CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Guia prático para desmembrar terreno no Brasil

As empresas loteadoras e outras investidoras da construção civil não precisam necessariamente criar um loteamento na hora de investir em terrenos, há outras opções. Alternativas como desmembrar terreno e unificar são boas ideias para diversificar os negócios e ampliar a oferta para diferentes públicos. Vamos ver como o desmembramento e a unificação de terrenos funcionam na prática e que vantagens financeiras esses processos trazem?

Unificação de lotes: como funciona

Antes de mais nada, vamos entender o que é exatamente a unificação de lotes. A unificação de terrenos, também conhecida como remembramento, acontece quando dois ou mais terrenos vizinhos se tornam um só.

Para conseguir unificar vários terrenos em um é preciso atender a alguns requisitos:

  • Os terrenos precisam ser vizinhos e pertencerem a um mesmo proprietário.
  • Caso alguma das terras unificadas ainda não tenham matrícula no registro de imóveis, é preciso registrá-las, só então passarão a constituir um lote.

Com os lotes todos registrados aí sim é possível solicitar a unificação dos terrenos em um só. Para unificar os lotes, atendendo aos requisitos que já listamos, basta entrar com o pedido de unificação junto ao Cartório de Registro de Imóveis local com os papéis exigidos para esse processo, que são:

  • Requerimento para unificação dos imóveis constando todas as matrículas e com firma reconhecida de todos os proprietários;
  • Autorização e registro na Prefeitura para unificação dos lotes;
  • Levantamento topográfico e mapas dos terrenos antes e depois da unificação com assinatura de um engenheiro responsável;
  • Matrículas atualizadas dos imóveis.

Depois disso é só aguardar a conclusão do processo e, então, você vai ter um único terreno de tamanho maior, pronto para negociar ou construir um novo empreendimento.

Desmembrar terreno: por que é uma boa ideia

A principal diferença entre o desmembramento de lotes e a constituição de um loteamento é que o desmembramento só pode ser feito sem a construção de nova infraestrutura. Ou seja, para fazer o desmembramento de um terreno é necessário que cada terreno resultante tenha acesso a uma infraestrutura já existente antes da divisão (vias de acesso, iluminação, água). Isso significa que a loteadora ou investidora que fizer o desmembramento vai ter menos custos com essas obras. Por outro lado, a burocracia pode ser um pouco complicada.

Para fazer o desmembramento de lotes, também chamado de desdobro, é preciso seguir alguns processos. Primeiramente, verificar se a prefeitura autoriza essa prática onde o terreno se encontra. Depois disso, estar com o mapa do terreno junto aos registros da prefeitura e de imóveis. O engenheiro realiza um levantamento topográfico, com mapas e um memorial descritivo, além de um projeto para o desmembramento. Posteriormente, os órgãos públicos aprovam o projeto.

Caso o terreno a ser desmembrado seja uma gleba (sem matrícula no registro de imóveis), a primeira coisa é registrá-lo e legalizá-lo. Já se o terreno for rural, é preciso prestar atenção, pois geralmente é exigida uma autorização do INCRA. As licenças ambientais também são exigências que vale a pena levantar antes mesmo de iniciar os processos de unificação e desmembramento, pois elas podem ser impeditivas para essa empreitada.

Ampliando a gama de produtos da loteadora

Contudo, desmembrar terreno e unificar são processos menos exigentes em termos de infraestrutura, mas podem ser trabalhosos na parte burocrática. Cada caso é um caso para avaliar, mas essas práticas são boas alternativas para diversificar os negócios das loteadoras!

Apesar disso, cada loteadora ou investidora deve avaliar os terrenos em questão e levantar quais autorizações, licenças e trâmites legais serão necessários para unificar ou desmembrar as terras. Consulte um engenheiro que saberá informar e orçar o projeto, que geralmente é muito mais simples e rápida do que a formação de um loteamento!

Ficou com dúvidas? Confira mais informações neste outro post!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!