Como realizar manutenção de equipamentos na construção civil Como fazer manutenção de equipamentos na construção civil

Área do Cliente

Como realizar manutenção de equipamentos na construção civil



27 de agosto de 2021
manutenção de equipamentos

O maquinário e as ferramentas na construção civil são essenciais para as equipes de execução de obra, não é mesmo? As empresas da construção sabem muito bem que a boa gestão e manutenção de equipamentos é indispensável em um bom planejamento, e que isso pode economizar muito dinheiro! Neste post, vamos ver detalhadamente como fazer a manutenção e equipamentos na construção civil e que benefícios isso traz para os seus negócios.

Manutenção de equipamentos: por que se preocupar com isso?

Sua empresa investiu em ferramentas especializadas, em maquinário, tudo para facilitar o dia a dia da execução de obras e não depender de aluguel? Ótimo! Mas, e quando algo estraga, o que acontece? Volta-se à estaca zero e aparece a necessidade de um gasto duplo: a manutenção corretiva e o aluguel emergencial de um equipamento. Ou então a obra atrasa! Tudo isso significa prejuízo para sua empresa! E agora, como resolver e evitar essas situações?

Para prevenir que seus equipamentos estraguem, é preciso fazer um bom controle e planejamento de manutenção. A forma ideal para fazer isso é com a ajuda de um software de gestão que permita calcular a depreciação do seu estoque de ferramentas e máquinas e, além disso, fazer um agendamento prévio das manutenções.

No ERP UAU, por exemplo, a manutenção de equipamentos é feita com a solução Controle de Patrimônio. Dentro do sistema você consegue fazer o controle de depreciação, controlar o histórico patrimonial, as transferências e gerenciar o aluguel dos seus equipamentos. Além disso, o ERP UAU controla a disponibilidade dos bens e organiza o seu inventário com informações detalhadas sobre os equipamentos, como quilômetros rodados, depreciação e ainda administra a agenda e as manutenções técnicas necessárias!

Tipos de manutenção de equipamentos

Para fazer uma boa gestão da manutenção dos seus equipamentos é preciso primeiramente ter um bom inventário, que seja bem controlado e detalhado. Descubra, por exemplo, informações sobre o ano de fabricação, data de compra, quilometragem/anos de uso de cada equipamento. A partir disso, organize um cronograma de manutenção inteligente.

Planejar a manutenção economiza dinheiro, evita que a obra fique parada e garante o melhor custo-benefício que cada equipamento pode oferecer! Veja os três tipos de manutenção que precisam estar no seu planejamento:

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é aquela que prevê falhas, ou seja, é uma manutenção com objetivo de se precaver. Para pensar em manutenção preditiva, deve-se organizar revisões periódicas, substituição de peças antes que estraguem para assim prevenir que o seu maquinário e suas ferramentas estraguem.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é um pouco diferente da preditiva. É mais realizada durante as obras, com o desligamento dos equipamentos e a manutenção com reparos, lubrificação, limpeza, checagem de componentes. Ou seja, está mais relacionada a um cuidado diário e constante.

Manutenção de equipamentos corretiva

A manutenção corretiva só acontece quando as outras duas (a preditiva e preventiva falharem). Porém, às vezes, ela é necessária, pois imprevistos acontecem. Se tudo der certo, a boa gestão dos equipamentos evita essa manutenção. A manutenção corretiva costuma ser a mais cara e a que mais representa prejuízos para sua empresa, por isso, é essencial trabalhar para evitá-la!

Como está a organização da sua gestão e manutenção de equipamentos? Você consegue planejar todas as manutenções necessárias? Faça uma autoavaliação e não se esqueça de fazer um bom planejamento e organizar a gestão da sua empresa da construção!

Veja também a Live Experience: Reduza custos financeiros no mercado de construção civil

Agende um diagnóstico gratuito com um especialista!



Noticias relacionadas

Descubra como fazer o Planejamento de obras na sua construtora

Descubra como fazer o planejamento de obras na sua construtora

Para todas as etapas de um planejamento de obra, do mais simples ao mais complexo, certamente existem fases e...

Saiba mais!

Conciliação bancária: o que é e como fazer na gestão financeira

A gestão financeira é extremamente importante para as empresas da área da construção civil obterem lucros significantes e não...

Saiba mais!
Como a tecnologia web pode ajudar no canteiro de obras

Como a tecnologia web pode ajudar no canteiro de obras

Veja como a tecnologia web pode fazer uma revolução do seu canteiro de obras e conheça os benefícios dessa...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos