Certamente sabemos da importância de acompanhar os processos produtivos na construção civil. E em todas as suas etapas para verificar a sua produtividade. Embora exista muitas evoluções tecnológicas e novas possibilidades no setor da construção, muitos dos processos ainda são feitos de forma quase artesanal.
Portanto, a produtividade na construção costuma ser um problema em comparação com outras áreas. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a produtividade da construção civil no Brasil é 30% menor do que a de outras áreas. Como resolver esse problema? Vamos ver juntos alguns caminhos possíveis!
Afinal, o que é processo produtivo?
Decerto, um processo produtivo combina várias pequenas etapas ou fatores de produção e resulta num produto final. Afinal, na construção, temos a possibilidade de trabalhar com vários processos produtivos que resultam na edificação completa e pronta para morar. Por exemplo, na construção, podemos ver processos produtivos desde a fase de planejamento, desenvolvimento de projetos, passando pela execução em si.
Só para exemplificar , esses processos se dividem em vários outros. Terraplanagem, a execução das fundações, a etapa de alvenaria, concretagem, acabamento, instalação de portas e janelas, pintura, entre outros.
Qual a diferença de produção e produtividade?
Posto que produção mede o resultado, está relacionada à quantidade do resultado final. Por conseqüência, a produtividade mede a eficiência da produção. Está ligada ao desempenho, à capacidade de transformar recursos em produtos, e envolve uma avaliação qualitativa da produção.
Como medir a produtividade da mão de obra?
Um Indicador de Produtividade (ou IP) pode ser elaborado pela seguinte razão, de acordo com o manual de produtividade na construção da CBIC:
Indicador de produtividade (IP) = Recurso ou esforço
Produto ou resultado
A sugestão para calcular um índice de produtividade de mão de obra é utilizar o cálculo do RUP (Razão Unitária de Produção), sendo que:
RUP = Hh (homens-hora)
QS (quantidade de serviço realizado)
Você pode criar seu próprio indicador a partir destas ideias. Mas o mais importante é sempre levar em conta fatores como: quais recursos e esforços estão sendo utilizados; por quanto tempo; e qual a qualidade do produto ou resultado. É claro que sempre se deve levar em conta o que é possível realizar dentro de um determinado prazo e de acordo com a capacidade de produção de cada equipe. É do equívoco dessa avaliação que surgem metas e prazos impossíveis. Desgastando a rotina de trabalho e geram uma grande insatisfação entre os trabalhadores.
O que impacta a sua produtividade?
Como já mencionado anteriormente, os prazos e metas impossíveis são muito desgastantes e podem causar insatisfação na equipe de trabalhadores. Certifique-se de qualificar a equipe que for identificada como menos produtiva. É com incentivo, aprendizado de novas técnicas e processos produtivos que se melhora a produtividade de uma equipe.
Outros fatores que conhecidamente causam uma perda da produtividade são:
- Desperdício de materiais;
- Processos não padronizados;
- Processos que demoram mais do que o necessário;
- Má distribuição do layout do canteiro de obras;
- Não cumprir planejamentos e cronogramas;
- Má utilização de equipamentos e medidas de segurança do trabalho.
Como a tecnologia pode ajudar?
A tecnologia é aliada para acompanhar a produtividade da construção, padronizar atividades, controlar o estoque, diminuir desperdícios, controlar toda a gestão do seu negócio. Um ERP – um sistema de gestão integrada – como o UAU da Globaltec permite que você acompanhe a produtividade tanto da equipe de execução no canteiro de obras quanto a da equipe que trabalha na administração no escritório, integrando o trabalho de diferentes áreas.
Ter todas as informações em um só sistema oferece uma visão do todo para identificar e aplicar novas estratégias que medem e aumentam a produtividade na construção. Você pode comparar o planejado com o realizado, verificar indicadores das áreas de compras, obras, vendas – tudo em um só lugar.
Entre em contato conosco e descubra o que o UAU pode fazer pela sua empresa!