CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Como medir a produtividade na construção civil

Na construção civil, muitas vezes se torna complexo medir a produtividade, ainda mais no canteiro de obras. É preciso focar em tarefas, horas trabalhadas, custo, cronograma? Que parâmetros usar para medir a produtividade das equipes? Os responsáveis pela administração do canteiro de obras precisam decidir qual a sua prioridade e basear suas métricas de acordo com ela, caso não tenha um erp para construção civil o processo se torna mais demorado. Vamos ver algumas alternativas para medir a produtividade no canteiro de obras?

O que é produtividade na construção civil e o que são KPIs

Produtividade é um conceito que acreditamos conhecer bem, mas que deve ser sempre reforçado para que não o percamos de vista. Um trabalho produtivo não é aquele que demanda muitas horas para chegar a um resultado, mas sim aquele que sabe fazer o melhor uso de uma menor quantidade de esforço para chegar ao melhor resultado. Ou seja, poucas horas de trabalho podem ser produtivas se levarem à conclusão (com qualidade) de um objetivo ou tarefa definidos, uma das formas de ganhar tempo e ter qualidade e utilizando um software para construção civil. 

Medir a produtividade, porém, pode ser um pouco abstrato. Por isso, vários profissionais têm estudado alternativas para medi-la. Uma das formas pela qual se mede a produtividade é estabelecendo KPIs, ou Key Performance Indicators, em tradução livre, indicadores-chave de performance. São métricas pré-determinadas e calculáveis que ajudam a enxergar a produtividade de forma mais palpável, com o auxílio de dados e números.

KPIs que podem ser utilizados para medir a produtividade na construção civil

Medir a produtividade das equipes de obra não é tarefa nova, e por isso você pode empregar KPIs já testados e amplamente estudados, vejamos alguns exemplos:

IDP (Indicador de desempenho da produção)

Esse KPI leva em conta 5 categorias que são consideradas os pilares do desempenho de uma obra de diversos pavimentos:

  1. Custo
  2. Prazo
  3. Qualidade
  4. Meio-ambiente
  5. Segurança do trabalho

A cada uma dessas categorias é atribuído um indicador (uma nota de 0 a 10 para custo, prazo, etc) e também um peso de acordo com as prioridades de cada empreendimento. De acordo com Gosch (2012), a fórmula final para o cálculo do IDP seria:

IDP = {(IC x PC) + (IP x PP) + (IQ x PQ) + (IA x PA) + (IS x PS)}

Sendo que:

IC = Nota da categoria Custo (0-10);

PC = Peso da categoria Custo (%);

IP = Nota da categoria Prazo (0-10);

PP = Peso da categoria Prazo (%);

IQ = Nota da categoria Qualidade (0-10);

PQ = Peso da categoria Qualidade (%);

IA = Nota da categoria Meio ambiente (0-10);

PA = Peso da categoria Meio ambiente (%);

IS = Nota da categoria Segurança do Trabalho (0-10);

PS = Peso da categoria Segurança do Trabalho (%).

RUP (Razão unitária de produção)

Para a mão de obra, pode-se utilizar o índice RUP, ou Razão Unitária de Produção, uma razão entre homens-hora e tarefa realizada.

A fórmula para calcular a RUP é a seguinte, de acordo com a CBIC (2017):

RUP = Hh / Qs

Sendo que:


Hh = Homens-hora

Qs = quantidade de serviço

O RUP encontrado pode variar bastante, por isso deve ser calculado para cada obra. Quanto mais alto o número encontrado, pior a produtividade.

A variável homens-hora pouco varia, mas a quantidade de serviço pode ter medidas diferentes dependendo do serviço em questão. Ela pode ser em m², toneladas, enfim, depende da tarefa em si. É importante ressaltar que esse indicador serve para demonstrar a velocidade da execução, mas não leva em conta um indicador de qualidade, que deve ser medido separadamente.
          

CUM (Custo unitário de materiais)


Para medir a produtividade em relação ao uso de materiais, utiliza-se um KPI relativo ao custo dos materiais, chamado CUM (Custo unitário de materiais). A fórmula para o CUM, segundo a CBIC (2017), é:

CUM = Qmat / Qserviço

Sendo que:

Qmat = Quantidade de material

Qserviço = Quantidade de serviço

Esse índice serve para medir a produtividade com o sistema para construção civil da execução em relação ao material adquirido. É claro que no dia a dia é comum observar perdas de materiais que interferem nesse custo unitário previsto. As perdas podem ser levadas em conta com a seguinte fórmula:

CUM = Cum teórico x (1 + perdas% / 100)

Sendo que:

Cum teórico = consumo unitário teórico de material

Perdas = porcentual de perda de materiais

Vejamos um exemplo. Teoricamente precisaríamos de 1m³ de concreto para fazer 1m³ de estrutura. Porém, houve um erro de execução que causou uma perda de 10% de material. Usando a fórmula, teríamos:

CUM = 1 x (1 + 10/100) = 1,1m³ de concreto por m³ de estrutura executada.

Assim é possível comparar o custo ideal com o custo real na execução da obra e assim entender melhor o que está causando o desvio do previsto, que sempre acarreta gastos extras, tudo isso também pode ser calculado atráves de um sistema para construtora ganhando tempo e tendo dados completos sobre a obra.

E então, você utiliza algum desses índices nas suas obras? Eles são bastante úteis para ter mais informações sobre os potenciais problemas de execução que geralmente demandam gastos extra. Fique atento!

Veja também o Webinar: A importância do BI para o mercado imobiliário e da construção civil

Agende um diagnóstico gratuito com um especialista!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!