Certamente cada projeto tem suas particularidades, exigências e especificações, o que influencia diretamente no preço. Na hora de calcular o orçamento é preciso considerar as despesas diretas e indiretas para chegar a números próximos da realidade. Você sabe como identificar e calcular os custos indiretos de uma obra? Veremos como isso é possível por meio do índice BDI no orçamento de uma obra, vamos lá?
O que é
A sigla para Benefícios e Despesas Indiretas. Na construção, é uma taxa calculada para considerar o custo com despesas indiretas em uma obra, compondo assim o custo final e possibilitando prever o lucro com maior certeza.
Dentro das despesas indiretas de uma obra estão o risco do empreendimento, os tributos, taxas e impostos, custos com água, luz, escritório, enfim, com a administração da obra. Portanto, é uma taxa essencial para o cálculo do preço de venda das unidades de um empreendimento.
Composição do Preço de Venda: levando em conta custos diretos e indiretos
Elementos orçamentários com custo direto como a compra de insumos, compra do terreno, salários e etc. são mais simples de calcular pois são evidentes. Mas um bom orçamento de obra deve também considerar os custos indiretos.
O Preço de Venda final é composto pelos custos diretos e indiretos, para isso, a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) sugere que se utilize a seguinte fórmula:
PV = CD + (CD x BDI em percentual do CD) ou
PV = CD x (100% + BDI em percentual do CD)
Sendo:
PV = Preço de Venda
CD= Custo Direto
BDI = Benefícios e Despesas Indiretas
O Custo Direto é um valor monetário, já o BDI é um percentual calculado levando em conta vários fatores, explicaremos melhor no próximo tópico.
Como calcular sem erros e aplicar na prática para o mercado de construção civil
Ainda segundo a CBIC, o BDI deve levar em conta 9 grupos de despesas indiretas, são eles:
- Lucro
- Administração Central
- Equipamentos
- Despesas Financeiras
- Risco do Negócio
- Contingências
- Impostos
- Seguros e Garantias
- Administração Local
Para calcular é preciso levantar o custo em reais com cada um desses 9 grupos e somar. Vamos supor que somando todos os 9 grupos da lista o valor de BDI que obtemos seja de R$27.000,00. Vamos supor também que o Custo Direto calculado seja de R$73.000,00. Existem duas fórmulas corre
Para calcular o Preço de Venda levando em conta o BDI basta aplicar uma das fórmulas a seguir:
Fórmula 1:
PV = CD + BDI em valor
Nesse caso, o Preço de Venda (PV) ficaria assim:
PV= 73.000,00 + 27.000,00
PV= 100.000
ou
Fórmula 2:
PV = CD + (CD x BDI% – em percentual do CD)
Sendo a fórmula para (%) a seguinte:
BDI (%) = BDI (Valor)/CD (Valor) x 100
O BDI (%) nesse caso ficaria assim:
BDI (%) = 27.000,00 / 73.000,00×100
BDI (%) = 0,369
Então o PV na segunda fórmula ficaria assim:
PV = 73.000,00 + (73.000 x 0,369)
PV = 100.000,00
A fórmula mais utilizada é a segunda, pois trabalha com o valor de BDI incidente sobre o custo direto.
Principais benefícios
Então, utilizar o BDI nos seus orçamentos garante que o Preço de Venda seja justo e leve em conta todos os custos reais da sua obra, sejam eles diretos ou indiretos. Ou seja, isso traz mais transparência para o financeiro da sua empresa e também para o seu cliente final.
Assim sendo, também é um pré-requisito para quem deseja trabalhar com orçamentos para licitações de obras federais (da União). De acordo com o Decreto nº 7.983 de 2013, o cálculo do BDI e sua aplicação no Custo Global é um dos elementos obrigatórios do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia com recursos da União.