CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Tecnologias da informação e comunicação na construção civil: os aplicativos para obra vieram para ficar

Tecnologias-da-informação-e-comunicação-na-construção-civil_-os-aplicativos-para-obra-vieram-para-ficar
Profissionais da construção usando aplicativos para gerenciamento de obra.

Você sabe o que são TICs? As chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação foram o início da transformação digital. Os aplicativos para obra fazem parte de um escopo completo para a gestão da empresa.

A expressão TICs se refere ao papel da comunicação na era moderna tecnologia da informação. Hoje entende-se que TICs são todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação e para melhorar a eficiência corporativa.

A construção civil é um setor que possui muitas informações para serem tratadas, transferidas e trocadas durante o ciclo de vida do projeto. Desde o surgimento dos primeiros softwares que auxiliam na gestão de empresas, a construção tem sido muito beneficiada pelo uso de TICs.

Porém, a falta de informação em tempo real é um dos pontos mais sensíveis na gestão da construção civil. Essa desorganização faz com que os gestores percam de vista os prazos, os custos e indicadores de desempenho da obra.

A falta de dados organizados e tratados também dificulta o trabalho do gestor na hora de identificar problemas e pontos de melhoria nas suas obras e na empresa de construção.

Por isso, é importante automatizar os dados e contar com ferramentas tecnológicas como softwares, sistemas e aplicativos para obra de modo a organizar as informações e tirar proveito delas.

Ao longo do tempo, o investimento feito em TICs para construção civil traz retorno financeiro, pois com o acompanhamento e integração dos dados é possível reduzir custos e adequar o orçamento com aplicativos para obra, sem perder o controle dos custos.

Tecnologias da Informação e Comunicação foram o início da transformação digital

As TICs aplicáveis na construção civil são de vários tipos e naturezas. Vão desde o aplicativo de troca de mensagens no ambiente de trabalho até a integração de dados da obra com os de orçamento, fluxo de caixa, orçamentos, cotação de insumos.

No começo, o simples uso de planihas já foi suficiente para revolucionar a organização das informações, antes mantidas em cadernos e livros de controle.

Hoje há sistemas e aplicativos especialistas em quase tudo para construção: da gestão de obra ao pós-venda.

Porém, o desafio maior é como fazer as TICs darem resultado na produtividade e na economia.

De acordo com um relatório do Instituto McKinsey, chamado “Reinventing Construction Through a Productivity Revolution“, a melhoria de apenas 1.8% na produtividade da construção poderia fazer o valor de mercado aumentar em 1.6 trilhões de dólares.

Boa parte do setor de construção, porém, caminha a passos de tartaruga para a digitalização dos processos. A construção é um dos setores menos digitais no mundo, de acordo com o índice de digitalização da MGI.

Engana-se quem pensa que a digitalização é um processo caro ou que requer investimentos absurdos. A melhoria dos processos na construção civil pode ser tão simples quanto adotar aplicativos para obra ou uma pequena parte de software ou sistema que resolva um problema pontual.

As pequenas mudanças também influenciam diretamente na produtividade e trazem retornos financeiros e administrativos importantes.

Quais as principais características de aplicativos para obra?

Um aplicativo voltado para gestão de obras precisa dar conta de todas as fases do projeto.

Ele precisa ser capaz de:

– Acompanhar o cronograma físico-financeiro da obra;

– Dar visibilidade ao fluxo de caixa em tempo real;

– Lançar despesas e gerenciar etapas do início ao fim da obra

– Ter a função de Ficha de Verificação de serviço (FVS) para controle de qualidade.

Com o UAU, a gestão mobile com aplicativos para obra gera mais autonomia

O ERP UAU tem tudo que você precisa para a gestão de obras no app UAU Mobile. Com o app da Globaltec é possível resolver as principais pendências diretamente do canteiro de obras.

Por exemplo, ao verificar na obra que é necessário fazer um pedido de compra de insumo, você já pode lançar e aprovar o pedido no próprio aplicativo.


Ou então,  ao chegar na obra, você deseja ver como está o fluxo de caixa em tempo real? Basta abrir o app!

Atuação da tecnologia na construção civil

A tecnologia na construção não é mais apenas uma tendência, ela é uma realidade. A função das ferramentas é resolver problemas e tornar o cotidiano de trabalho mais fácil.

Não há como contornar o uso das tecnologias. Por mais que o centro do negócio da construção seja a execução da obra fisicamente, com o trabalho prático, a tecnologia pode auxiliar todos os processos de gestão e torná-los mais eficazes – e mais baratos.

Quanto antes os donos de construtoras perceberem que é necessário se digitalizar, mais à frente estarão da concorrência, e terão mais tempo para fazer as mudanças necessárias suavemente.

Veja em nosso conteúdo exclusivo os novos recursos que a mobilidade traz para a construção civil:

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!