Segundo especialista em TI, Eurípedes Junior, conscientização em cibersegurança é indispensável para proteger dados de empresas e pessoas.
De 21 a 25 de março aconteceu na Globaltec a Semana de Conscientização contra Ataques Cibernéticos realizada em parceria com a Fortinet, multinacional da Califórnia que comercializa produtos e serviços de cibersegurança. Os cursos promoveram a importância da proteção dos dados no Brasil e iniciativas de prevenção através de um passo a passo de como evitar ataques cibernéticos.
Segundo o analista de TI da Globaltec, Eurípedes Júnior, o curso gratuito teve como principal objetivo promover na empresa a sensibilização sobre a proteção de dados e segurança da informação aos mais de 200 colaboradores.
Ataques cibernéticos no mundo
Recentemente, o relatório “Fast Facts” da Trend Micro, empresa de cibersegurança, divulgou uma análise das ameaças cibernéticas pelo mundo. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos países com mais ataques direcionados por e-mail. No entanto, não foram apenas as ameaças por e-mail que aumentaram no mundo. Só no início de 2022, foram registradas por volta de 785 mil ameaças de ransomware no mundo, mecanismo de extorsão que bloqueia o computador e depois cobra resgate dos dados.
Semanas antes do conflito entre Rússia e Ucrânia já haviam ações de ataques no ciberespaço. A Ucrânia foi alvo de ataques cibernéticos em massa, o evento envolveu o envio de SMS afirmando que todos os caixas eletrônicos do país estavam indisponíveis para saque, uma informação falsa.
Ações de hackers no Brasil
Nos últimos meses, o governo brasileiro foi alvo de uma série de ataques cibernéticos. O primeiro ataque de grande repercussão envolveu o site e os aplicativos do Ministério da Saúde, como Conecte SUS e Portal Covid. Em março de 2022, o Tribunal Federal da 3º região em São Paulo foi hackeado, os dois órgãos tiveram seus serviços suspensos por alguns dias.
O mundo corporativo também foi alvo de hackers, a Americanas SA, detentora das marcas Submarino, Lojas Americanas, Shoptime e a carteira digital AME ficou quatro dias com o sistema do e-commerce inoperante, os prejuízos representaram uma perda de aproximadamente 3 bilhões em valor de mercado na Bolsa de Valores (B3).
Os ataques cibernéticos acontecem em um momento de mudanças em que as empresas de tecnologia vêm desenvolvendo e experimentado novos recursos e serviços. Para a diretora administrativa e financeira da Globaltec, Cintia Tertuliano, o tema de cibersegurança nas organizações é primordial. “Com a transformação digital as empresas precisam pensar nas estratégias do futuro, agora, no presente”, acrescenta.
O estudo da Trend Micro engloba os ataques cibernéticos de todos os países. Em 2021, foram 94,2 bilhões de ameaças registradas, um aumento de 42% em relação a 2020. Segundo o diretor de TI da Globaltec, Luciano Mendonça, o aumento dos ataques intensifica o trabalho interno das organizações. “Trabalhamos para identificar e prevenir os ataques, por meio de investimentos e treinamento da equipe”, completa.
Investimentos em cibersegurança
De acordo com o relatório da IDC Brasil os investimentos com serviços de segurança de dados superarão US$ 1 bilhão em 2022. Para Rafael Coutinho, regional account manager da Fortinet essa é uma preocupação que não somente as empresas precisam ter. “Tanto empresas quanto pessoas precisam da conscientização, afinal, diariamente enviamos informações sensíveis sobre nossas vidas para empresas como Facebook, Google, Microsoft, entre outras”, aponta
Treinamento e conscientização em proteção de dados
Impulsionada nos últimos anos, a transformação digital surgiu como uma nova oportunidade de aprendizado para empresas e profissionais. A Fortinet, empresa especialista em produtos e serviços de cibersegurança, oferece desde 2020, treinamento de cibersegurança gratuito para profissionais e colaboradores de empresas em todas as áreas.
Para Rafael Coutinho, conscientizar e formar profissionais em cibersegurança é uma das missões da Fortinet. “Estamos comprometidos em impulsionar esse mercado e melhorar as medidas de proteção de dados nas empresas”, destaca.
Às empresas interessadas em promover uma campanha de conscientização da Fortinet em parceria com a Globaltec envie um e-mail com o nome da empresa, e-mail corporativo e telefone para ti@globaltec.com.br com o assunto “Quero uma campanha de conscientização sobre cibersegurança”.
Saiba mais sobre a Fortinet em https://www.fortinet.com/br