O mercado da construção oferece excelentes oportunidades de negócio, mas como em qualquer segmento, precisa de investimentos e boas práticas para conquistar e manter clientes.
Existem algumas medidas que devem ser tomadas como conhecer bem seu próprio público, investir em bom relacionamento e otimização de processos, neste quesito, contar com um ERP especializado ajuda e muito sua empresa a melhorar no ramo.
Para alavancar seus resultados, separamos 5 fatores para vencer os desafios no atendimento aos clientes:
1. Entenda o ciclo de compra de seus clientes
Você sabe o que seu cliente procura? Esse fator é muito importante para desenvolver um atendimento personalizado, entender o que ele precisa em cada momento da interação com sua empresa, cria proximidade e gera confiança.
A busca pode começar por imóveis que atendam suas preferências e parar em alguns corretores ou empresas que lhe apresentarão empreendimentos e propostas, para depois estudá-las e então, se decidir pela compra.
É nesta etapa de pesquisa por empresas e empreendimentos, que seu negócio já deve estar pronto para ser encontrado e oferecer a opção ideal. Desperte interesse de seus clientes, atraia para conhecer seu empreendimento. Tenha sensibilidade para entender o que o cliente busca e precisa, ofereça boas possibilidades de negociação e vantagens como diferenciais na compra.
2. Fidelize
Tenha em mente que o custo de adquirir novos clientes é mais alto do que manter os já conquistados. Claro que a empresa sempre manterá a prospecção ativa, mas é importante enxergar o marketing como um ciclo, no qual o cliente nunca pode ser abandonado em nenhuma etapa, mesmo após o fechamento da venda.
Mesmo aquele cliente que compra uma casa e dificilmente irá adquirir outro imóvel em curto prazo, é importante para seu negócio, já que ele pode se tornar um propagador da marca para outras pessoas. Por isso o pós venda é essencial. Preocupe-se em ver seu cliente totalmente satisfeito, dê assistência em demais assuntos posteriores à aquisição. Além de propagador ele também pode ser um grande investidor e representar potenciais negócios futuramente, mas para isso, precisa ser bem atendido desde o início.
3. Aumente a relevância e o valor da sua marca
Em outras palavras, as pessoas precisam assimilar sua empresa e sua marca com algo positivo, algo que lhes agregue valor e ofereça de fato algo diferenciado e que dê importância para suas vidas.
Desta forma, tanto o fornecimento de empreendimentos propriamente ditos, como de informação relevante para o mercado (por meio de canais de comunicação abertos, ou até mesmo blogs e conteúdos online) são importantes para agregar valor à marca e criar uma boa percepção em torno dela.
4. Utilize e-mails e redes sociais a seu favor
O cliente visitou seu empreendimento e deixou a ficha de proposta preenchida? O contato foi via chat/site e o cliente preencheu um cadastro? Aproveite esses dados e troque informações personalizadas, envie e-mail marketing com imóveis nas características que o cliente procura, isso aumenta as chances de venda.
Nas redes sociais, o trabalho também é importante. Além da finalidade de atualizar clientes sobre as obras, as empresas da construção civil podem utilizá-las para divulgar seus empreendimentos e suas ações de responsabilidade, sua missão, visão, valores e também estreitar relacionamento com seu público, compartilhando conteúdo relevante e firmando-se com confiança no setor em que opera, como sinônimo de qualidade, referência.
5. Invista em um ERP que auxilie no atendimento eficaz
Procure uma empresa especializada em software para gestão de construtoras, incorporadores e imobiliárias, qualquer que seja sua atuação nestas etapas, você contará com maior apoio para organizar processos em seu atendimento, agilizar consultas e respostas a clientes, aumentar a disponibilidade da informação essencial para atender com mais qualidade.
Um ERP integrado com diversos módulos pode ajudar a empresa a gerenciar melhor cada item envolvido na gestão de seus empreendimentos (desde acompanhamento de obras, financeiro, contabilidade, suprimentos) e no atendimento a seus consumidores, sendo possível, inclusive, no módulo de Vendas, personalizar as unidades de negócio, ajudando na gestão de carteiras de contratos e emissão de boletos e renegociação, dentre outras possibilidades.
Além de tudo, um ERP garante maior segurança em todos os procedimentos!
E você, já utiliza um ERP para construção civil em sua empresa? Que medidas tem tomado para otimizar o atendimento a seus clientes? Compartilhe sua experiência ou dúvidas conosco pelos comentários!