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7 erros que não devem ser cometidos por construtoras

Eventualmente muitos dos erros causados nas empresas são causados por preenchimentos manuais, ruídos na comunicação interna/externa e receio de migrar para novas tecnologias. No conteúdo de hoje listamos os erros mais comuns que devem ser evitados em construtoras:

1. Utilização de planilha para gerenciamento

Por mais tentador que seja o uso planilhas no ambiente de trabalho para controle de processos, em algum momento essa atividade se torna inviável. Seja pela quantidade de informações alimentadas ou pelo número alto de erros. Já que uma virgula fora do lugar, pode causar grandes prejuízos na organização.

Por isso, o uso de um sistema para construção civil se torna a melhor opção. Uma vez que a inserção de dados é feita de forma segura e automatizada. Além de proporcionar integração com os demais departamentos de forma simples.

2. Não controlar o estoque de forma profissional

Uma das consequências de se manter o controle manual, é justamente esse. Quando a construtora opta por esse tipo de processo, além de se tornar algo desgastante e muitas vezes complexo, a margem para erros é muito maior. Podendo causar inclusive atrasos na obra e perda de confiança do cliente. Uma vez que todo o cronograma foi criado para o prazo estipulado. Ou seja, uma sequencia de que podem gerar grandes prejuízos para instituição.

A solução para evitar esse tipo de problema, também continua sendo a do tópico anterior. Com o auxilio de um software para construção e  especializado no segmento, gerenciar suprimentos e tantas outras atividades envolvidas com a obra. Além de todos os processos funcionais, se tornam fáceis e transparentes. Assim como análises, aprovações e sansões que antes eram complexas, tornam-se um exercício prático de executar.

3. Criar relatórios manuais

A geração de relatórios financeiros, vendas, suprimentos, folhas de pagamento e outros de forma manual tem um potencial de erro enorme. Quando isso acontece, há retrabalho, problemas em processos que dependem de hierarquia na burocracia e consequentemente, perda financeira.

A sugestão é obter uma maneira prática de gerar não apenas relatórios, mas qualquer documento necessário. Um sistema automatizado para a gestão integrada pode facilitar muito o trabalho diário e auxiliar na tomada de decisão. Assim, o sistema que tem como principal característica gerar informações relevantes, unificando dados. Gerando relatórios completos e seguros para vários setores da empresa.

Outra opção para uma gestão eficiente, é o BI (Business Intelligence). Através desta solução você terá uma visão completa e estratégica da empresa, dando suporte à tomada de decisão. Para conhecer mais, assista nosso webinar sobe BI e sua importância para o mercado imobiliário e da construção civil.

4. Escolher parceiros errados

A empresa de construção deve buscar um método único e adequado para selecionar os melhores fornecedores e empresas de marketing. Garantir uma boa visibilidade no mercado e ter a certeza que o cliente vê a empresa com bons olhos.  É o ponto de partida ideal para crescimento econômico.

5. Esperar que o cliente venha até você

Uma equipe de vendas dedicada é algo cada vez mais natural e necessário em todo tipo de negócio. Mesmo que nem todas tentativas de concretizar uma transação seja bem sucedidas. Fazer-se presente no mercado e mostrar aos consumidores que a escolha deles é importante para a empresa é um diferencial. Isso certamente é lembrado no momento que esses consumidores decidem qual empresa contratar.

Por parte da empresa, é fundamental manter um histórico das necessidades e características específicas de cada transação. A fim de fidelizar o cliente e criar verdadeiros promotores voluntários dos serviços da construtora.

6. Não se atualizar com as tendências de marketing

Algo que não pode ser negligenciado hoje em dia é o poder das redes sociais. Um dos exemplos disso é o próprio meio em que este texto chega ao cliente. Isto é, educando-o e informando-o para que tome boas decisões.

Contudo, as redes sociais ainda não substituem totalmente o marketing tradicional, mas resolvem dois problemas de forma simultânea: alcançam o cliente sem invadir sua privacidade e funcionam com canal de comunicação para resolução de problemas.

7. Não utilizar a tecnologia a favor de sua organização

Certamente neste ponto entra a sugestão que aborda praticamente todos os pontos mencionados anteriormente. Afinal, um software ERP (Enterprise Resource Planning) é capaz de manejar as necessidades da construtora de forma automatizada e customizável. Sendo assim, isso ocorre ao mesmo tempo em que as necessidades dos diferentes departamentos são integradas. O que de fato, pode gerar uma gestão mais eficiente em todas as etapas da uma obra.

Então estas foram algumas dicas que auxiliarão o gestor de construtoras. Além do próprio corpo técnico a controlar as obras de forma mais eficaz. Principalmente vimos também que isso pode ser alcançado utilizando a tecnologia a favor, com um software ERP para ser mais específico. Bem como viabilizando a correção de erros assim como abrindo as portas para o crescimento da empresa.

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