CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

A importância da consultoria especializada ao realizar projetos em BIM

Sua empresa deseja começar a utilizar BIM para modelar os seus empreendimentos e não sabe por onde começar? Antes de mais nada, é melhor contar com uma consultoria especializada para adaptar sua metodologia de projetos para o conceito BIM. Neste artigo vamos conversar um pouco sobre os benefícios do BIM 5D e como tornar essa novidade uma realidade na sua empresa da construção. Vamos lá?

O que é consultoria em BIM?

Você já deve saber o que é BIM, mas não custa relembrar. BIM é a sigla para Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção em português. É um conceito que se aplica nos projetos de construção civil, modelando todas as etapas do projeto em um único ambiente com grande profundidade de informações. O modelo 3D do seu empreendimento conta com grande detalhamento ao aplicar o BIM: é possível parametrizar dimensões de cômodos e áreas, localização das instalações elétricas, sanitárias, tubulação de gás, custo, mão de obra e detalhes dos materiais para cada item. Trata-se de trabalhar o projeto de forma interdisciplinar.

A consultoria BIM nesse contexto entra para ajudar sua empresa a mudar os processos de projeto e treinar sua equipe para essa nova metodologia de trabalho. Serviços de consultoria BIM como o da nossa parceira TocTec, ajudam sua empresa a de adaptar. A TocTec, por exemplo, entra na sua empresa, faz um diagnóstico e planejamento, trabalha a conscientização sobre BIM na sua equipe, depois a treina e apresenta novos processos. Dessa forma você garante que o investimento em tecnologias BIM será bem utilizado e trará as oportunidades de negócio esperadas.

As melhores práticas para o modelo BIM  

As melhores práticas para começar a trabalhar os projetos de seus empreendimentos em modelos BIM envolvem a gestão dos projetos. A empresa deve eleger um projeto piloto e identificar na realidade como funcionam seus fluxos de projeto, até mesmo fazendo um mapa de fluxos. Depois é interessante contar com uma consultoria para adaptar os processos para o modelo BIM e verificar as possibilidades que se adequam à sua realidade.

Quem deseja trabalhar com BIM deve ter equipes dispostas a trabalharem de forma integrada, colaborativa e multidisciplinar com alto nível de detalhamento das informações. Sua empresa deve se preparar para obter as licenças dos softwares necessários e para ter espaço para servidores locais ou na nuvem, garantindo que seus arquivos fiquem seguros.

É possível trabalhar em BIM com diversos níveis de complexidade, o primeiro nível de detalhamento é o já conhecido 3D. Depois vem o 4D, 5D, etc. Trata-se de agregar informações ao 3D, como o detalhamento de custos (orçamento), especificação de material (como cor, espessura, textura, marca, custo, etc.), passando por planejamento de cronograma, sustentabilidade e de manutenção da obra na pós-entrega. Tudo é possível de detalhar dentro do modelo BIM, envolvendo o trabalho de diversos profissionais da área da construção.

Quais são as vantagens dos projetos em BIM

Modelar projetos em BIM faz com que sua equipe trabalhe de forma multidisciplinar e integrada, com todos os engenheiros, arquitetos, orçamentistas e gerentes de projeto atuando no mesmo ambiente de projeto. Por meio do software, geralmente o Revit, a equipe detalha o projeto e o compatibiliza. Ou seja, realiza uma espécie de teste com todas as etapas construtivas para ver se há algum erro de projeto ou algo que não está funcionando, percebendo inclusive oportunidades de melhoria.

A integração das informações também pode acontecer com sistemas como o ERP UAU e outros que sua empresa utilize. Assim o arquivo de projeto terá as informações concretas e atualizadas, evitando erros de planejamento.

Com maior precisão nos dados, sua equipe poderá identificar oportunidades para redução de custos e ter uma noção completa do projeto antes mesmo de construí-lo.

E então, quer começar a modelar em BIM? Sua empresa está pronta? Conte com a nossa parceira TocTec para realizar sua consultoria em BIM!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!