Fluxograma do processo de pagamento na construção civil

Área do Cliente

Você conhece como funciona o fluxograma do processo de pagamento no mercado imobiliário e da construção civil?



23 de junho de 2020
Você conhece como funciona o fluxograma do processo de pagamento no mercado imobiliário e da construção civil?
Você conhece como funciona o fluxograma do processo de pagamento no mercado imobiliário e da construção civil?

Quando o problema é organizar as contas de uma empresa, um fluxograma de processos de pagamento é o primeiro passo para mapear o caminho que o dinheiro percorre até chegar ao seu destino final. Dessa forma existe um maior controle e uma clareza total dos processos de pagamento, o que evita atrasos, inadimplências e buracos no orçamento. Vamos ver em detalhes como um fluxograma auxilia a equipe financeira a ter controle sobre todos os processos de pagamento no mercado imobiliário e da construção civil.

O que é um fluxo de processos de pagamento?

Toda empresa tem sua organização interna e seus processos de trabalho no dia a dia. Um problema que é recorrente para a produtividade e transparência é que muitas vezes não há um processo padronizado. No setor financeiro, a falta de padronização pode gerar problemas muito complicados de resolver. Por isso, toda empresa precisa montar um fluxo de processos de pagamento padronizado e representa-lo por meio de um fluxograma.

Com um fluxograma financeiro de processos de pagamento, a equipe toda saberá quais são as coordenadas para cada etapa e assim se estabelece uma rotina organizada que permite o controle de todos os processos. É preciso representar cada um dos processos, tais como: débito eletrônico, débito em conta corrente, cheque avulso, borderô. Enfim, devem ser representados todos os processos que o financeiro trabalha, incluindo quais etapas competem a qual parte da equipe.

Para fazer uma boa organização do fluxo de pagamento, tenha certeza de que mapeou:

  • De qual processo de pagamento se trata;
  • Através de qual forma o pagamento é feito;
  • Quais as etapas e processos que o pagamento envolve;
  • Quais as equipes/instituições/clientes/fornecedores estão envolvidas no processo;
  • O caminho do processo de pagamento do início ao fim.

Veja como funcionam os fluxos de pagamento dentro do ERP UAU para ter um exemplo mais claro de como um fluxograma de pagamento deve ser estruturado.

Importância da automação de processos de pagamento

Com a utilização de um sistema integrado de gestão, como o ERP UAU, todos os seus fluxos de processo de pagamento ficam padronizados e você pode fazer tudo diretamente conectado com os serviços bancários. Dessa forma você evita ter que usar múltiplos sistemas, planilhas, internet bankings, pois tudo fica em um só lugar, o processo fica mais rápido e fácil de controlar. A conciliação bancária é feita de forma rápida e dentro do sistema.

Além disso, os fluxos de pagamento também passam a fazer parte automaticamente do controle do fluxo de caixa, e alimentam também o controle das contas a pagar e receber. Você tem o controle total das entradas e saídas do seu caixa de forma transparente e muito facilitada.

Como funciona o processo de pagamento no mercado imobiliário e da construção civil
Na área da construção civil temos a particularidade de lidar com muitos fornecedores diferentes, obras distintas acontecendo ao mesmo tempo, e isso requer uma certa organização do trabalho da equipe financeira na hora de organizar os processos de pagamento. Mas, isso não precisa ser difícil. Com um sistema de gestão integrada, sua equipe tem os fornecedores cadastrados, com suas respectivas informações bancárias integradas dentro do sistema. O processo de pagamento fica facilitado e controlado, completamente integrado aos controles financeiros.

Já no mercado imobiliário, destaca-se a também necessidade de contabilizar tanto os recebimentos quanto os pagamentos em um mesmo local, fazer a conciliação bancária e prestar contas do financeiro da empresa. Novamente tudo isso pode ser muito mais fácil com um processo de pagamento estruturado em fluxo e auxiliado por um sistema de gestão.

Quer saber mais sobre como um software de gestão, como o ERP UAU, auxilia no dia a dia das empresas da construção e do mercado imobiliário? Assista ao nosso vídeo com um bate-papo sobre a automação de pagamentos eletrônicos com o ERP UAU!





Noticias relacionadas

Os benefícios de um sistema para controle de energia elétrica na construção civil

Os benefícios de um sistema para controle de energia elétrica na construção civil

É hora de construtoras e incorporadoras prestarem atenção nos sistemas para controle de energia elétrica que agregam valor econômico...

Saiba mais!
Globaltec e Capys parceria que otimiza suas atividades de cobrança

Capys e Globaltec parceria que otimiza suas atividades de cobrança

Pensando na comodidade que sua empresa pode oferecer aos clientes, Globaltec e Capys fecharam parceria para mais uma solução.

Saiba mais!
Forecast de vendas para construção

Descubra a importância do Forecast de vendas para construção civil

Essencial para gerenciar um negócio de qualquer tamanho e qualquer tipo, conheça o Forecast de vendas e sua importância...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: