5 pontos para avaliar a sua Gestão de fornecedores

Área do Cliente

5 pontos para avaliar a sua Gestão de fornecedores



13 de fevereiro de 2020
5 pontos para avaliar a sua Gestão de fornecedores

Uma etapa vital para o orçamento de obra (e a sua execução) é a gestão de fornecedores. Com uma boa gestão de fornecedores, você garante bom preço, qualidade e uma organização logística na medida para fazer bons negócios para os seus empreendimentos.

Quer saber como verificar se a sua gestão de fornecedores está sendo bem feita? Venha conosco nos levantamentos os 5 pontos para avaliar a sua gestão de fornecedores e assim conseguir uma melhor lucratividade para sua construtora! Confira:

  1. Qualidade do produto

Mais importante do que focar no fornecedor com o preço mais baixo, é escolher aquele que trabalha com produtos de boa qualidade. Mesmo que o seu desejo seja economizar o máximo possível, não se pode perder de vista que o seu empreendimento pode causar muitas dores de cabeça na entrega e pós-entrega se o material utilizado não for de qualidade. Costuma-se dizer no ramo da construção que é importante trabalhar com tubos e conexões de qualidade, pois isso evita que os futuros proprietários do empreendimento tenham que quebrar paredes ou pisos. Existe a boa economia e existe a economia menos eficaz, muito cuidado com os seus fornecedores para não comprar gato por lebre e para não economizar nos insumos e serviços errados!

  • Custo-benefício, preço e garantia

O fornecedor ideal na maioria das vezes é aquele que oferece um bom custo benefício, ou seja, um preço razoável aliado a uma boa qualidade, garantia e entrega. É claro que toda economia é bem-vinda, mas o gestor de fornecedores deve olhar para além do preço, pois muitas vezes um custo um pouco maior pode vir atrelado a garantias ou a entrega mais barata ou mais rápida. São vários fatores para analisar no custo-benefício de um fornecedor e cada insumo tem a sua especificidade, por isso é preciso ter muito conhecimento sobre execução de obras na hora de gerenciar as compras.

  • Atendimento e disponibilidade

O seu fornecedor demora para responder? Como é o atendimento? O andamento das obras depende de uma quantidade certa de insumos disponível no momento adequado para sua utilização. Isso requer que o seu fornecedor esteja alinhado com o seu cronograma e com o material disponível. O seu fornecedor precisa ter um bom estoque, atendimento rápido e prestativo. Na atividade da construção, algumas vezes, imprevistos acontecem. É necessário trabalhar com fornecedores dispostos a serem parceiros para resolver problemas.

  • Prazo

A organização da logística de entrega x prazo x estoque do seu fornecedor é um dos pontos importantes para se ter em conta. Quais são os itens mais emergenciais e importantes no seu canteiro de obras? O seu fornecedor precisa estar alinhado com as necessidades da sua obra, especialmente com o prazo de entrega, pois a falta de insumos ou de serviços pode atrasar todo o cronograma da construção e deixar mão de obras ociosas.

  • Curva ABC de insumo e de serviço

Já falamos sobre custo-benefício e classificar insumos e serviços como mais e menos importantes. Uma forma de analisar esses pontos é por meio da Curva ABC de insumo e de serviço. A Curva ABC é um método para classificar itens por consumo e demanda:

  • 20% dos itens são considerados Classe A (mais importantes) e correspondem a 80% do valor de demanda ou consumo;
  • 30% são considerados Classe B (importância intermediária) e correspondem a 15% do valor de demanda ou consumo;
  • 50% dos itens são considerados Classe C (baixa importância) e correspondem a 5% do valor de demanda ou consumo.

Já para os serviços, a classificação da Curva ABC costuma ser um pouco diferente:

  • Classe A com 50% dos custos do total da obra;
  • Classe B com até 80% dos custos do total da obra;
  • Classe C com o restante.

Classificando os insumos e serviços de acordo com a importância e o custo no total da obra é possível verificar formas de equilibrar a economia do empreendimento. Você pode gastar mais em um serviço ou material importante e economizar em itens que considerar menos essenciais.

Você pode contar com o auxílio de softwares para fazer essas contas. Com um sistema de obras como o ERP UAU, por exemplo, você consegue analisar esses itens de forma prática e segura, incluindo dados histórico de outras obras, histórico de fornecedores e cálculo de curva ABC de insumos e serviços dentro do sistema. As ferramentas corretas trazem mais assertividade para o seu gerenciamento de fornecedores e são parceiras para economizar de forma inteligente e sem comprometer a qualidade do seu empreendimento!

Conheça os módulos do ERP UAU e veja como fazer, gerenciar suas compras com o auxílio da tecnologia!



Noticias relacionadas

Planejamento tributário na construção civil: tudo o que você precisa saber

Planejamento tributário na construção civil: tudo o que você precisa saber

Os processos mudaram, mas a alta carga tributária e o seu complexo pagamento continuam preocupando gestores de construtoras, incorporadoras...

Saiba mais!
Forecast de vendas para construção

Descubra a importância do Forecast de vendas para construção civil

Essencial para gerenciar um negócio de qualquer tamanho e qualquer tipo, conheça o Forecast de vendas e sua importância...

Saiba mais!
Construção modular: conheça essa tendência que irá transformar o mercado de construção civil

Construção modular: conheça essa tendência que irá transformar o mercado de construção civil

A construção modular é o caminho a percorrer para todos os novos projetos de construção civil. Saiba mais sobre...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: