Muitos engenheiros e profissionais da construção recém-formados nas universidades ou que acabaram de chegar no mercado de trabalho têm problemas para se firmar nas empresas. E por quê? A maior dificuldade é o desenvolvimento de soft skills na construção civil! Contudo, segundo o estudo Habilidades 360º quase 80% dos desligamentos estão relacionados com a falta de soft skills. Mas, o que são soft skills?
Soft skills são habilidades interpessoais e comportamentais, que independem do conhecimento técnico. Nesse sentido, o termo surgiu entre os militares dos EUA que buscavam diferenciar as habilidades técnicas das “humanas”. As soft skills são diferentes das hard skills, que se relacionam com os conhecimentos técnicos. Agora, vamos deixar mais claro com alguns exemplos:
Algumas soft skills na construção civil:
- Liderança;
- Criatividade;
- Inteligência emocional;
- Flexibilidade;
- Capacidade de aceitar críticas e dar feedbacks;
- Comunicação;
- Paciência;
- Assertividade;
- Trabalho em equipe.
Algumas hard skills na construção civil:
- Curso de graduação;
- Conhecimento em software BIM;
- Domínio de software CAD;
- Habilidades em maquete 3D;
- Curso de especialização;
- Fluência em idioma;
- Domínio de normas técnicas;
- Técnicas de gestão de obra;
- Conhecimento em segurança do trabalho.
Como desenvolver as soft skills na construção civil?
O setor de construção civil deve crescer 2% em 2022, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Isso significa que há vagas e espaço para profissionais com as habilidades corretas.
No entanto, um relatório anual do Linkedin mostra que a criatividade é uma das principais habilidades procurada pelas empresas. Esse é um bom exemplo de soft skill que pode ser desenvolvida por profissionais da construção civil. Vamos ver algumas dicas e exemplos práticos:
Como desenvolver a criatividade
Antes de tudo, a criatividade envolve encontrar soluções diferentes no dia a dia. Na rotina dos gestores da construção civil é preciso saber se adaptar e encontrar soluções rápidas.
Para ter mais agilidade nas decisões é preciso ser criativo. Como se pode desenvolver a criatividade? Algumas dicas:
- Fazer brainstorming: troque ideias com a sua equipe, ouça sugestões, levante ideias sem descartar nenhuma, sem censuras em um primeiro momento. Ainda mais, é possível filtrar e ver o que faz sentido ou não;
- Acompanhe dicas e inspirações em blogs, redes sociais e outros meios interessantes para se alimentar de novas ideias;
- Anote ideias aleatórias que surgirem ao longo do dia;
- Tente fugir da rotina e fazer diferente, mesmo que sejam pequenas mudanças.
Como desenvolver a comunicação assertiva como soft skills na construção civil
A comunicação assertiva é essencial na construção civil. Um gestor de obra ou de setor de engenharia que tem conhecimento técnico mas não consegue se comunicar com sua equipe não tem um bom desempenho no trabalho.
Vamos imaginar uma situação:
O engenheiro/gestor responsável precisa repassar para a equipe de execução de obra um detalhamento técnico importante que poderá ter impactos financeiros e de qualidade para a obra. Por exemplo, a execução de uma escada de difícil execução. De nada adianta utilizar uma linguagem técnica e detalhada se a equipe de execução não entender o que é para ser feito. É aí que ocorrem os erros.
Ou então, imagine que precisa explicar ao cliente por que encontrou uma dificuldade inesperada no campo de obra e que vai representar mais custos. Como explicar de forma clara a importância desse custo extra e o motivo de não ter sido previsto? Portanto, não adianta usar linguagem técnica e não se fazer entender.
É preciso saber usar a linguagem certa em cada situação. Quem tem habilidade de comunicação assertiva sabe falar da forma correta com líderes e subordinados, com linguagem clara, direta e empática.
Para desenvolver a comunicação assertiva, faça alguns exercícios:
- Construa frases diretas: o que eu preciso, para quando e quem está envolvido?
- Utilize verbos no presente para expressar o que precisa: quero que, preciso que, entregue, faça, termine, etc;
- Não esqueça de dar prazos e deixar bem claro o que deseja que seja feito;
- Saiba ouvir e dar espaço para tirar dúvidas;
- Deixe claro que não há perguntas bobas: isso dá liberdade às pessoas com quem você está falando para que perguntem caso haja dúvidas;
- Seja honesto sem ser grosseiro.
Como desenvolver a inteligência emocional
A inteligência emocional tem a ver com controlar impulsos e emoções. No ambiente de trabalho devemos ser mais racionais do que na vida pessoal.
Em contrapartida, tenha em mente que nem tudo é sobre você, as críticas recebidas na maioria das vezes estão relacionadas ao seu trabalho, a melhorias pontuais, e não à sua personalidade.
Veja algumas dicas para melhorar sua inteligência emocional:
- Saiba que as críticas no ambiente de trabalho não são sobre você como pessoa;
- Observe suas emoções e tente mantê-las sob controle no ambiente de trabalho;
- Quando perceber que está perdendo a paciência, retire-se, recomponha-se, saiba quando tomar um tempo para si na rotina;
- Aprenda a lidar com a pressão: prazos e cobranças fazem parte do trabalho, não leve as preocupações para casa nem para o lado pessoal. Por isso, faça o possível dentro das suas possibilidades e mantenha a calma;
- Não reclame de tudo, expresse para colegas e superiores apenas o que for muito importante resolver.
E as suas soft skills na construção civil, como estão?