Assim como todos os setores da economia, o mercado de imóveis sofreu os impactos da pandemia de coronavírus. Mas isso não necessariamente significa algo ruim. Apenas que as construtoras e incorporadoras precisam estar atentas para acompanhar as tendências do mercado e investirem bem seus esforços! Vamos ver em detalhes o que esperar do mercado de imóveis em 2021 para você não perder nenhuma oportunidade!
Aumento no preço do aluguel comercial e residencial
O preço do aluguel aumentou bastante durante a pandemia, puxado pelo forte aumento do IGPM, índice amplamente utilizado para calcular reajustes contratuais. O índice acumulado nos últimos 12 meses é de 28,94% (fevereiro de 2021). O que significa que um aluguel de R$ 1.500,00 a ser reajustado pelo IGPM teria que ter seu valor por 1,2894 (R$ 1.500,00 X 1,2894), passando a custar R$ 1.934,10 pelo próximo ano. Esse aumento, juntamente com o aumento dos outros custos, como energia elétrica, fatura de água, condomínio, pesou no orçamento do brasileiro.
Mas o aumento do preço do aluguel traz outras oportunidades para o mercado! Ao mesmo tempo que o índice que reajusta aluguéis subiu, os juros para financiamento bancário diminuíram! Isso significa que os consumidores estão cada vez mais procurando por imóveis residenciais para comprar via financiamento e finalmente sair do aluguel. A pandemia também mostrou a importância de ter mais solidez e segurança quanto à moradia. Ou seja, que é importante ter uma casa própria para não ter que se mudar às pressas em tempos de crise. Isso é algo que as construtoras e incorporadoras podem utilizar ao seu favor para trabalharem as vendas, pois é um sentimento forte nos tempos atuais!
Diminuição da venda de imóveis comerciais e aumento da venda de imóveis residenciais
Os imóveis comerciais, por outro lado, estão sendo menos procurados tanto para aluguel quanto para compra. Com a tendência do home office em alta por conta da necessidade de isolamento. Muitas empresas e profissionais perceberam que não precisam de uma sede física para seus negócios ou diminuíram as operações presenciais.
O índice Fipe/Zap, que mede o preço médio de venda e aluguel de imóveis. Mostra que no acumulado de 12 meses o preço médio de venda de imóvel comercial apresenta queda de 1,21% e o preço médio de locação caiu 1,08%. O preço médio de venda de imóveis residenciais apresenta alta de 3,99%, o que ainda fica abaixo da inflação (5%). Portanto, os clientes que têm condições de encarar um financiamento estão à procura de imóveis residenciais para comprar. O que aquece o mercado e eleva o número de lançamentos!
Home office e espaços comuns em alta
Uma coisa que a pandemia mostrou a todos foi a importância de ter mais espaço físico em casa. Principalmente, um lugar reservado para o home office. A tendência para fazer um projeto arquitetônico diferenciado é oferecer imóveis com uma metragem um pouco maior. Cozinhas, salas e quartos mais amplos, pois as pessoas têm se dado conta de que é importante ter áreas maiores em suas residências. Além disso, os espaços gourmets e varandas também seguem em alta como uma opção de lazer sem precisar sair de casa!
O home office não apenas influencia a queda da procura por imóveis comerciais como passa a ser uma exigência dos clientes na hora da compra e aluguel do imóvel residencial. Um cômodo extra ou até mesmo um cantinho da sala ou corredor projetado corretamente pode resolver essa questão. Mas é importante ter em vista que o cliente vai estar preocupado com isso na sua procura por imóveis!
Outra tendência que a pandemia trouxe à tona foi a necessidade de ter espaços amplos ao ar livre para que as pessoas possam circular e se distrair sem precisarem sair de casa. Isso se traduz em jardins maiores, áreas de caminhada, opções que tragam um pouco de ar fresco para o ambiente residencial.
Atendimento virtual para vendas e aluguel
Em 2021 todo o atendimento para clientes que procuram imóveis para comprar ou alugar deve ter a opção de ser feito completamente online. Para isso, construtoras, incorporadoras e imobiliárias precisam investir na tecnologia certa para trabalhar suas vendas. Como um sistema CRM para mediar as relações com o cliente.
As visitas virtuais também são uma realidade! Equipamentos de captura de imagens 360º ajudam o cliente a visualizar os imóveis sem a necessidade de visitas. Ou então os corretores precisam estar equipados com telefones com câmeras de alta qualidade e internet com boa conexão para poderem mostrar imóveis por chamada de vídeo! Há opções para tours virtuais 360º como o oferecido pelo Matterport.
É extremamente importante focar num bom atendimento para proporcionar a melhor experiência para o cliente e dar a possibilidade de fazer todo o processo, da visita ao contrato, de forma inteiramente digital e online!