Orçamento de obra ainda mais assertivo com a tabela SINAPI

Área do Cliente

Orçamento de obra ainda mais assertivo com a tabela SINAPI



11 de fevereiro de 2020
Orçamento de obra ainda mais assertivo com a tabela SINAPI

O orçamento e o planejamento são extremamente importantes na hora de executar um empreendimento. Principalmente para ter certeza de que ele será concluído com sucesso. Por isso, realizar o orçamento de forma eficaz é uma das tendências da construção que jamais sai de moda. Afinal, um bom planejamento te ajuda na redução de custos. E consequentemente, no aumento dos lucros das empresas que atuam na área da construção.

Ademais, o orçamentista pode se utilizar de diversas bases de dados para fazer o seu trabalho, como SINAPI, SEINFRA, TCPO. Sobretudo, é importante ter metodologias verificadas e confiáveis para embasar o trabalho e demonstrar ética no levantamento dos custos. Algo que é sempre exigido de um orçamentista que deseja fazer o seu trabalho da melhor forma. Todavia, a referência mais utilizada costuma ser a base de dados do SINAPI, você sabe como ela funciona?

Como fazer orçamentos com a base de dados das tabelas do SINAPI

SINAPI não se trata apenas de uma tabela. Mas como o próprio nome diz, de um Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil elaborado pela Caixa Econômica em parceria com o IBGE e atualizado mensalmente. Portanto, o SINAPI traz referências, indicações e quantificações dos insumos e mão de obra. Servindo como parâmetro para que o orçamentista possa planejar o empreendimento.

Aliás, o acesso aos dados do SINAPI é gratuito e público, muito legal, não é? Ou seja, é uma ótima opção para a pesquisa e referência do orçamentista. Fornecendo informações confiáveis e sólidas, com reconhecimento no mercado. Embora em alguns casos, como quando a obra é pública, financiada com recursos públicos ou tem alguma parceria com a Caixa Econômica, o uso do SINAPI pode ser obrigatório.

A princípio as referências de preços e custos do SINAPI estão organizados em um sumário de cadernos técnicos. Eles são variados e categorizados para cada estado do Brasil. Você pode encontrar, por exemplo, referências para a etapa de infraestrutura, drenagem, alvenaria até instalação elétrica e de ar condicionado, é um sistema bem completo. Assim, dentro de cada um dos serviços, há cadernos técnicos com tabelas e composições para elaborar o orçamento de forma bem detalhada. Você pode baixá-los e utilizar os dados em planilhas.

Como fazer orçamentos com a base de dados das tabelas do SINAPI

O sistema do SINAPI contém bastante informação e o nível de detalhamento e complexidade pode se tornar bem alto. Contudo, a boa notícia é que você não precisa mais fazer todo o trabalho à mão. Alguns softwares podem te ajudar a reduzir os custos da sua obra e ao mesmo tempo diminuir o tempo de trabalho para a elaboração do orçamento.

O ERP UAU, por exemplo, no seu módulo de Orçamentos, permite que você trabalhe o seu orçamento puxando os dados diretamente da base de dados das tabelas SINAPI e integrando as suas planilhas. Também é possível integrar os dados do seu software BIM ou do MS Project dentro do ERP UAU. Bem como trabalhar com a curva ABC por insumo e calcular o BDI por serviço. É importante trabalhar com dados confiáveis, embasados e verificados quando se está fazendo um orçamento. Afinal, o sucesso da obra depende de encarar o desafio de equilibrar o custo, a qualidade e a margem de lucro, sem que haja itens repetidos, excessos ou escassez. O trabalho do orçamentista da construção civil é um equilíbrio fino que precisa de um ferramental adequado para conseguir cortar os custos de forma inteligente. Por isso é interessante pensar em utilizar a tecnologia como aliada nesse processo.



Noticias relacionadas

Ciclo PDCA: o que é e como ele melhora a gestão do canteiro de obras?

Ciclo PDCA: o que é e como ele melhora a gestão do canteiro de obras?

Utilizado para promover a melhoria contínua dos processos, otimizar o tempo de realização dos trabalhos e reduzir as despesas.

Saiba mais!
A importância dos ECPs para a segurança dos colaboradores

A importância dos ECPs para a segurança dos colaboradores

A seguir, mostraremos o que são ECPs e a qual a sua importância para a segurança de todos os...

Saiba mais!

4 cuidados que sua empresa deve ter ao realizar a gestão de carteira

A gestão da carteira de clientes ainda é vista como um tabu por grande parte das empresas que lidam diariamente com vendas....

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: