CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Como funciona a gestão da comissão no mercado imobiliário

Como funciona a gestão da comissão no mercado imobiliário

Certamente várias empresas do setor da construção e imobiliário precisam calcular e gerenciar comissões para seus vendedores sem perder de vista a margem de lucro. Por isso existem diferentes tipos de comissão e algumas particularidades no cálculo e gestão desses valores. Sendo assim, preparamos esse conteúdo para deixar as etapas um pouco mais claras e também para mostrar como um ERP ou sistema de gestão pode auxiliar automatizando boa parte do trabalho.

Tipos de comissão de vendas

Os salários comissionados de vendedores costumam ser de duas modalidades, o comissionado puro e o misto:

Comissionado puro

O vendedor recebe um salário composto apenas por comissões de venda. Mas a empresa garante um salário mínimo ou o piso salarial caso o volume de vendas do mês não gere um valor de comissão maior do que o salário mínimo ou piso.

Comissionado misto

O vendedor recebe um salário fixo e mais as comissões sobre o volume de vendas do mês. Essa forma é a mais comum no setor imobiliário.

Há corretores que trabalham com comissões sobre vendas, outros sobre aluguéis, administração de condomínios, administração de bens imóveis, intermediações de ativos imobiliários (como venda de cotas de consórcios, entre outros). Para cada modalidade de negócio imobiliário há uma percentagem de comissão determinada pelo CRECI de cada estado que deve ser observada pela sua empresa na hora do cálculo das comissões.

O acerto entre a empresa e o vendedor determina como a comissão será paga. Ela pode ser gerada sobre a venda, sobre o faturamento total da empresa, sobre o recebimento, sobre metas (ou faixa de vendas). Por exemplo, com a comissão por metas, se o corretor atinge uma quantidade x de vendas, recebe 2% de comissão. Se atinge uma quantidade y, recebe 5% de comissão. Tudo depende do acordo entre a empresa e os seus vendedores. Cada negócio tem uma fórmula que funciona melhor para garantir seu ponto de equilíbrio e não perder de vista uma margem de lucros sustentável.

Percentuais de comissão mais comuns

O cálculo da taxa de comissão depende do acerto entre a empresa contratante e o vendedor. No mercado imobiliário, a média de comissão para venda de empreendimentos imobiliários costuma ser de 6% sobre o valor do imóvel. Sendo 4% para o corretor, 1% para a imobiliária e 1% para a equipe comercial da incorporadora. Caso esses três agentes não estejam envolvidos, a margem costuma ser diferente.

Para outras vendas de imóveis urbanos, a comissão costuma ser de 4% a 8% sobre o valor da venda. Mas tudo depende do valor determinado pelo CRECI de cada estado e para cada tipo de venda de imóvel. Urbano, rural, industrial, venda judicial, empreendimento imobiliário. As comissões de imóveis rurais chegam de 6% a 10% sobre o valor da venda e as de imóveis industriais giram em torno de 6% a 8%. Contudo esses números podem variar de estado para estado.

Dificuldades de gestão e cálculo

Como há tantas particularidades nas porcentagens para diferentes negócios imobiliários e cada vendedor, cada corretor trabalha com uma gama diferente de imóveis, o cálculo e gestão das comissões pode se tornar uma tarefa complexa.

Há também a questão de quando a comissão deve ser paga, pois muitas vezes a negociação faz com que a entrada de pagamentos do comprador do imóvel demore um certo tempo para chegar até o caixa da empresa. O vendedor deve receber no mês em que realizou a venda, quando o contrato foi assinado, quando o dinheiro entrou para a empresa? Essas são questões essenciais a serem determinadas para a gestão de comissões.

O fluxo de caixa da empresa precisa alinhar o faturamento dos recebíveis com o pagamento das comissões de forma que a comissão não falte ao salário de seu funcionário, mas que a empresa também não desembolse esse valor antes de ter recebido a sua parte. A tecnologia é uma grande aliada para realizar esse equilíbrio e também para calcular automaticamente as comissões.

Importância do ERP ou sistema de gestão como solução

Um sistema de gestão ou ERP especializado no mercado imobiliário permite que você programe o cálculo de comissão desejado para cada transação imobiliária e condicione o pagamento de acordo com a sua preferência. O ERP UAU da Globaltec é especialista na gestão de negócios da construção e imobiliários, e oferece nos módulos CRM e Vendas todas as facilidades que vão evitar o desequilíbrio de seu fluxo de caixa e deixarão as informações sobre comissões muito claras para os seus vendedores. Você pode inclusive estruturas a hierarquia das comissões dentro do sistema.

Exemplo prático

Dentro do ERP UAU você pode gerar uma hierarquia de comissões padrão. Por exemplo, 1% para a imobiliária, 1% para a equipe de vendas da incorporadora e 4% para o vendedor. Também é possível determinar se a comissão será direta (repassada diretamente para o corretor), indireta (sobre o recebimento da venda, sobre as parcelas pagas, comissão parcelada) e já gerar o processo de pagamento no sistema.

Portanto, tudo isso e muito mais para que sua gestão de comissão esteja totalmente equilibrada e controlada! Então quer saber mais sobre a gestão de comissão no ERP UAU? Entre em contato conosco!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!