Todos os aplicativos bancários só falam de uma coisa: PIX. Você já sabe o que é e como vai funcionar? O UAU está preparado para essa inovação! O PIX é uma novidade do Banco Central que promete simplificar e agilizar as transações bancárias digitais para empresas e pessoas físicas. Vamos entender em detalhes?
O que é o PIX
PIX é um novo tipo de transação bancária instantânea para pagamentos e transferência de dinheiro totalmente digital. É muito parecido com transações já existentes como DOC ou TED, mas a diferença é a exclusividade para o meio digital. A transação será instantânea, funcionará 24h por dia, todos os dias e não terá custos para pessoas físicas (para empresas a taxa será reduzida em relação às outras transações).
Para as empresas da construção, a diferença maior será na agilidade das transações. Ou seja, será possível “fazer um PIX” a qualquer hora de qualquer dia, agilizando os processos de pagamento e transferência de valores tanto para fornecedores quanto para clientes.
Quais são as vantagens do PIX
O Banco Central destaca que a criação foi uma necessidade em virtude da quantidade de pagamentos eletrônicos que têm acontecido nos últimos anos. Algumas das vantagens da nova transação são:
- É grátis para pessoas físicas;
- A taxa de transferência deve ser mais barata para pessoas jurídicas;
- Funciona 24h todos os dias da semana;
- É totalmente online;
- O dinheiro demora no máximo de 10 a 12 segundos para cair na conta;
- Só é necessário um dado para realizar a transação (a chave PIX);
- Oferece a opção de pagar e cobrar por QR code.
Como funcionam as chaves PIX?
É bom esclarecer que as transações só vão começar a partir de 16 de novembro. Por enquanto o que se deve fazer é cadastrar as chaves PIX no banco de preferência por meio de aplicativos ou internet banking. É importante destacar que é necessário fazer cadastro de chaves em cada banco em que houver uma conta titular.
É possível cadastrar várias chaves diferentes ou apenas uma, as opções são: o CNPJ (ou CPF), número de telefone ou uma chave de 32 dígitos gerada aleatoriamente – esta chave dará direito a gerar pagamentos por QR Code.
No momento, as pessoas jurídicas podem cadastrar até 20 chaves PIX por conta bancária e as pessoas físicas até 5 chaves.
Quando for realizar alguma transferência ou pagamento com o PIX, deverá utilizar uma chave PIX ou QR Code, não há mais necessidade de ter todos os dados bancários da pessoa ou da empresa para quem deseja enviar o dinheiro. O mesmo para receber: basta dar sua chave PIX ou QR Code ao pagador.
Para pessoas jurídicas, o custo do PIX promete ser menor que DOC, TED ou boleto, o que também facilitará os processos de pagamento. Cada banco deverá estipular suas tarifas, uma vez que o BC não fixou um valor. Espera-se que o custo seja menor para incentivar a adesão de empresas ao uso do PIX.
Segurança e validade legal
Ainda assim para empresas, recomenda-se a utilização das chaves PIX com número aleatório, também chamada de EVP – Endereço Virtual de Pagamento (uma combinação de 32 dígitos). O código EVP é a forma de receber pagamentos sem informar nenhum dado pessoal, apenas a sequência de números e letras criada somente para o pagamento via PIX. Este código também proporciona a geração de códigos de barra QR Code, que podem ser de valores fixos ou variáveis.
O Banco Central e as outras instituições financeiras estão prometendo garantias quanto à segurança e à validade legal das transações, mas somente haverá a confirmação de como tudo funcionará quando a operação começar para valer: em 16 de novembro.
PIX com ERP UAU
Certamente o ERP UAU está preparado para mais essa novidade! Assim sendo, estamos nos organizando para oferecer essa nova opção para gerar boletos e QR Codes para pagamento dentro do ERP: é o ERP UAU acompanhando você em todas as evoluções de gestão.
E então, sua empresa vai aderir ao PIX? Se precisar de ajuda para entender como essa transação vai funcionar dentro do UAU no futuro, conte com a gente!
Solicite seu diagnóstico gratuito e conheça as vantagens do PIX para a gestão de recebíveis na sua incorporadora. Saiba mais!