Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) organizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego foram criados no mês de março 25 mil postos de trabalho no setor de construção civil. Apesar do desafio dos últimos anos, esse número representa 18% do total de empregos formais em março, que foi de 136 mil.
De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC) calcula-se que a cada R$ 1 milhão de novos investimentos, o setor é capaz de gerar 18,31 postos de trabalho (diretos, indiretos e induzidos). Para o diretor de mercado da Globaltec, Leonardo Marques, os dados representam o crescimento do mercado. “Os números representam a retomada do setor e ao crescimento da demanda por investimentos”.
Mercado em crescimento
Para Leonardo Marques, empresas em expansão precisam investir em um processo de contratação eficaz e escalável, além de uma gestão com foco em resultado. “O processo de contratação com etapas bem definidas estimula o investimento das empresas em novos negócios”, relembra.
Entretanto, atrair bons profissionais não é tarefa fácil para empresas que atuam no setor imobiliário e da construção civil. Segundo Leonardo Marques, as etapas de recrutamento e seleção são decisivas para a formação de um time eficiente. “Para encontrar colaboradores comprometidos com os valores da empresa é necessário seguir um processo de seleção, capacitação e analisar os resultados alcançados”, completa.
De acordo com o Leonardo Marques, construir um perfil de colaborador ideal é o ponto inicial. “Fazer uma gestão estruturada em dados dispostos de maneira prática auxilia os gestores na construção de relatórios inteligentes e uma equipe comprometida com os resultados”, acrescenta.
Segundo Leonardo Marques, ter um processo de gestão vertical nas empresas aliado a tecnologia simplifica a coleta e análise dos dados. Um estudo da Forbes Insights identificou que 63% dos executivos consultados usam o Business Intelligence (BI) para mensurar a produtividade de seus colaboradores. “Com a tecnologia BI os gestores da construção civil têm acesso a informações valiosas de forma prática e simplificada”, finaliza.