CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Descubra a importância de um sistema para loteamento

Descubra a importância de um sistema para loteamento

O setor imobiliário está entre as indústrias mais importantes para a economia brasileira. A expectativa para 2019 é que o mercado continue aquecendo e que o preço do metro quadrado comece a, enfim, subir depois de um longo período de recessão.

Para acompanhar esse crescimento, empresas do setor precisam ficar atenta as tendências das soluções que ofereçam maneiras mais fáceis de gerenciar a área de negócios. É o caso de um sistema para loteamento, ou software ERP de loteadora.

O ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em uma tradução livre. Se trata de um sistema que integra e reúne em um só lugar todos os dados da gestão do loteamento. 

Mas quais os benefícios de fazer isso? Continue lendo e descubra a importância de um sistema para loteamento para sua empresa!

Como funciona o sistema para loteamento?

Estando em um setor altamente competitivo, é comum que as loteadoras enfrentem vários desafios em diversas áreas do negócio: planejamento de projetos, estudo de viabilidade, lançamento, colaboração com construtoras / subcontratados, visibilidade no fluxo de caixa, preços e conformidade regulatória.

No mercado imobiliário e da construção, é preciso manter os custos baixos, acumular eficiências nos processos e se manter competitivo ao passar esses benefícios para o cliente por meio de preços ideais. Você precisa ser capaz de gerenciar o projeto, a seleção do local, a construção, o planejamento do orçamento, as aprovações regulatórias e todos os outros aspectos da gestão de loteamentos com inteligência.

Com o auxílio de um ERP para loteamento, é possível aumentar a eficiência e a visibilidade em toda a sua empresa. O sistema também permite obter uma visão de perto dos seus gastos em relação aos orçamentos, entre projetos e locais, e reduzir seus custos sem comprometer a qualidade.

Veja abaixo algumas das funcionalidades que possibilitam isso:

  • Gerenciamento de banco de terrenos e sanções com segurança. É sempre difícil controlar o imenso banco de terrenos e administrar as complexas sanções e processos de aprovação. O ERP torna isso fácil e transparente;
  • Gerencimento de leads. Veja seus clientes em potencial com antecedência e ajude-os a avaliar melhor as propriedades. Fique atento às suas oportunidades em tempo real, em qualquer lugar. Avalie o progresso da geração de leads a qualquer momento e planeje as próximas etapas com seus clientes em potencial;
  • Integração dos dados. Os loteamentos parecem muito difíceis de operar se todos os dados da sua gestão não estiverem sob o mesmo teto para que você tenha visibilidade sobre os projetos, seus planos associados, reservas, detalhes do cliente e assim por diante. 
  • Apoio nos lançamentos. Com a integração dos dados, o ERP permite que você faça lançamentos online, realizando vendas em tempo real, ou seja, seus corretores poderão emitir contratos, projetar orçamentos e ver áreas disponíveis para os potenciais clientes in loco, sem precisar retornar ao escritório.
  • Gerenciamento de várias empresas e projetos. Crie um inventário completo de propriedades de diferentes tipos com todos os detalhes necessários. Mantenha facilmente o status das unidades e use a precificação baseada em regras para definir os preços para diferentes unidades. Adicione vários planos de pagamento e faça a gestão de comissões no sistema;
  • Gerenciamento dos corretores, incluindo várias corretoras com base em metas variáveis ou fixas para diferentes projetos. Administre suavemente a liberação de propriedades e lide com tarefas complexas de administração e documentação;
  • Gestão de inadimplência. O ERP faz toda gestão de cobrança de forma automatizada, como envio de boleto, geração de segunda via e comunicações com os clientes por e-mail e sms para garantir que o loteamento mantenha um fluxo de caixa estável;
  • Pós-venda. Foco no relacionamento e interação com clientes e leads, com intuito de aumentar a satisfação e garantir vendas futuras.

Quais os benefícios do sistema para loteamento?

Conheça abaixo os benefícios do sistema para loteamento:

Gerenciamento de locação

O módulo de gerenciamento de arrendamento abrange uma análise completa de todos os requisitos de locação, métricas de ocupação-disponibilidade e gráfico de demanda-oferta. Além disso, inclui inteligência em locação em 360 graus e gerenciamento de aluguel, revendas e escalonamentos. 

Gestão financeira

Os sistemas ERP para gestão de loteamentos coletam dados em tempo real dos departamentos de vendas,  compras e geram reconciliação livre de erros entre os materiais adquiridos, o que possibilita a realização de lançamentos com vendas em tempo real, por exemplo.

Os painéis visuais fornecem uma visão clara e concisa das contas a receber, lucros e perdas, balanço, pagamento e balancete. Além disso, o sistema é responsável por oferecer todos os insights sobre planejamento de fundos, deduções fiscais e conformidade regulatória.

Gestão de inventário

Um ERP para o setor imobiliário e de propriedade fornece integração em tempo real para dados de material, construção, finanças e vendas. Melhora o controle geral na aquisição de estoques e ajuda na prevenção da situação crítica.

Gerenciamento de projetos

O gerenciamento completo do projeto será realizado usando os sistemas ERP especializados para o setor imobiliário. O faturamento diário e os pagamentos que são executados para os contratados são automatizados.

Os indicadores de custo e progresso também estão lá para descobrir o custo estimado do projeto e os lucros totais, podem ser analisados em tempo real com auxilio da solução BI – Business intelligence

Gestão de pagamentos

O uso do sistema ERP é feito de forma excelente para lidar com todo o processo de gerenciamento de pagamentos. O processo envolve a manutenção e execução de todas as programações de pagamento.

O setor imobiliário está adquirindo um escopo mais amplo ao obter a essência completa de um sistema para loteamento.

Conheça você também os benefícios do sistema mais de perto acessando o nosso case de sucesso na Kreimer Engenharia!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!