Vender terrenos para construtora pode ser um bom negócio, basta saber como fazer da melhor forma! Para isso, separamos todas as informações que você precisa saber para aproveitar essa oportunidade e fazer boas negociações. Vamos ver as melhores práticas para vender terreno para construtora?
Vender terreno para construtora está em alta
Antes de mais nada, é preciso avaliar se o seu terreno é um bom negócio para uma construtora. Para ter certeza, levante as seguintes características do seu terreno e compare com terrenos em outras áreas: preço, área e localização. Dessa forma você consegue visualizar as vantagens, os pontos fortes e fracos do terreno que tem para vender. Estar bem informado proporciona negócios melhores!
Além disso, as construtoras geralmente desejam tirar o máximo de proveito e investir no local que possibilite a construção que mais valorizará e mais renderá lucros. Para ter certeza das possibilidades que seu terreno oferece para sua construtora, é bom prestar atenção nas melhores práticas para a venda de terreno para construtora.
Melhores práticas para vender terreno para construtora
Depois de levantar informações sobre preço, área, localização você terá um perfil do seu terreno. Em seguida, tenha certeza de garantir o seguinte sobre o seu terreno à venda.
Documentação em dia
Os impostos estão em dia? Verifique se está em aberto com algum imposto como IPTU, ITR e outros. Além disso, veja se a sua escritura está correta, com o levantamento da área de acordo com a realidade. Também se certifique de que todos os proprietários estão de acordo com a venda para que o negócio seja rápido e fácil para a construtora.
Procure o perfil certo de construtora/incorporadora para quem vender
Por outro lado, se deseja vender um terreno para uma construtora ou incorporadora, é interessante verificar o histórico da empresa que se interessar em fazer negócios. Veja se a empresa tem pendências com o governo, se tem histórico de boa pagadora, se os clientes a recomendam.
Se você estiver procurando por uma abordagem ativa de venda, pode oferecer o terreno para alguma construtora ou incorporadora. Para isso, levante as empresas locais que constroem empreendimentos que combinem com as possibilidades que seu terreno proporciona e ofereça seu terreno. Chegar bem informado a um possível comprador ajuda no processo de negociação!
Pesquise a viabilidade de construção no seu terreno
Cada área, seja urbana ou rural, está sujeita a um código de obras local. Consultando o plano diretor da sua cidade, o zoneamento urbano e o código de obras na prefeitura, você terá certeza da viabilidade da construção. Ou seja, saberá quantos andares podem ser construídos no local, qual a distância a ser mantida entre divisas e outras informações importantes. Dependendo do perfil do seu terreno, pode ser necessário consultar as possibilidades no código ambiental. Isso vale principalmente para áreas com bastante vegetação, com nascentes, próximas a rios, entre outras.
Infraestrutura
As construtoras procuram por terrenos com infraestrutura já prontos ou então que facilitem a integração com a infraestrutura próxima. Isso compreende energia elétrica, tubulação de esgoto, água, escoamento de chuva, asfalto. Mesmo terrenos que sejam vendidos para fazer loteamentos precisam ao menos oferecer a possibilidade de ter essa infraestrutura básica, isso facilita a venda para construtoras.
Vantagens de vender terrenos para construtoras
Fazer negócio com construtoras e incorporadoras pode ser uma boa ideia por alguns motivos. Enquanto isso, o primeiro é que sendo uma empresa com intenção de construir, geralmente as construtoras e incorporadoras têm um bom capital para investir e costumam pagar à vista ou parcelar em poucas vezes, sem necessidade de financiamento.
No entanto, construtoras e incorporadoras são compradores que não gostam de se incomodar e não dão trabalho para o vendedor, e como estão acostumados a lidar com trâmites burocráticos, podem assumir essa parte do negócio. Certifique-se de que o contrato de venda estará bem feito e não haverá nenhum problema.
Outra vantagem é que as empresas podem oferecer várias opções para fechar o negócio, até mesmo uma participação na futura construção. Por exemplo, ao vender o terreno para uma construtora erguer um prédio, você pode pedir como pagamento um dos apartamentos assim que o empreendimento estiver pronto.