CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Porque você não deve mais usar planilhas para gestão de obras

Todo mundo que trabalha com gestão obras já teve que preencher, criar ou analisar planilhas para organizar as informações, não é mesmo?

É verdade que o Excel é uma das ferramentas que, quando surgiu, revolucionou o modo de trabalhar em muitas profissões.

Só que essa “revolução” já faz algum tempo, e hoje temos ferramentas que são mais eficientes e facilitam o trabalho dos gestores de obra.

Extrapolando um pouco, usar apenas planilhas para gestão de obras hoje seria o equivalente a insistir em trabalhar a prancheta, papel e caneta: é preciso se atualizar. Vamos ver como?

O que há de errado com as planilhas para gestão de obras?

Você usou as planilhas por um bom tempo, e elas cumpriram seu papel. O que há de errado com elas? Algumas questões podem atrapalhar o trabalho do gestor de obras, mascarar informações, tornar a rotina mais lenta. Vamos ver ponto por ponto.

Valores imprecisos

Então, quando se utiliza planilhas para fazer o controle de gestão de obras, geralmente os dados não são mantidos em um único lugar. São vários documentos, que não conversam uns com os outros.

Como ter certeza de que a atualização feita em uma coluna de um documento estará no outro? Qual é a versão mais atualizada? O dado está correto? Ainda assim, se torna difícil saber com certeza, e conferir tudo novamente gera um retrabalho que atrasa as rotinas dos gestores.

Errar é humano, é claro, mas integrar as informações, fazer com que elas se comuniquem e estejam sempre atualizando automaticamente é possível com o uso de outras ferramentas, o que evita esse tipo de problema.

Processos manuais e burocráticos

As planilhas com as quais você já trabalhou para gestão de obra são preenchidas de que forma? Cada dado, cada informação precisa passar por um ser humano, que geralmente fica responsável por ir atualizando e conferindo cada dado. No entanto, isso tudo gera um processo manual lento, burocrático.

Do mesmo modo, na hora de elaborar um relatório, é possível fazer mais do que apresentar e explicar a planilha. Soluções tecnológicas geram relatórios automáticos, auxiliando o trabalho do gestor.

Além disso, com a ferramenta certa, a informação inserida em um local será atualizada em todos os outros em que ela aparecer. O trabalho se torna mais automatizado, menos propenso a erros. A análise dos dados pode ser feita de forma mais atenta, pois se perde menos tempo alimentando documentos.

Atrasos na obra

Quando a gestão de obras não trabalha com as datas certas, com os valores, preços, quantidade de material no estoque atualizados, os atrasos acontecem. Suas planilhas estão sempre 100% corretas? Dificilmente. Nesse sentido, com uma solução tecnológica, fica mais fácil identificar os possíveis gargalos antes mesmo deles acontecerem.

O que utilizar no lugar das planilhas?


Sistemas de gestão integrada, também chamados de ERP, são as soluções mais completas para a gestão de obras. Por isso, o ERP UAU da Globaltec torna sua gestão mais eficiente e se adapta facilmente às necessidades da sua empresa e ao tamanho das suas obras.

O que posso fazer com um sistema de gestão de obras?

Um sistema de gestão faz com que o foco da sua empresa seja no crescimento, nos detalhes que proporcionam esse avanço. Veja alguns dos recursos possíveis:

Gestão de custos

Do orçamento às medições, todos os dados são integrados de forma confiável às outras áreas da empresa. Contudo, o fluxo de caixa fica atualizado e as contas a pagar e receber ficam diretamente ligadas às mudanças que ocorrem no canteiro de obras. Além disso, o setor de compras está integrado às necessidades da obra. Isso tudo evita gastos desnecessários, atrasos nos pagamentos, falta de material.

Gestão de contratos

No sistema de gestão você pode alinhar os contratos, gerenciar prazos e pagamentos sem perder nenhuma informação de vista! Um contrato bem gerenciado pode diminuir os custos da sua obra.

Gestão do canteiro de obras direto do local

O ERP UAU oferece uma gestão de obras completa: você pode anotar as informações colhidas diretamente do canteiro de obras com o aplicativo UAU Mobile e ele se integra na hora ao resto do sistema de gestão, conversando com as outras áreas da gestão da sua empresa. Além disso, você pode acompanhar a execução com o cronograma físico-financeiro, anote medições, faça pedidos de compra diretamente da obra, verifique a produtividade das equipes, controle o caixa observando o orçamento, os desembolsos e previsões em tempo real! Por isso, com o ERP UAU os gestores observam em tempo real um panorama completo do empreendimento!

Quer saber mais sobre o que o ERP UAU pode fazer para te livrar pra sempre das planilhas?

Entre em contato conosco! A Globaltec tem soluções que se adaptam ao tamanho e às necessidades da sua empresa!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!