Certamente uma etapa vital para o orçamento de obra (e a sua execução) é a gestão de fornecedores. Afinal, com uma boa gestão de fornecedores, você garante bom preço, qualidade e uma organização logística na medida para fazer bons negócios para os seus empreendimentos.
Então quer saber como verificar se a sua gestão de fornecedores está sendo bem feita? Venha conosco nos levantamentos os 5 pontos para avaliar a sua gestão de fornecedores e assim conseguir uma melhor lucratividade para sua construtora!
Qualidade do produto
No entanto, mais importante do que focar no fornecedor com o preço mais baixo, é escolher aquele que trabalha com produtos de boa qualidade. Mesmo que o seu desejo seja economizar o máximo possível, não se pode perder de vista que o seu empreendimento pode causar muitas dores de cabeça na entrega e pós-entrega se o material utilizado não for de qualidade.
Costuma-se dizer no ramo da construção que é importante trabalhar com tubos e conexões de qualidade, pois isso evita que os futuros proprietários do empreendimento tenham que quebrar paredes ou pisos. Contudo, existe a boa economia e existe a economia menos eficaz. Portanto, muito cuidado com os seus fornecedores para não comprar gato por lebre e para não economizar nos insumos e serviços errados!
Custo-benefício, preço e garantia
O fornecedor ideal na maioria das vezes é aquele que oferece um bom custo benefício, ou seja, um preço razoável aliado a uma boa qualidade, garantia e entrega. É claro que toda economia é bem-vinda, mas o gestor deve olhar para além do preço, pois muitas vezes um custo um pouco maior pode vir atrelado a garantias ou a entrega mais barata ou mais rápida. De fato, são vários fatores para analisar no custo-benefício de um fornecedor e cada insumo tem a sua especificidade, por isso, é preciso ter muito conhecimento sobre execução de obras na hora de gerenciar as compras.
Atendimento e disponibilidade
O seu fornecedor demora para responder? Como é o atendimento? Com toda a certeza o andamento das obras depende de uma quantidade certa de insumos disponíveis no momento adequado para sua utilização. Ou seja, isso requer que o seu fornecedor esteja alinhado com o seu cronograma e com o material disponível. Além disso, seu fornecedor precisa ter um bom estoque, atendimento rápido e prestativo. Na atividade da construção, algumas vezes, imprevistos acontecem. Por isso, é necessário trabalhar com fornecedores dispostos a serem parceiros para resolver problemas.
Prazo
A organização da logística de entrega x prazo x estoque do seu fornecedor é um ponto importante para se ter em conta. Quais são os itens mais emergenciais no seu canteiro de obras? Certamente seu fornecedor precisa estar alinhado com as necessidades da sua obra, especialmente com o prazo de entrega, pois a falta de insumos ou de serviços pode atrasar todo o cronograma da construção e deixar mão de obras ociosas.
Curva ABC de insumo e de serviço
Anteriormente, falamos sobre custo-benefício e classificar insumos e serviços como mais e menos importantes. Assim sendo, uma forma de analisar esses pontos é por meio da Curva ABC de insumo e de serviço. A Curva ABC é um método para classificar itens por consumo e demanda:
- 20% dos itens são considerados Classe A (mais importantes) e correspondem a 80% do valor de demanda ou consumo;
- 30% são considerados Classe B (importância intermediária) e correspondem a 15% do valor de demanda ou consumo;
- 50% dos itens são considerados Classe C (baixa importância) e correspondem a 5% do valor de demanda ou consumo.
Já para os serviços, a classificação da Curva ABC costuma ser um pouco diferente:
- Classe A com 50% dos custos do total da obra;
- Classe B com até 80% dos custos do total da obra;
- Classe C com o restante.
Classificando os insumos e serviços de acordo com a importância e o custo no total da obra é possível verificar formas de equilibrar a economia do empreendimento. Já que você pode gastar mais em um serviço ou material importante e economizar em itens que considerar menos essenciais.
Você pode contar com o auxílio de softwares para fazer essas contas. Com um sistema de obras como o ERP UAU, por exemplo, você consegue analisar esses itens de forma prática e segura, incluindo dados histórico de outras obras, histórico de fornecedores e cálculo de curva ABC de insumos e serviços dentro do sistema. As ferramentas corretas trazem mais assertividade para o seu gerenciamento de fornecedores e são parceiras para economizar de forma inteligente e sem comprometer a qualidade do seu empreendimento!
No mercado de construção civil é importante se atualizar com as melhores estratégias de comunicação remota e digital. Confira uma live com o Alex Pinchemel sobre como o uso de chatbots estão mudando o futuro do mercado.