CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Você utiliza BIM a favor de seu negócio?

Toda obra possui distinções entre sua composição de materiais, número de profissionais envolvidos, prazo de entrega, dimensões, processos necessários para execução do projeto, entre muitas outras informações.

O que nos leva a concluir que não há como preestabelecer um padrão que possa ser seguido em todas as obras, como forma de otimizar tempo, recursos e procedimentos para que o resultado seja preciso, seguro e eficiente. Além do mais, gerenciar a grande variedade de profissionais envolvidos no projeto pode se tornar uma tarefa bastante complexa.

Entretanto, a complexidade dessa tarefa poderia ser reduzida exponencialmente se houvesse uma forma de atribuir o máximo de informações possíveis no planejamento do projeto e a comunicação entre todos os envolvidos fosse mais fluída, não é mesmo?

Felizmente, as construtoras podem reunir todas as informações sobre orçamento, cronograma de obra, materiais, dimensões, procedimentos e muito mais, em uma única plataforma. Você sabia? Então continue lendo para entender o que é BIM e quais as suas vantagens para o projeto.

Entenda o que é BIM

BIM é a sigla para Building Information Modeling, que traduzido significa Modelagem de Informação da Construção, e como o próprio termo se refere, BIM é uma das maiores inovações sobre modelagem para projetos e construções, oferecendo informações muito mais precisas a respeito do que está sendo construído do que o tradicional desenho 2D, já que ele é apenas uma representação plana da obra.

Modelagens de construções que utilizam o conceito BIM proporcionam uma visualização muito mais ampla, precisa e fiel do que será o resultado final de uma obra, pois o desenho é representado em 3D. Pois, diferente do desenho 2D que proporciona a visão de apenas duas dimensões de um objeto (largura e comprimento), o desenho 3D permite uma visualização tridimensional (largura, comprimento e profundidade), aproximando a perspectiva da realidade.

Quais informações devem conter em um projeto sobre o conceito BIM?

Um projeto de qualidade realizado através do conceito BIM deve conter informações que atendam a todas as partes envolvidas na construção. Ou seja, deve trazer dados sobre todos os detalhes que constituem a obra e que possam ser utilizados tanto pelos planejadores, arquitetos, engenheiros, até mesmo por quem é responsável pela compra de materiais.

Em um projeto realizado com BIM, haverá informações como:

  • Dimensões de paredes, cômodos e áreas;
  • Localização de toda a instalação hidráulica e elétrica;
  • Localização de toda a tubulação de gás;
  • Quantidade de insumos e mão de obra que serão utilizados.

Com base nesses dados, podemos chegar ao seguinte raciocínio: se, por exemplo, quisermos construir uma parede utilizando o BIM, teremos acesso não somente às suas dimensões (altura, largura e espessura), mas também a quais materiais são necessários e à respectiva quantidade necessária para construir essa parede, além de detalhes sobre:

  • Custo;
  • Propriedades acústicas e térmicas;
  • Fornecedores etc.

Quais são os principais benefícios?

Entre os principais benefícios do conceito BIM, podemos destacar:

  • Interoperabilidade – Diversos profissionais envolvidos e trabalhando em conjunto em um mesmo projeto;
  • Previsibilidade – Possibilidade de prever falhas e testar soluções previamente;
  • Precisão – Mais exatidão no cumprimento dos prazos estipulados no cronograma da obra;
  • Visualização – Mais facilidade em visualizar e compreender o projeto, o que garante a eficiência da obra;
  • Comunicação – Otimização na comunicação entre os envolvidos no projeto;
  • Atualização – Compartilhamento de informações da obra em tempo real;
  • Otimização – Possibilidade de melhorar a utilização de recursos, custos e processos.

O que é preciso?

Para aplicar o conceito, é necessário um software embasado no BIM. Assim, diversos profissionais podem trabalhar em um único arquivo referente ao mesmo projeto.

Também é possível adicionar dados e informações relevantes que competem às suas devidas áreas. As atualizações são realizadas simultaneamente para todos os envolvidos no projeto.

O BIM e os softwares modernos

Certamente, após entender o conceito de BIM, você deve ter se questionado: “Mas, e quanto aos tradicionais softwares de modelagem, engenharia e arquitetura? (CAD)”. Softwares como o AutoCAD são considerados um marco na história da construção civil e o desenho 2D, pois foram o principal ponto de transição entre a prancheta e o computador.

Engenheiros, arquitetos e muitos profissionais do setor acostumaram-se a estas ferramentas, então a questão é: Programas como Vector Works, AutoCAD, ArchiCAD e Autodesk Revit vão integrar o conceito de BIM? A boa notícia é que sim, a maioria das ferramentas vai integrar o BIM em suas plataformas.

Perspectiva de um futuro promissor

Nunca na história se investiu tanto em tecnologia de aumento de realidade. Diariamente, nos deparamos com notícias sobre os avanços da realidade virtual, hologramas, dispositivos que reproduzem vídeos e imagens em 3D, além de grandes investimentos nesse tipo de tecnologia.

O que nos dá uma perspectiva bastante promissora do futuro e torna plausível imaginarmos que, um dia, poderemos visualizar todo o projeto no local em que ele será construído e interagir com ele, antes mesmo das obras terem se iniciado.

Para saber tudo sobre BIM e utilizá-lo a favor de seu negócio, leia o e-book que preparamos especialmente sobre o tema!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!