Como reduzir a carga tributária na construção civil

Área do Cliente

Como reduzir a carga tributária na construção civil



16 de fevereiro de 2021

A carga tributária no Brasil é um peso para várias empresas brasileiras, e na construção não é diferente. Mas com uma boa organização sua empresa pode aliviar essas obrigações! É preciso se organizar para escolher o regime tributário mais adequado, aproveitar os incentivos fiscais, pensar em utilizar um sistema de gestão, terceirizar processos contábeis e fiscais, são várias as medidas para reduzir a carga tributária na construção civil! Vamos ver algumas mais de perto?

Adotando o regime tributário mais adequado para a construção

Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, qual regime melhor se aplica à sua empresa da construção? Você sabia que escolher o regime correto pode te ajudar a pagar menos impostos? Simule juntamente com sua equipe contábil cada um dos regimes tributários aos quais sua empresa pode se adequar, comparando as vantagens e desvantagens de cada um para tomar a melhor decisão para os seus negócios.

Quando você precisa reenquadrar sua empresa ao longo do ano fiscal, a dor de cabeça acaba se tornando maior, pois você terá que lidar com dois regimes diferentes, duas bases de cálculo. Por isso, tenha certeza de que seu planejamento leva em conta também o crescimento da sua empresa!

Para saber mais detalhes sobre os diferentes regimes tributários na construção, leia nosso post com dicas de como escolher o regime tributário correto para sua empresa da construção.

Quais são os principais impostos da construção civil?

As empresas da construção costumam lidar com muitas obrigações, listamos aqui algumas delas:

  • ISS: Imposto Sobre Serviços;
  • PIS: Programa de Integração Social;
  • Cofins: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • IRPJ: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
  • INSS: Instituto Nacional do Seguro Social;
  • Taxas de aprovação para obras (em diferentes órgãos, tais como prefeitura, bombeiros, vigilância sanitária, etc.);
  • SPED: Sistema Público de Escrituração Digital ou Escrituração Fiscal Digital EFD (EFD-ICMS/IPI);
  • Dimob: Declaração de Informações s/ Atividades Imobiliárias.

Por que atrasar impostos é uma péssima ideia

Você consegue acompanhar e cumprir com todas as obrigações? Sua equipe contábil e fiscal está atenta? Se perder em impostos pode prejudicar seu crédito no mercado e dificultar a aprovação das burocracias que sua empresa necessita cumprir para dar andamento às obras e liberar a venda e financiamento das unidades de imóveis!

Atrasar impostos não é uma boa opção para as empresas brasileiras pois o refinanciamento se torna praticamente obrigatório por meio de programas como o Refis, e se acumula com as obrigações do ano seguinte. Caso não opte pelo refinanciamento da dívida, sua empresa terá que pagar juros, poderá ser acionada judicialmente e até mesmo ser multada. De qualquer forma, perder os prazos e negligenciar as cobranças do governo não é uma opção inteligente para nenhum negócio, por isso é preciso se organizar!

Gestão contábil e fiscal com um sistema de gestão

A falta de organização é uma das maiores dores na contabilidade das empresas da construção, mas com a ajuda de um bom sistema de gestão é possível estruturar e até mesmo automatizar boa parte das obrigações fiscais e contábeis para nunca mais perder um prazo ou descumprir um requisito legal.

O ERP UAU da Globaltec te ajuda a definir processos de backoffice, estruturando os normativos e relatórios de conformidade para que sua empresa da construção possa cumprir todos os requisitos tributários. O sistema te permite gerar demonstrativos contábeis (balanço patrimonial, DRE, DFC, DLPA, DMPL), fazer a contabilidade societária, análises de resultados como índices de liquidez e lucratividade e utiliza toda a plataforma SPED. Já conhece o módulo de Contabilidade do UAU?

Optando pelo BPO Contábil e Fiscal

Você conhece o conceito de BPO Contábil e Fiscal? BPO é sigla para Business Process Outsourcing, ou seja, a contratação de uma empresa terceirizada para tratar de processos padrões.

Optar pela terceirização para cuidar da sua escrituração contábil e outras obrigações diminui custos com pessoal e garante que sua construtora, empreiteira ou incorporadora contará com o apoio de uma empresa especializada, evitando assim erros por falta de conhecimento ou experiência.

Existem empresas especialistas na terceirização das obrigações contábeis e fiscais na área da construção, como a nossa parceira Marox, que desenvolveu um processo especializado com base em todo o seu conhecimento acumulado na área.

Gostou das nossas dicas? O ERP UAU é o parceiro ideal para controlar todas as suas obrigações tributárias e fiscais, conte conosco para levar a sua gestão ao mais alto nível!

contato


Noticias relacionadas

Descubra como a Inteligência artificial pode influenciar o mercado da construção civil

Inteligência Artificial é um tema atual por causa de seu potencial para mudar a forma como os seres humanos...

Saiba mais!
Descubra como tornar sua empresa mais competitiva no mercado de construção

Descubra como tornar sua empresa mais competitiva no mercado de construção

Descubra como ser mais assertivo nas decisões de seu negócio, tornando mais competitivo no mercado da construção civil.

Saiba mais!
Descubra as novas tecnologias para construção civil

Descubra as novas tecnologias para construção civil

Conheça as tendências no segmento de construção civil para 2019. As novas tecnologias que estão cada vez mais presente...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: