A importância da consultoria especializada ao realizar projetos em BIM

Área do Cliente

A importância da consultoria especializada ao realizar projetos em BIM



08 de outubro de 2020

Sua empresa deseja começar a utilizar BIM para modelar os seus empreendimentos e não sabe por onde começar? Antes de mais nada, é melhor contar com uma consultoria especializada para adaptar sua metodologia de projetos para o conceito BIM. Neste artigo vamos conversar um pouco sobre os benefícios do BIM 5D e como tornar essa novidade uma realidade na sua empresa da construção. Vamos lá?

O que é consultoria em BIM?

Você já deve saber o que é BIM, mas não custa relembrar. BIM é a sigla para Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção em português. É um conceito que se aplica nos projetos de construção civil, modelando todas as etapas do projeto em um único ambiente com grande profundidade de informações. O modelo 3D do seu empreendimento conta com grande detalhamento ao aplicar o BIM: é possível parametrizar dimensões de cômodos e áreas, localização das instalações elétricas, sanitárias, tubulação de gás, custo, mão de obra e detalhes dos materiais para cada item. Trata-se de trabalhar o projeto de forma interdisciplinar.

A consultoria BIM nesse contexto entra para ajudar sua empresa a mudar os processos de projeto e treinar sua equipe para essa nova metodologia de trabalho. Serviços de consultoria BIM como o da nossa parceira TocTec, ajudam sua empresa a de adaptar. A TocTec, por exemplo, entra na sua empresa, faz um diagnóstico e planejamento, trabalha a conscientização sobre BIM na sua equipe, depois a treina e apresenta novos processos. Dessa forma você garante que o investimento em tecnologias BIM será bem utilizado e trará as oportunidades de negócio esperadas.

As melhores práticas para o modelo BIM  

As melhores práticas para começar a trabalhar os projetos de seus empreendimentos em modelos BIM envolvem a gestão dos projetos. A empresa deve eleger um projeto piloto e identificar na realidade como funcionam seus fluxos de projeto, até mesmo fazendo um mapa de fluxos. Depois é interessante contar com uma consultoria para adaptar os processos para o modelo BIM e verificar as possibilidades que se adequam à sua realidade.

Quem deseja trabalhar com BIM deve ter equipes dispostas a trabalharem de forma integrada, colaborativa e multidisciplinar com alto nível de detalhamento das informações. Sua empresa deve se preparar para obter as licenças dos softwares necessários e para ter espaço para servidores locais ou na nuvem, garantindo que seus arquivos fiquem seguros.

É possível trabalhar em BIM com diversos níveis de complexidade, o primeiro nível de detalhamento é o já conhecido 3D. Depois vem o 4D, 5D, etc. Trata-se de agregar informações ao 3D, como o detalhamento de custos (orçamento), especificação de material (como cor, espessura, textura, marca, custo, etc.), passando por planejamento de cronograma, sustentabilidade e de manutenção da obra na pós-entrega. Tudo é possível de detalhar dentro do modelo BIM, envolvendo o trabalho de diversos profissionais da área da construção.

Quais são as vantagens dos projetos em BIM

Modelar projetos em BIM faz com que sua equipe trabalhe de forma multidisciplinar e integrada, com todos os engenheiros, arquitetos, orçamentistas e gerentes de projeto atuando no mesmo ambiente de projeto. Por meio do software, geralmente o Revit, a equipe detalha o projeto e o compatibiliza. Ou seja, realiza uma espécie de teste com todas as etapas construtivas para ver se há algum erro de projeto ou algo que não está funcionando, percebendo inclusive oportunidades de melhoria.

A integração das informações também pode acontecer com sistemas como o ERP UAU e outros que sua empresa utilize. Assim o arquivo de projeto terá as informações concretas e atualizadas, evitando erros de planejamento.

Com maior precisão nos dados, sua equipe poderá identificar oportunidades para redução de custos e ter uma noção completa do projeto antes mesmo de construí-lo.

E então, quer começar a modelar em BIM? Sua empresa está pronta? Conte com a nossa parceira TocTec para realizar sua consultoria em BIM!



Noticias relacionadas

Ciclo PDCA: Exemplo prático para sua construtora

Descubra como o Ciclo PDCA pode ser muito útil para melhorar a gestão de projetos da construtora na prática,...

Saiba mais!
Desvendando o eSocial na construção civil

Desvendando o e-Social na construção civil

Todas as empresas, inclusive as do segmento da construção civil, devem ficar atentas, pois o eSocial entra em vigor em...

Saiba mais!
Tire suas dúvidas sobre licitação de obras públicas

Tire suas dúvidas sobre licitação de obras públicas

Se você deseja que sua empresa participe de alguma licitação para obras públicas em nosso país, precisa conhecer bem...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: