CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Orçamento de obra ainda mais assertivo com a tabela SINAPI

Orçamento de obra ainda mais assertivo com a tabela SINAPI

O orçamento e o planejamento são extremamente importantes na hora de executar um empreendimento. Principalmente para ter certeza de que ele será concluído com sucesso. Por isso, realizar o orçamento de forma eficaz é uma das tendências da construção que jamais sai de moda. Afinal, um bom planejamento te ajuda na redução de custos. E consequentemente, no aumento dos lucros das empresas que atuam na área da construção.

Ademais, o orçamentista pode se utilizar de diversas bases de dados para fazer o seu trabalho, como SINAPI, SEINFRA, TCPO. Sobretudo, é importante ter metodologias verificadas e confiáveis para embasar o trabalho e demonstrar ética no levantamento dos custos. Algo que é sempre exigido de um orçamentista que deseja fazer o seu trabalho da melhor forma. Todavia, a referência mais utilizada costuma ser a base de dados do SINAPI, você sabe como ela funciona?

Como fazer orçamentos com a base de dados das tabelas do SINAPI

SINAPI não se trata apenas de uma tabela. Mas como o próprio nome diz, de um Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil elaborado pela Caixa Econômica em parceria com o IBGE e atualizado mensalmente. Portanto, o SINAPI traz referências, indicações e quantificações dos insumos e mão de obra. Servindo como parâmetro para que o orçamentista possa planejar o empreendimento.

Aliás, o acesso aos dados do SINAPI é gratuito e público, muito legal, não é? Ou seja, é uma ótima opção para a pesquisa e referência do orçamentista. Fornecendo informações confiáveis e sólidas, com reconhecimento no mercado. Embora em alguns casos, como quando a obra é pública, financiada com recursos públicos ou tem alguma parceria com a Caixa Econômica, o uso do SINAPI pode ser obrigatório.

A princípio as referências de preços e custos do SINAPI estão organizados em um sumário de cadernos técnicos. Eles são variados e categorizados para cada estado do Brasil. Você pode encontrar, por exemplo, referências para a etapa de infraestrutura, drenagem, alvenaria até instalação elétrica e de ar condicionado, é um sistema bem completo. Assim, dentro de cada um dos serviços, há cadernos técnicos com tabelas e composições para elaborar o orçamento de forma bem detalhada. Você pode baixá-los e utilizar os dados em planilhas.

Como fazer orçamentos com a base de dados das tabelas do SINAPI

O sistema do SINAPI contém bastante informação e o nível de detalhamento e complexidade pode se tornar bem alto. Contudo, a boa notícia é que você não precisa mais fazer todo o trabalho à mão. Alguns softwares podem te ajudar a reduzir os custos da sua obra e ao mesmo tempo diminuir o tempo de trabalho para a elaboração do orçamento.

O ERP UAU, por exemplo, no seu módulo de Orçamentos, permite que você trabalhe o seu orçamento puxando os dados diretamente da base de dados das tabelas SINAPI e integrando as suas planilhas. Também é possível integrar os dados do seu software BIM ou do MS Project dentro do ERP UAU. Bem como trabalhar com a curva ABC por insumo e calcular o BDI por serviço. É importante trabalhar com dados confiáveis, embasados e verificados quando se está fazendo um orçamento. Afinal, o sucesso da obra depende de encarar o desafio de equilibrar o custo, a qualidade e a margem de lucro, sem que haja itens repetidos, excessos ou escassez. O trabalho do orçamentista da construção civil é um equilíbrio fino que precisa de um ferramental adequado para conseguir cortar os custos de forma inteligente. Por isso é interessante pensar em utilizar a tecnologia como aliada nesse processo.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!