Área do Cliente

Planejamento de obras: 6 dicas para evitar atraso de entrega



07 de março de 2019

Diversos fatores podem comprometer o cronograma de entrega de um empreendimento imobiliário. Afinal, problemas com documentação, de estruturação de contratos ou inconsistências nas negociações com fornecedores podem prejudicar o planejamento de obras e gerar atrasos na entrega dos imóveis.

Nem precisa falar que isso é um grande ralo de dinheiro. Que certamente pode ocasionar prejuízos irrecuperáveis por meio de distratos, processos na Justiça e autuações de órgão de defesa do consumidor.

Neste texto, vamos mostrar o que fazer para que esse grande problema não aconteça na sua obra. Já que infelizmente esses acontecimentos são comuns no mercado brasileiro. Portanto, entregar no prazo pode ser um importante diferencial na sua construtora ou incorporadora e aumentar a competitividade da sua companhia. Então, confira nossas dicas.

1. Estabeleça ações para evitar atrasos

Um bom planejamento de obras começa pelo estabelecimento de diversas ações que visam evitar atrasos nas entregas previstas no cronograma. Essas ações dizem respeito a possíveis imprevistos que podem surgir no decorrer do tempo de execução dos processos no canteiro.

Boa parte do tempo se esvai ao ter de solucionar esses problemas. Por isso, é essencial estabelecer desde o projeto do empreendimento as seguintes ações:

1.1 Conheça a real capacidade de execução da sua empresa

A capacidade de execução da sua construtora ou incorporadora não pode ser superestimada. Portanto, o planejamento da obra deve ser feito de acordo com a real capacidade de trabalho da mão de obra e dos prestadores de serviço. Ao conhecer sobretudo em detalhes essa capacidade, sua empresa previne o estabelecimento de prazos impossíveis de cumprir.

1.2 “Preveja” os imprevistos

Tudo pode ocorrer no curso de uma obra. Perda de materiais, mau tempo (chuvas) durante longo período, atraso de fornecedores. É ideal estabelecer prazos que se ajustam ao tempo necessário para que esses problemas sejam resolvidos. mesmo que eles ainda não aconteceram. Além disso, é fundamental mapear as soluções para cada problema.

1.3 Garanta a boa comunicação entre escritório e canteiro de obras

A comunicação eficiente entre o canteiro de obras e o escritório é fundamental para que os processos aconteçam da maneira adequada. É impossível gerenciar equipes, serviços, datas e recursos com eficiência sem que todos falem a mesma língua. Para isso, softwares de automatização, como o ERP da Globaltec, são fundamentais.

2. Documentar tudo é essencial no planejamento de obras

Tudo o que foi acordado com clientes, fornecedores, prestadores de serviço e com os órgãos públicos precisa ser muito bem documentado. Planos, recursos do projeto, cronogramas, orçamentos, relatórios de controle de qualidade não podem faltar na hora do gerenciamento dos resultados do empreendimento.

Acessar de maneira prática tais documentos é fundamental para a eficiência, o que, mais uma vez, só pode ser feito por meio de um ERP especializado, como o ERP UAU da Globaltec. Tornar mais fácil o acesso a documentos aumenta a probabilidade de bons resultados.

3. Evite acordos informais

Para uma boa documentação de todos os processos que envolvem o trabalho em canteiro de obras, é fundamental garantir a formalidade de todas as aprovações. É comum acontecer de o profissional ou prestador de serviço que aprova determinadas entregas não ser o indivíduo certo para essa ação, o que gera problemas para o planejamento de obras.

O resultado é o questionamento do projeto ou do serviço acordado (preço, quantidade de materiais e tempo a ser usado para o serviço, por exemplo). Portanto, uma boa maneira de evitar erros que comprometam o cronograma é garantir que os acordos sejam estritamente formais.

4. Evite suposições

Não trabalhe com achismos e suposições. Todas as variáveis de um um empreendimento e o trabalho envolvido em sua execução têm de ser amparados em dados fiáveis. Para isso, um estudo de mercado e um bom projeto são fundamentais para que o cenário mais realista possível seja traçado.

Suposições podem levar o trabalho a um caminho errôneo, o que prejudica os resultados e promove interrupções do retrabalho. Os projetos precisam ser amparados na experiência e nos dados gerados pelos responsáveis pela gestão.

5. Não gere pendências

As pendências de documentação, alvarás, ações de marketing e diversas outras relacionadas a um empreendimento imobiliário não podem ser relegadas ao esquecimento. Isso porque, às vezes, um documento simples que faltou lá no início das obras pode gerar embargos ou até mesmo demandar os temidos retrabalhos para adequar o projeto. Ou até mesmo uma ação de marketing que poderia ter sido feita em determinada ocasião e foi deixada para depois ocasiona a perda de bons negócios que poderiam catapultar os resultados do projeto.

É importante reconhecer que existem pendências quando tratar dos resultados com a equipe de gestão. Esses processos precisam ser realizados o quanto antes para que prejuízos possam ser prevenidos.

6. Conte com a tecnologia de um sistema ERP

Um bom planejamento de obras demanda atenção para diversos aspectos do trabalho em um canteiro de obras. Evitar atrasos na entrega de um empreendimento é fundamental para construir uma boa reputação em um mercado tão sensível e concorrido. Seguir as dicas que levantamos neste texto e contar com as ferramentas adequadas, como um sistema ERP, é caminho certo para o sucesso.

Que saber como a Globaltec pode ajudar no seu planejamento de obras e prevenir atrasos na entrega dos seus empreendimentos? Entre em contato e fale com um dos nosso consultores.



Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco:

  • Belo Horizonte (31) 3360-7209
  • Brasília (61) 4063-6229
  • Cuiabá (65) 3051-0351
  • Florianópolis (48) 3771-4727
  • Goiânia (62) 3587-1670
  • Joinville (47) 3512-0332
  • Palmas (63) 3025-8018
  • Recife (81) 4062-9769
  • Rio de Janeiro (21) 3609-2813
  • Salvador (71) 3512-6609
  • São Luís (98) 3042-1970
  • São Paulo (11) 3513-7879