5 pontos para avaliar a sua Gestão de fornecedores

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5 pontos para avaliar a sua Gestão de fornecedores



13 de fevereiro de 2020
5 pontos para avaliar a sua Gestão de fornecedores

Certamente uma etapa vital para o orçamento de obra (e a sua execução) é a gestão de fornecedores. Afinal, com uma boa gestão de fornecedores, você garante bom preço, qualidade e uma organização logística na medida para fazer bons negócios para os seus empreendimentos.

Então quer saber como verificar se a sua gestão de fornecedores está sendo bem feita? Venha conosco nos levantamentos os 5 pontos para avaliar a sua gestão de fornecedores e assim conseguir uma melhor lucratividade para sua construtora! Confira:

Qualidade do produto

No entanto, mais importante do que focar no fornecedor com o preço mais baixo, é escolher aquele que trabalha com produtos de boa qualidade. Mesmo que o seu desejo seja economizar o máximo possível, não se pode perder de vista que o seu empreendimento pode causar muitas dores de cabeça na entrega e pós-entrega se o material utilizado não for de qualidade. Costuma-se dizer no ramo da construção que é importante trabalhar com tubos e conexões de qualidade, pois isso evita que os futuros proprietários do empreendimento tenham que quebrar paredes ou pisos. Contudo, existe a boa economia e existe a economia menos eficaz. Portanto, muito cuidado com os seus fornecedores para não comprar gato por lebre e para não economizar nos insumos e serviços errados!

Custo-benefício, preço e garantia

O fornecedor ideal na maioria das vezes é aquele que oferece um bom custo benefício, ou seja, um preço razoável aliado a uma boa qualidade, garantia e entrega. É claro que toda economia é bem-vinda, mas o gestor de fornecedores deve olhar para além do preço, pois muitas vezes um custo um pouco maior pode vir atrelado a garantias ou a entrega mais barata ou mais rápida. De fato são vários fatores para analisar no custo-benefício de um fornecedor e cada insumo tem a sua especificidade, por isso é preciso ter muito conhecimento sobre execução de obras na hora de gerenciar as compras.

Atendimento e disponibilidade

O seu fornecedor demora para responder? Como é o atendimento? Com toda a certeza o andamento das obras depende de uma quantidade certa de insumos disponíveis no momento adequado para sua utilização. Ou seja, isso requer que o seu fornecedor esteja alinhado com o seu cronograma e com o material disponível. Além disso, seu fornecedor precisa ter um bom estoque, atendimento rápido e prestativo. Na atividade da construção, algumas vezes, imprevistos acontecem. Por isso é necessário trabalhar com fornecedores dispostos a serem parceiros para resolver problemas.

Prazo

A organização da logística de entrega x prazo x estoque do seu fornecedor é um dos pontos importantes para se ter em conta. Quais são os itens mais emergenciais e importantes no seu canteiro de obras? Certamente seu fornecedor precisa estar alinhado com as necessidades da sua obra, especialmente com o prazo de entrega, pois a falta de insumos ou de serviços pode atrasar todo o cronograma da construção e deixar mão de obras ociosas.

Curva ABC de insumo e de serviço

Anteriormente falamos sobre custo-benefício e classificar insumos e serviços como mais e menos importantes. Assim sendo, uma forma de analisar esses pontos é por meio da Curva ABC de insumo e de serviço. A Curva ABC é um método para classificar itens por consumo e demanda:

  • 20% dos itens são considerados Classe A (mais importantes) e correspondem a 80% do valor de demanda ou consumo;
  • 30% são considerados Classe B (importância intermediária) e correspondem a 15% do valor de demanda ou consumo;
  • 50% dos itens são considerados Classe C (baixa importância) e correspondem a 5% do valor de demanda ou consumo.

Já para os serviços, a classificação da Curva ABC costuma ser um pouco diferente:

  • Classe A com 50% dos custos do total da obra;
  • Classe B com até 80% dos custos do total da obra;
  • Classe C com o restante.

Classificando os insumos e serviços de acordo com a importância e o custo no total da obra é possível verificar formas de equilibrar a economia do empreendimento. Já que você pode gastar mais em um serviço ou material importante e economizar em itens que considerar menos essenciais.

Você pode contar com o auxílio de softwares para fazer essas contas. Com um sistema de obras como o ERP UAU, por exemplo, você consegue analisar esses itens de forma prática e segura, incluindo dados histórico de outras obras, histórico de fornecedores e cálculo de curva ABC de insumos e serviços dentro do sistema. As ferramentas corretas trazem mais assertividade para o seu gerenciamento de fornecedores e são parceiras para economizar de forma inteligente e sem comprometer a qualidade do seu empreendimento!

Conheça os módulos do ERP UAU e veja como fazer, gerenciar suas compras com o auxílio da tecnologia!



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