CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Como realizar manutenção de equipamentos na construção civil

O maquinário e as ferramentas na construção civil são essenciais para as equipes de execução de obra, não é mesmo? As empresas da construção sabem muito bem que a boa gestão e manutenção de equipamentos é indispensável em um bom planejamento, e que isso pode economizar muito dinheiro! Neste post, vamos ver detalhadamente como fazer a manutenção e equipamentos na construção civil e que benefícios isso traz para os seus negócios.

Manutenção de equipamentos: por que se preocupar com isso?

Sua empresa investiu em ferramentas especializadas, em maquinário, tudo para facilitar o dia a dia da execução de obras e não depender de aluguel? Ótimo! Mas, e quando algo estraga, o que acontece? Volta-se à estaca zero e aparece a necessidade de um gasto duplo: a manutenção corretiva e o aluguel emergencial de um equipamento. Ou então a obra atrasa! Tudo isso significa prejuízo para sua empresa! E agora, como resolver e evitar essas situações?

Para prevenir que seus equipamentos estraguem, é preciso fazer um bom controle e planejamento de manutenção. A forma ideal para fazer isso é com a ajuda de um software de gestão que permita calcular a depreciação do seu estoque de ferramentas e máquinas e, além disso, fazer um agendamento prévio das manutenções.

No ERP UAU, por exemplo, a manutenção de equipamentos é feita com a solução Controle de Patrimônio. Dentro do sistema você consegue fazer o controle de depreciação, controlar o histórico patrimonial, as transferências e gerenciar o aluguel dos seus equipamentos. Além disso, o ERP UAU controla a disponibilidade dos bens e organiza o seu inventário com informações detalhadas sobre os equipamentos, como quilômetros rodados, depreciação e ainda administra a agenda e as manutenções técnicas necessárias!

Tipos de manutenção de equipamentos

Para fazer uma boa gestão da manutenção dos seus equipamentos é preciso primeiramente ter um bom inventário, que seja bem controlado e detalhado. Descubra, por exemplo, informações sobre o ano de fabricação, data de compra, quilometragem/anos de uso de cada equipamento. A partir disso, organize um cronograma de manutenção inteligente.

Planejar a manutenção economiza dinheiro, evita que a obra fique parada e garante o melhor custo-benefício que cada equipamento pode oferecer! Veja os três tipos de manutenção que precisam estar no seu planejamento:

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é aquela que prevê falhas, ou seja, é uma manutenção com objetivo de se precaver. Para pensar em manutenção preditiva, deve-se organizar revisões periódicas, substituição de peças antes que estraguem para assim prevenir que o seu maquinário e suas ferramentas estraguem.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é um pouco diferente da preditiva. É mais realizada durante as obras, com o desligamento dos equipamentos e a manutenção com reparos, lubrificação, limpeza, checagem de componentes. Ou seja, está mais relacionada a um cuidado diário e constante.

Manutenção de equipamentos corretiva

A manutenção corretiva só acontece quando as outras duas (a preditiva e preventiva falharem). Porém, às vezes, ela é necessária, pois imprevistos acontecem. Se tudo der certo, a boa gestão dos equipamentos evita essa manutenção. A manutenção corretiva costuma ser a mais cara e a que mais representa prejuízos para sua empresa, por isso, é essencial trabalhar para evitá-la!

Como está a organização da sua gestão e manutenção de equipamentos? Você consegue planejar todas as manutenções necessárias? Faça uma autoavaliação e não se esqueça de fazer um bom planejamento e organizar a gestão da sua empresa da construção!

Veja também a Live Experience: Reduza custos financeiros no mercado de construção civil

Agende um diagnóstico gratuito com um especialista!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!