fbpx

Área do Cliente

Descubra como fazer o planejamento de obras na sua construtora



19 de setembro de 2019
Descubra como fazer o Planejamento de obras na sua construtora

Para todas as etapas de um planejamento de obra, do mais simples ao mais complexo, existem certas fases e processos que precisam ser seguidos para garantir um resultado bem-sucedido.

Os projetos de construção podem variar de acordo com o seu tamanho, número de partes interessadas envolvidas, orçamento e data de entrega. Independentemente do caso, um projeto de construção é sempre um processo longo e exigente.

A boa notícia é que, com o progresso contínuo da tecnologia, o gerenciamento das diferentes fases do projeto agora pode ser feito com muito mais facilidade e precisão.

Além disso, a coleta de dados valiosos do campo pode desempenhar um papel decisivo na melhoria e, idealmente, na padronização do processo de construção de projetos futuros.

Sendo assim, é exatamente isso que mostraremos nesse passo a passo para um planejamento de obra preciso e eficaz nos projetos de uma construtora.

Começamos com o estudo de viabilidade da obra

Como o nome indica, um estudo de viabilidade é uma análise detalhada de uma ideia. O estudo de viabilidade da obra se concentra em ajudar a responder à pergunta essencial de “devemos prosseguir com a ideia do planejamento de obra?”

Todas as atividades do estudo são direcionadas para ajudar a responder a essa pergunta. E para que essa pergunta seja respondida com precisão, todas as informações devem estar disponíveis de forma assertiva e detalhada.

Por isso, se a sua empresa ainda não possui um software ERP para integrar e cruzar todas as informações necessárias, o estudo de viabilidade da obra ficará comprometido, o que remete ao risco de todo o projeto.

Use o sistema a favor do seu planejamento de obra

Atualmente, as organizações estão começando a perceber que dados e conteúdo não devem ser considerados aspectos separados do gerenciamento de informações, mas devem ser gerenciados em uma abordagem corporativa integrada.

E para que isso aconteça os sistemas para construtoras veio para auxiliar. Começando pelo estudo de viabilidade, onde o ERP para planejamento de obra, por exemplo, pode reunir todas as informações em um só lugar como, por exemplo: insumo, mão de obra, fluxo de caixa e muito mais.

O Business Intelligence também é uma forma eficiente de usar a tecnologia para o planejamento do seu projeto de construção. Ele refere-se a tecnologias, aplicativos e práticas para a coleta, integração, análise e apresentação de informações de negócios.

O objetivo do Business Intelligence é apoiar uma melhor tomada de decisões de negócios. Às vezes, o Business Intelligence é usado de forma intercambiável com livros informativos, ferramentas de relatório e consulta e sistemas de informações executivas. Facilitando o dia à dia dos gestores que precisam a cada dia tomar decisões cada vez mais rápida e precisa.

Seguimos para o orçamento para o seu planejamento de obra

Após um estudo detalhado, usando todo os dados, informações e tecnologia disponíveis é hora de realizar um orçamento para o seu projeto de construção.

Para isso, esqueça planilhas e processos manuais, pois, o ERP UAU tem as ferramentas necessárias para um orçamento sem erros. Uma forma de ganhar tempo e reduzir gastos desnecessários.

Não esqueça de calcular o ROI

O ROI (Retorno do investimento) mede o ganho ou a perda gerada em um investimento em relação à quantidade de dinheiro investido. O ROI é geralmente expresso como uma porcentagem e normalmente é usado para decisões financeiras pessoais, para comparar a lucratividade de uma empresa ou para comparar a eficiência de diferentes investimentos.

Nesse caso, você não pode deixar de utilizar para ter certeza do retorno de investimento no projeto de construção que está planejando.

Cálculo e fórmula do ROI

A fórmula de retorno do investimento é:

ROI = (lucro líquido – custo do investimento) x 100

Ao final desse cálculo você saberá o retorno do investimento. Vejamos:

ROI= (700.000 – 100.000) / 100 = 6

Sendo assim, o retorno será de 6 vezes mais o valor do que foi investido.

O cálculo do ROI é flexível e pode ser manipulado para diferentes usos. Uma empresa pode usar o cálculo para comparar o ROI de diferentes investimentos em potencial, enquanto um investidor pode usá-lo para calcular o retorno de uma ação.

Desta forma, você pode utiliza-lo em várias etapas do projeto.

Cronograma previsto x realizado

Estando o orçamento definido e sabendo o retorno do investimento a próxima fase será organizar o cronograma de cada etapa e acertar todos os prazos para o seu cumprimento.

Essa fase é importante para ter uma estimativa de quanto tempo vai durar cada etapa e quanto tempo durará a obra como um todo.

E em se tratando de prazos para cada etapa, é importante regularizar toda a documentação, licenças e permissões do novo empreendimento. Sabemos o quanto isso pode ser demorado, o que fará com que o seu projeto perca certos prazos.

Por isso, antes de estipular os prazos dentro do cronograma, certifique-se de estar com a obra totalmente regulamentada.

Utilizando um sistema para construtora especialista no segmento

Um bom planejamento de obras demanda atenção para diversos aspectos do trabalho em um canteiro de obras. Evitar atrasos na entrega de um empreendimento é fundamental para construir uma boa reputação em um mercado tão sensível e concorrido. O ERP UAU irá proporcionar a sua construtora em todas as etapas do projeto construtivo em três níveis: Estratégico, Gerencial e Produção.

  • Estratégico
  • Desembolso Total
  • Geral
  • Resumo de Despesa
  • Saldos
  • Curva ‘S’
  • Gerencial
  • Atividades Planejadas
  • Gestão
  • Produção:
  • Composições Planejadas
  • Planejamento de Serviços
  • Acompanhamento de Serviço/Estrutura
  • ABC dos Serviços
  • ABC dos Insumos
  • Gráfico de Gantt
  • Plan. Ven.
  • Histograma de Mão-de-Obra

Essa é apenas uma demonstração pequena do que o ERP para planejamento de obra pode oferecer para o planejamento da construtora. O sistema deve ser usado em todas as fases para que sua empresa tenha a tranquilidade na tomada de decisões.

Sendo assim, no final do dia, cada estágio de um projeto de construção é uma cadeia de tarefas, decisões e inúmeras ferramentas. A sua complexidade depende muito do tamanho e do tipo do projeto, mas sempre existem algumas etapas principais que não podem ser ignoradas.

A comunicação impecável entre as diferentes partes interessadas e as decisões baseadas em fatos são dois pilares fundamentais no esforço de racionalizar um projeto de construção e garantir que todas as fases sejam desenvolvidas e concluídas dentro do prazo e orçamento acordados. Só assim, você poderá passar a confiança que os seus clientes desejam e merecem.

Soluções Globaltec: O ERP UAU tem características específicas para que a sua construtora tenha o sucesso desejado. Solicite já uma visita:
www.globaltec.com.br/contato

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: