CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Mobilidade, terrenos e energias renováveis estão entre os desafios do setor de construção civil

A construção civil tem grandes desafios para enfrentar no seu processo de modernização. Alguns dos maiores estão na área da sustentabilidade, com os resíduos e energias renováveis entre as maiores preocupações. Entre os desafios do setor de construção civil está a mobilidade, ou seja, se tornar mais independente do local de trabalho, passando a trabalhar com tecnologias móveis, como o celular e equipamentos fáceis de transportar, montar e desmontar.

A escolha dos terrenos e torná-los viáveis para a construção também segue sendo uma grande questão para determinar o sucesso dos empreendimentos. Como enfrentar as dificuldades impostas por esses desafios?

Os rejeitos gerados pela atividade da construção são, em grande maioria, recicláveis: 98% dos resíduos da indústria da construção são recicláveis, de acordo com informações da Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição). Porém, de acordo com reportagem da Gazeta do Povo, apenas 21% dos rejeitos da construção civil são reciclados.

O maior problema segue sendo a grande quantidade de obras irregulares e o descumprimento das recomendações legais para o descarte dos RCC (Resíduos da Construção Civil). Uma gestão de resíduos correta deve seguir a Resolução 307 do CONAMA, em vigor desde 2003. E pode até mesmo ser fonte de renda para as empresas que implementam políticas de reutilização de materiais e reciclagem de resíduos.

Tecnologias no setor de construção civil

Sobretudo, outras formas de lidar com energias renováveis é disponibilizar tecnologias de reutilização de água, economia de energia (como temporizadores e sensores inteligentes) e fontes limpas de geração de energia (como painéis solares) nos empreendimentos. Essas iniciativas, quando implementadas desde cedo, podem ser utilizadas até mesmo durante a execução da obra. O uso de materiais reciclados e com selos de certificação sustentável não apenas agrega valor nas obras, mas diminui o impacto ambiental final, algo que o consumidor tem procurado cada vez mais.

É preciso diminuir o desperdício de materiais e colocar em prática conceitos como Lean Construction, ou seja, tornar a construção mais enxuta. Isso significa planejar muito bem para cumprir o cronograma de obra, reduzir o desperdício, atualizar o maquinário, treinar as equipes, procurando uma maior eficiência e um menor impacto ambiental.

A mobilidade traz enormes benefícios para a construção civil, desde o trabalho remoto via celular até o uso de maquinário moderno e materiais pré-fabricados. Nesse sentido, o trabalho dos gestores de obra via celular possibilita conexão de sistemas de gestão e gerar dados detalhados para controle de obra, realizar pedidos de compra, gerenciar o orçamento, tudo ao alcance das mãos. Já a utilização de maquinário moderno diminui o impacto ambiental, torna as construções mais efetivas, a execução mais rápida e diminui a incidência de acidentes.

Materiais pré-fabricados como painéis monolíticos (EPS), estruturas de steel frame, wood frame e outras que já vêm prontas se tornam mais fáceis de instalar. Além disso, diminuem a necessidade de outros materiais de construção, gerando menos rejeitos e tornando a obra mais sustentável. Porém, desde que sejam observadas as certificações de procedência e sustentabilidade destas tecnologias construtivas.

Estudo de viabilidade sustentável

A escolha do terreno para construção é algo que tem grande impacto ambiental no local de um novo empreendimento e, portanto, é um dos desafios no setor de construção civil. Quantas vezes já se ouviu falar de prédios com fachada de vidro que esquentaram a temperatura dos arredores? Ou então da alteração dos ventos por uma nova construção alta na região? Os estudos preliminares precisam prever o conforto térmico e ambiental tanto da região quanto do novo empreendimento.

No entanto, a legislação prevê áreas de preservação que depende do tamanho e do perfil do terreno escolhido para causar o mínimo de distúrbio ambiental. Há uma grande tendência de incluir áreas verdes como bosques e parques lineares com ciclovias e pistas de caminhada em empreendimentos grandes. Portanto, é algo que os clientes procuram, que valoriza o imóvel e o torna mais sustentável.

Por isso, com os olhos voltados para a sustentabilidade e as novas tecnologias na construção, é possível enfrentar todos os desafios impostos pelo mercado. Estar à frente em energias limpas e tecnologia é agregar valor aos negócios e adaptar-se às exigências cada vez maiores dos clientes e da sociedade.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!