setor de loteamentos : 7 características que um engenheiro precisa ter. 7 características para atuar no setor de loteamentos

Área do Cliente

setor de loteamentos : 7 características que um engenheiro precisa ter.



08 de julho de 2021
setor de loteamentos
Por Wagner Alves de Oliveira

para o setor de loteamentos não há dúvidas que o conhecimento técnico é fundamental e ser um bom engenheiro. Mas você sabia que é possível ir muito além disso?

Entenda quais são as principais características para atuar com maestria no setor de loteamentos e veja como alcançá-las!

Ser um bom engenheiro vai muito além de ser bom em cálculos. Se você é um profissional da engenharia e está lendo esse texto, isto já é um ótimo sinal pois é provável que você esteja em busca de melhorias.

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, além de uma boa qualificação é importante trabalhar também o relacionamento com parceiros e ter espírito de liderança. Ou seja, é preciso ir além da engenharia para ser um profissional com excelência e reconhecimento no mercado de loteamentos.

Confira também nossa Live sobre loteamentos: como otimizar tempo e recursos financeiros na geração de novos negócios

Quer saber quais são as características de um bom engenheiro? Então continue lendo este artigo.

1.  Seja um bom líder no setor de loteamentos

O espirito de liderança está presente nas pessoas mais memoráveis, isso porque essas pessoas são inspiradoras e tem forte influência sobre os demais.

Engenheiros precisam ser bons líderes, porque muitas pessoas dependem de seu trabalho, logo, é preciso que seus pares confiem em você e respeitem sua opinião.

Até porque, bons líderes compartilham conhecimento, assumem responsabilidades e sabem dividir tarefas. Também é importante que você faça com que seus pares se sintam valorizados e ouvidos.

Muitas pessoas acreditam que os lideres já nascem líderes, mas esse é um aspecto que sempre pode ser melhorado nos seres humanos.

Então se você deseja ser um bom líder, leia essas sugestões:

  • Ouça o outro e respeite as diferentes opiniões;
    • Seja simpático;
    • Seja generoso;
    • Entenda o seu mercado;
    • Tenha conhecimento sobre a sua área;
    • Saiba delegar tarefas;
    • Conheça a sua equipe.

2.  Tenha organização no setor de loteamentos

Manter-se organizado é importante não só para a gestão da sua vida pessoal, mas também para o profissional.

É sabido que engenheiros costumam trabalhar muito e justamente por isso é preciso ter feedback e controle sobre suas atividades, projetos entre outras demandas. por isso recomenda-se usar um bom sistema de loteamentos.

Portanto, um bom engenheiro possui uma visão holística, crítica e sabe quando priorizar atividades, delegar funções e dividir bem o seu tempo. Lembre-se também de anotar suas ideias, assim você não as perderá.

3.  Vontade de aprender mais

Pensar e agir de modo que já sabe tudo sobre o mercado de loteamentos é o primeiro passo para se tornar um profissional mediano.

Ótimos engenheiros reconhecem a necessidade do aprendizado constante e estão sempre buscando aprender coisas novas sobre o parcelamento do solo. Nunca se esqueça de buscar aperfeiçoamento naquelas atividades que você já domina.

Se capacitar é importante para não ficar ultrapassado e também para ser um profissional cada vez mais dinâmico.

E como já sabemos, seus estudos podem ir muito além do conhecimento técnico. Buscar ser um líder também é um aprendizado.

Procure por cursos na área de liderança, assim você será um profissional cada vez mais completo.

4.  Abra a mente

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Por mais que algumas pessoas resistem em usar, ela está aí para nos ajudar.

Não fique para trás, busque aprender sobre o que há de novo no mercado de loteamentos, analise as possibilidades que a tecnologia pode trazer e aplique aquilo que julgar interessante.

A grande vantagem da tecnologia é que ela está sempre mudando e se adaptando, criando coisas novas e inclusive programa para loteadora.

5.  Tenha perfil analítico

Lidar com números é sempre um desafio. É obrigatório estar atento para não cometer nenhum erro e não deixar nada passar batido.

Neste caso, ter perfil analítico e preocupar-se com detalhes é um pré- requisito, pois não tropeçamos em rochas, mas sim em pedras pequenas.

Buscar melhorias contínuas, analisar cenários, ter aptidão com gráficos e planilhas não só te tornarão um profissional melhor como te ajudarão a encontrar novas ideias.

6.  Seja econômico

Preocupe-se com os recursos e evite desperdícios. Profissionais prime são preocupados com o meio-ambiente e com os custos de seu projeto. Buscam por alternativas sustentáveis, evitam o desperdício de matéria prima.

7.  Entenda o mercado do setor de loteamentos

Um profissional prime entende não só da sua área, mas de todos os aspectos que envolvem o projeto. Por isso, conhecer sobre empreendedorismo, legislação urbanística, segurança do trabalho, legislação fiscal, impostos sobre faturamento, responsabilidades legais que envolvem as partes, organização do canteiro, são requisitos para que você realize bem o seu trabalho.

Para ser um profissional requisitado não é tão simples assim, mas é estudando, buscando o conhecimento e a capacitação que a excelência é alcançada.

Então que tal começar a sua jornada? Por isso, recomendamos que você acesse nossas redes sociais para sempre receber nossos conteúdos.

Dica bônus

Como funciona o sistema para loteadora?

Estando em um setor altamente competitivo, é comum que as loteadoras enfrentem vários desafios em diversas áreas do negócio: planejamento de projetos, estudo de viabilidade, lançamento, colaboração com construtoras, subcontratados, visibilidade no fluxo de caixa, preços e conformidade regulatória.

No mercado imobiliário e da construção, é preciso manter os custos baixos, acumular eficiências nos processos e se manter competitivo ao passar esses benefícios para o cliente por meio de preços ideais. Você precisa ser capaz de gerenciar o projeto, a seleção do local, a construção, o planejamento do orçamento, as aprovações regulatórias e todos os outros aspectos da gestão de loteamentos com inteligência.



Noticias relacionadas

Como reduzir custos de gerenciamento da sua obra

Há várias formas de fazer um bom trabalho e ao mesmo tempo economizar com os custos de gestão!...

Saiba mais!

Por que contratar o ERP UAU para gestão de uma construtora?

Toda construtora em crescimento chega a um ponto em que é preciso tomar uma decisão sobre como se organizar...

Saiba mais!
Confira 5 dicas de como o ERP pode ajudar no gerenciamento da sua construtora

Confira 5 dicas de como o ERP pode ajudar no gerenciamento da sua construtora

Descubra como ter uma visão ampla de todos os setores de sua construtora, de forma simplificada com o auxilio...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos