Ciclo PDCA: o que é e como ele melhora a gestão do canteiro de obras?

Área do Cliente

Ciclo PDCA: o que é e como ele melhora a gestão do canteiro de obras?



05 de janeiro de 2017

Ciclo PDCA: o que é e como ele melhora a gestão do canteiro de obras?

Para ganharem vantagens competitivas no mercado, as empresas do setor de construção civil não estão tendo outra opção, a não ser aumentar a qualidade tanto de seus empreendimentos quanto de seus processos e atividades. Uma das metodologias que podem ajudá-las nesta missão é o Ciclo PDCA, que é utilizado para promover a melhoria contínua dos processos, otimizar o tempo de realização dos trabalhos e reduzir as despesas. A seguir, mostraremos o que exatamente é o Ciclo PDCA e como ele melhora a gestão dos canteiros de obra. Confira:

O que é o Ciclo PDCA?

O Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart, é uma metodologia de gestão que ajuda as empresas a promoverem a melhoria contínua de seus processos. Ele possui quatro fases: Plan, Do, Check, Act (no português, Planejamento, Execução, Análise e Ação, respectivamente). Quando a última fase termina, o ciclo é reiniciado, para que novas oportunidades de melhoria possam ser identificadas.

Para que serve o Ciclo PDCA?

Imagine que uma companhia está construindo um empreendimento. Neste caso, o empreendimento é o produto e o processo de construção envolve várias atividades, processos, colaboradores e recursos. Se o cronograma da construção atrasar significa que há um problema na obra, que deve ser rapidamente sanado. Caso contrário, os custos da obra serão maiores e a lucratividade da empresa será reduzida.

Ao aplicarem o Ciclo PDCA, os gestores podem identificar a raiz desse problema, eliminá-la e evitar que ela ocorra novamente, para que a qualidade dos processos e do empreendimento não seja reduzida. A grande vantagem do Ciclo PDCA é que ele centraliza os esforços dos gestores e dá à eles uma visão mais clara dos processos. Assim, eles conseguem acompanhá-los e saber o que precisa ser melhorado.

Como funcionam suas fases?

O PDCA é um ciclo contínuo, composto por quatro fases:

Planejamento

Nesta primeira fase, todos os processos são mapeados, de modo que os gestores possam identificar potenciais oportunidades ou problemas e suas possíveis causas. Depois disso, são definidas as soluções e estabelecido um plano de ação para promover as melhorias.

Execução

Depois do planejamento, chegou a hora da execução do plano de ação. Nesta fase, os gestores colocam em prática tudo o que foi planejado, seguindo um cronograma e corrigindo os pontos falhos nos processos.

Análise

A fase de análise começa juntamente com a fase de execução. As ações são colocadas em prática e os gestores começam a avaliar os resultados, para saberem se o planejamento foi ou não um sucesso.

Ação

Depois da análise, são feitos os ajustes necessários no plano de ação, para que os problemas sejam corrigidos e as melhorias sejam implantadas. É importante concluir um ciclo para depois iniciar outro, para que um só problema seja tratado de cada vez.

Que benefícios o Ciclo PDCA gera para um canteiro de obras?

O Ciclo PDCA pode ser implantado em qualquer projeto de construção, do mais simples ao mais complexo. Além do ajudar os gestores no desenvolvimento de melhorias contínuas, esse ciclo permite identificar problemas e oportunidades nos processos. Assim, a eficiência dos trabalhos e a produtividade do canteiro são aumentadas, fazendo com que os custos do projeto sejam reduzidos e a lucratividade da empresa alavancada.

O PDCA também cria na equipe responsável pela obra um senso de comprometimento em relação aos processos e resultados da obra. Isto faz seus membros se sentirem mais valorizados e participantes do processo de transformação, que elevará a qualidade dos processos adotados pela companhia a outro patamar. Mas para poderem implantar a metodologia corretamente, os envolvidos precisam passar por um treinamento.

Além disso, eles precisam contar com um software ERP para construção civil, para poderem coletar informações realistas sobre os processos e acompanhar os resultados do plano de ação. Dessa forma, a metodologia será implantada com êxito, sem quaisquer erros. E conforme os ciclos forem se repetindo ao longo do tempo e a cultura do PDCA for se enraizando na empresa, mais benefícios ela irá colher.

E sua empresa, já utiliza o Ciclo PDCA na gestão de construções? Que benefícios já está colhendo? Escreva suas experiências ou questionamentos nos comentários!



Noticias relacionadas

Forecast de vendas para construção

Descubra a importância do Forecast de vendas para construção civil

Essencial para gerenciar um negócio de qualquer tamanho e qualquer tipo, conheça o Forecast de vendas e sua importância...

Saiba mais!
Avaliação de desempenho usando indicadores de benchmarking

Avaliação de desempenho usando indicadores de benchmarking

É importante ter acesso a um sistema de gestão integrado, bem estruturado que possa organizar e calcular os dados...

Saiba mais!
Confira como a tecnologia ERP beneficia o segmento de construção civil

Confira como a tecnologia ERP beneficia o segmento de construção civil

Para o segmento da construção existem sistemas ERP desenvolvidos de forma específica, a fim de cobrir todas as atividades...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: