CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Passo a passo de como criar uma construtora de sucesso

Criar uma construtora do zero pode parecer assustador, mas com a orientação certa você pode tirar este sonho do papel e concretizá-lo o quanto antes! Então quer saber como criar uma construtora de sucesso? Fique atento as dicas que separamos para te ajudar a se organizar e empreender com mais tranquilidade!

Entendendo o mercado

Antes de tudo, você deve entender em qual mercado está tentando se inserir. Já que cada região tem uma particularidade e um perfil diferente quando se trata de construção. Você tem experiência quanto ao que os compradores de imóveis buscam na região? Qual é o perfil de imóvel mais aceito no mercado que você deseja trabalhar? Qual a sua capacidade de produção e preço? Já levantou o capital suficiente para iniciar essa jornada?

Esta é uma boa fase para aplicar a teoria dos 4Ps do marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção. A teoria desenvolvida por Jerome McCarthy prega que os 4Ps precisam estar equilibrados para que a empresa tenha uma boa inserção de mercado. Qual será o seu diferencial? Qualidade? Preço? Por isso, é bom optar por uma estratégia neste início.

Sendo assim, é essencial também definir qual será o perfil da sua construtora: trabalha em obras residenciais, comerciais, industriais, pequenas construções, de qual faixa de valor, etc. É interessante procurar o SEBRAE local para elaborar junto com especialistas um Plano de Negócios: é uma consultoria gratuita, um direito seu.

Escolhas estratégicas

Depois de entender o mercado, você deve definir em um Plano de Negócio, qual nicho deseja atuar e quais são os objetivos que deseja alcançar com sua construtora.

A alma do negócio é a sua motivação para empreender. Portanto pergunte-se: por quê quero ter uma construtora? Mas mirar apenas no lucro não é motivo suficiente, sua empresa deve ter um objetivo maior, como tornar sonhos realidade, contribuir para tornar a moradia algo mais acessível: tudo depende do seu perfil e daquilo que o move.

Também é necessário fazer escolhas que vão dar a “cara” do seu negócio: elaborar um logo, slogan e escolher um ponto para ser a sua sede. Certifique-se de contratar profissionais especializados que ajudarão a passar a mensagem que você deseja transmitir com a sua imagem!

Não se esqueça de montar um planejamento financeiro que deve ser seguido de forma mais atenta no começo das atividades! Os primeiros anos costumam ser mais difíceis, mas com uma boa estrutura, sua construtora se consolidará.

Etapa burocrática

Esta é talvez a etapa mais trabalhosa: dar início a todas as exigências legais para a abertura de uma construtora. Você pode contratar um escritório de contabilidade para auxiliar neste processo, mas ressaltamos aqui algumas das obrigatoriedades que encontrará neste percurso. Sua construtora deverá ter:

• Registro na Junta Comercial do local;
• Registro de CNPJ junto à Receita Federal e enquadramento em relação ao Porte (Microempresa, Pequena Empresa, etc.);
• Obter alvará de funcionamento junto à Prefeitura Municipal;
• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal do setor da construção;
• Registro na Caixa Econômica Federal para FGTS/INSS de funcionários;
• Aprovação de segurança do local junto ao Corpo de Bombeiros;
• Um responsável técnico com registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia);
• Registro do CNPJ junto ao CREA regional.

Entrando no mercado

Uma vez que tudo estiver legalizado, é hora de contratar funcionários, atrair clientes e finalizar seu primeiro projeto com sucesso. Sua estrutura básica deverá contar com um escritório para atendimento de clientes, com ambiente confortável, um escritório de administração e um espaço para guardar equipamentos.

Sua equipe inicial pode ser enxuta, mas você vai precisar de alguém para atender os clientes comercialmente, um funcionário para a administração e a equipe de obra, que pode ser variada de acordo com a necessidade e o porte da sua empresa. Caso ainda não consiga contar com uma equipe interna para executar as construções, pode contratar uma equipe por empreitada e focar nos aspectos mais gerenciais das obras.

Para atrair clientes, o meio mais barato de se divulgar é no boca a boca. Mas você pode criar anúncios em rádios, jornais locais e na internet – estabeleça uma boa presença online, os custos costumam ser baixos. Enquanto proprietário, é importante também procurar ativamente por clientes, utilize sua rede de contatos!

De olho no futuro

Sem dúvida o planejamento financeiro (controle de fluxo de caixa, reserva financeira, capital de giro, orçamentação de obra e insumos) e a gestão de obras são os pontos nervosos para o sucesso de uma construtora! Portanto, certifique-se de que você está dentro do seu planejamento e prepare-se para crescer e aumentar a escala dos seus negócios. Avalie e reavalie o seu planejamento constantemente, é com ajustes e decisões inteligentes que uma construtora cresce no mercado da construção!

contato
UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!