CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Fluxograma do processo de pagamento no mercado imobiliário e da construção

Certamente quando o problema é organizar as contas de uma empresa, um fluxograma de processos de pagamento é o primeiro passo para mapear o caminho que o dinheiro percorre até chegar ao seu destino final. Dessa forma existe um maior controle e uma clareza total dos processos de pagamento, o que evita atrasos, inadimplências e buracos no orçamento. Vamos ver então em detalhes como um fluxograma auxilia a equipe financeira a ter controle sobre todos os processos de pagamento no mercado imobiliário e da construção civil.

O que é um fluxo de processos de pagamento?

Toda empresa tem sua organização interna e seus processos de trabalho no dia a dia. Mas um problema que é recorrente para a produtividade e transparência é que muitas vezes não há um processo padronizado. No setor financeiro por exemplo, a falta de padronização pode gerar problemas muito complicados de resolver. Por isso, toda empresa precisa montar um fluxo de processos de pagamento padronizado e representa-lo por meio de um fluxograma.

Com um fluxograma financeiro de processos de pagamento, a equipe toda saberá quais são as coordenadas para cada etapa e assim se estabelece uma rotina organizada que permite o controle de todos os processos. É preciso representar cada um dos processos, tais como: débito eletrônico, débito em conta corrente, cheque avulso, borderô. Enfim, devem ser representados todos os processos que o financeiro trabalha, incluindo quais etapas competem a qual parte da equipe.

Para fazer uma boa organização do fluxo de pagamento, tenha certeza de que mapeou:

  • De qual processo de pagamento se trata;
  • Através de qual forma o pagamento é feito;
  • Quais as etapas e processos que o pagamento envolve;
  • Quais as equipes/instituições/clientes/fornecedores estão envolvidas no processo;
  • O caminho do processo de pagamento do início ao fim.

Veja como funcionam os fluxos de pagamento dentro do ERP UAU para ter um exemplo mais claro de como um fluxograma de pagamento deve ser estruturado.

Importância da automação de processos de pagamento

Com a utilização de um sistema integrado de gestão, como o ERP UAU, todos os seus fluxos de processo de pagamento ficam padronizados e você pode fazer tudo diretamente conectado com os serviços bancários. Dessa forma você evita ter que usar múltiplos sistemas, planilhas, internet bankings, pois tudo fica em um só lugar, o processo fica mais rápido e fácil de controlar. A conciliação bancária é feita de forma rápida e dentro do sistema.

Além disso, os fluxos de pagamento também passam a fazer parte automaticamente do controle do fluxo de caixa. Além disso, alimentam também o controle das contas a pagar e receber. Você tem o controle total das entradas e saídas do seu caixa de forma transparente e muito facilitada.

Como funciona o processo de pagamento no mercado imobiliário e da construção civil

Na área da construção civil temos a particularidade de lidar com muitos fornecedores diferentes, obras distintas acontecendo ao mesmo tempo. Sem dúvida, isso requer uma certa organização do trabalho da equipe financeira na hora de organizar os processos de pagamento. Mas, isso não precisa ser difícil. Com um sistema de gestão integrada, sua equipe tem os fornecedores cadastrados, com suas respectivas informações bancárias integradas dentro do sistema. O processo de pagamento fica facilitado e controlado, completamente integrado aos controles financeiros.

Já no mercado imobiliário, destaca-se a também necessidade de contabilizar tanto os recebimentos quanto os pagamentos em um mesmo local, fazer a conciliação bancária e prestar contas do financeiro da empresa. Novamente tudo isso pode ser muito mais fácil com um processo de pagamento estruturado em fluxo e auxiliado por um sistema de gestão.

Quer saber mais sobre como um software de gestão, como o ERP UAU, auxilia no dia a dia das empresas da construção e do mercado imobiliário? Assista ao nosso vídeo com um bate-papo sobre a automação de pagamentos eletrônicos com o ERP UAU!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!