Ciclo PDCA: Exemplo prático para sua construtora

Área do Cliente

Ciclo PDCA: Exemplo prático para sua construtora



04 de agosto de 2020
Ciclo PDCA: Exemplo prático para sua construtora

O Ciclo PDCA, também conhecido por roda de Deming e ciclo de Shewhart. É um método de gestão que pode ser aplicado na execução de qualquer projeto, seja ele grande ou pequeno. O trabalho das construtoras combina muito com essa técnica, pois a construção de empreendimentos nada mais é do que a aplicação de um grande projeto na prática. Envolvendo diversas etapas menores que têm seus próprios ciclos de execução. Então, vamos ver como o Ciclo PDCA pode ser uma ferramenta muito útil para melhorar a gestão de projetos da construtora na prática?

Como aplicar o Ciclo PDCA na sua construtora

PDCA é uma sigla para quatro palavras em inglês: Plan, Do, Check, Act. Em português, a tradução livre é: Planejar, Executar, Analisar e Agir. O foco desse método de gestão é gerar uma melhoria contínua nos processos. Como então aplicar o Ciclo PDCA na construtora? Por onde começar?

Uma forma para começar aplicar o Ciclo PDCA na sua construtora é eleger um “projeto piloto” para usar esse método de gestão. Escolha um dos empreendimentos, mapeie quais são as etapas consideradas mais importantes e comece a aplicar os quatro conceitos: Planejar, Executar, Analisar e Agir em cada uma delas.

Fases do Ciclo PDCA na construtora

Quem vai determinar como se darão as fases do Ciclo PDCA dentro da sua construtora serão os gestores de cada área. As fases são sempre as mesmas, mas cada um deve adaptá-las para a rotina de trabalho da sua equipe:

1ª fase – Planejar: a primeira fase do ciclo PDCA consiste em mapear quais processos são executados pela sua equipe e identificar onde estão as principais oportunidades e problemas enfrentados. É melhor começar pelos gargalos, pois é onde há mais oportunidade de melhoria.

2ª fase – Executar: hora de colocar a mão na massa e colocar o planejamento da etapa anterior em prática. É importante ter um cronograma da execução para posteriormente compará-lo ao cronograma do planejamento e também ter uma forma de registrar tudo que é passível de melhora ou os problemas enfrentados nessa fase.

2ª fase – Analisar: a análise deve ser feita juntamente com a execução, pois somente com um acompanhamento detalhado da realidade é que será possível comparar as diferenças que acontecem entre o planejamento e a execução. Deve-se manter registros das oportunidades identificadas, dos acertos, dos erros, pois é a partir da análise que será possível gerar as melhorias desejadas.

3ª fase – Agir: os ajustes levantados na análise podem ser feitos ainda durante a execução, se possível, mas nos casos em que isso não possa acontecer, é importante implementar as mudanças assim que começar um próximo ciclo.

Exemplo de aplicação do ciclo PDCA em um processo da construtora

Digamos que sua construtora definiu como prioridade a etapa de Execução da obra. Dentro dessa etapa, temos diversas tarefas que podem ser analisadas e melhoradas com o Ciclo PDCA. Tomemos como exemplo o dia de concretagem de lajes de um pavimento. É possível aplicar o PDCA mais ou menos da seguinte forma: Planejar o dia em que será feita a concretagem, garantir que a mão de obra necessária e o maquinário estarão reservados e disponíveis, estimar a duração e a qualidade desejadas; Executar e acompanhar a concretagem, observando o que funciona e o que não funciona, quais os problemas e acertos do processo; Analisar como foi a execução dessa atividade, pensando em quais melhorias podem ser feitas tanto no planejamento quanto na execução; Agir experimentando as melhorias que foram levantadas na etapa anterior assim que houver a oportunidade de realizar esse ciclo novamente.

Digamos que durante a execução houve uma demora para que o caminhão de concreto estacionasse na rua pois houve uma falha de planejamento e o espaço não foi reservado para isso. Na próxima concretagem (próximo ciclo) é possível melhorar o planejamento prevendo uma organização melhor para que durante a execução esse erro não aconteça novamente. E a cada novo ciclo, novas ideias aparecem, gerando uma melhoria contínua.

Processo de melhoria contínua para construtora

O Ciclo PDCA promove uma cultura de aperfeiçoamento constante, de melhoria contínua. Dessa forma a sua construtora pode melhorar seus processos cada vez mais, o que ajuda a alcançar o objetivo que todas as construtoras têm em comum: alinhar o cronograma do planejamento com o da execução.

Aculturamento do time

Para o sucesso do Ciclo PDCA é preciso alinhar as expectativas dos gestores de cada área e fazer com que a importância desse método seja entendida, deve-se garantir que as equipes “comprem a ideia”. Não adianta implementar algo pela metade, pois a chance de falhar é muito maior. Por ser um método intuitivo, geralmente não há maiores dificuldades na sua implantação, mas é necessário que haja comprometimento dos gestores.

Sistema de gestão a favor das construtoras

Um software de gestão especialista na área da construção é um grande aliado para gerar melhorias contínuas na sua construtora. Com um ERP como o UAU, todas as informações da sua empresa estarão registradas de forma inteligente em um único sistema, o que permite uma análise global e detalhada, facilitando a identificação dos erros e acertos na gestão. Portanto, com a ajuda da tecnologia, o Ciclo PDCA pode ser aplicado em cima de análises fundamentadas por dados consistentes.



Noticias relacionadas

5 motivos para usar a energia solar a favor de seu negócio

5 motivos para usar a energia solar a favor de seu negócio

Veja 5 motivos para usar energia solar a favor de seu negócio e focar em práticas sustentáveis que podem...

Saiba mais!
Conheça a importância do ERP para construção civil

Conheça a importância do ERP para construção civil

O sistema ERP é uma ferramenta muito poderosa para o planejamento de atividades e processos de uma construtora, já...

Saiba mais!

Por que sua empresa precisa de um software para construção civil?

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de um sistema automatizado para melhorar os resultados da sua empresa,...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: