drones na Construção Civil! Acompanhe conosco e veja o potencial de adoção dessa tecnologia:

Como os drones são usados na construção?

A tecnologia dos drones possui vários usos, desde a captura de vídeos aéreos para aplicações de marketing, até a pulverização, monitoramento e irrigação de plantações. Na construção, essa tecnologia é particularmente valiosa para usos como o monitoramento do progresso do canteiro e rastreamento das quantidades de material.

As duas formas mais amplas de usar drones ​​em um canteiro de obras são:

  1. entender o progresso da construção, usando fotos feitas por drones e modelos 3D para mapear exatamente o que aconteceu em um canteiro de obras;
  2. usar drones para ajudar na modelagem da obra, ou seja, entender a topologia do terreno antes que algo seja construído e trazer isso para o software BIM como base para o planejamento.

Considerando que o levantamento é tradicionalmente realizado usando unidades de escaneamento móveis, os drones tornam possível capturar o exterior de um site de maneira muito mais econômica. Mas quais os benefícios que isso traz? Conheça os benefícios do BIM para construção:

Quais os benefícios do uso dessa tecnologia?

Vídeos de alta definição ou fotos tiradas por um drone que sobrevoam o local podem ser reunidos em modelos 3D e mapas 2D usando software de vários provedores. 

Tais modelos ou mapas podem ser capturados diariamente ou quinzenalmente para manter um registro geral no local e monitorar o movimento de materiais.

Esse monitoramento pode ser mais específico, para realmente quantificar uma determinada tarefa, como mapear um estoque para determinar o volume de entulho e causas de desperdícios no local.

Ainda estamos vendo muitos casos de uso dos drones, desde inspeção de turbinas eólicas — que podem não envolver modelagem 3D, mas apenas imagens ou vídeos — até o mapeamento de grandes jazidas de mineração, onde você realmente leva esses dados para plataformas de projeto, projetando novas instalações e realizando análises quantitativas.

Os drones ainda apresentam boas possibilidades de uso na construção modular, ou pré-fabricada, com intuito de verificar as elevações existentes em um trabalho antes de começar e acompanhar o progresso das operações ativas de terraplanagem. 

Eles também reduzem o tempo de trabalho sobrevoando as operações ativas e fazendo um trabalho de mapeamento que antes levava horas em questão de minutos. 

Os dados resultam em imagens 2D e 3D de alta resolução de todo o site e criam um mapa topográfico preciso e calcular as quantidades de corte / preenchimento para qualquer atividade de terraplenagem.

A coleta regular de dados com drones ajuda as empresas a detectar problemas antes de se tornarem muito difíceis ou caros para consertar.

Os drones também estão ajudando a melhorar a segurança no local. Por exemplo, em vez do pessoal de campo suba em andaimes e corra o risco de escorregar e cair, as medições são feitas no céu enquanto sua equipe está segura no solo.

O que é preciso para voar um drone?

No passado, a captura de dados de um local inteiro exigia o uso de um helicóptero, agora, usa um drone por uma fração do custo. Mas quão fácil é voar um drone?

O DroneDeploy ressalta que os drones modernos não exigem as habilidades que se pode imaginar pra serem pilotados. Na verdade, os drones atuais voam de forma autônoma, capturando imagens em pontos de controle designados, embora ainda precisem de um humano para monitorar o vôo. 

Enquanto a adoção de drones ainda cresce na construção brasileira, sem dúvidas essa tecnologia trará diversos benefícios para aqueles que apostarem nela.

Gostou de conhecer mais sobre o uso de drones na Construção Civil? Quer continuar de olho nas principais novidades para melhorar a gestão no setor? Solicite seu diagnóstico gratuito e descubra as principais vantagens de uma solução 100% integrada!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!