Você sabia que existe uma solução capaz de criar projetos em 3D, 4D e diversas outras modalidades com modelos específicos de um novo empreendimento? O Building Information Modeling (BIM) é um modelo de Informação da Construção que tem habilidade de acompanhar todo o ciclo de vida de uma obra.
Por meio dessa tecnologia, engenheiros, gestores, projetistas, arquitetos, trabalham de forma colaborativa e usam o BIM na execução direta e indireta de obras e serviços de engenharia.
Empresas como Toctao Engenharia faz uso do BIM nos melhores projetos e negócios imobiliários do país.
Além da equipe que trabalha diretamente com a obra, o setor de compras, estoque e financeiro podem se beneficiar da solução ao integrar os departamentos administrativos, realizando uma gestão mais assertiva das informações.
Porém, em uma construtora, cada projeto vai ter alguns processos distintos de outros, materiais, prazo de entrega, objetivo, estudo de viabilidade, gestão de obras e cronograma. O BIM permite que todo o projeto seja visto como um organograma completo de dados.
Assim, a funcionalidade principal da tecnologia BIM é simular, gerenciar e analisar as informações de projeto demonstrando aos gestores como o projeto está sendo construído.
Entenda o que é BIM e por que contratar no seu negócio
Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Produto Interno Bruto (PIB) do setor cresceu 9,7% em 2021. A expectativa dos especialistas segundo a CBIC é crescer 2% em 2022 após um momento de constantes mudanças. Por isso, é necessário integrar os processos da empresa com estratégia e acompanhar as mudanças do mercado. Vamos lá?
O que é BIM?
Do inglês Building Information Modelling, o BIM é uma projeção digital que padroniza e centraliza as informações de um projeto de construção civil. A tecnologia é capaz de integrar todas as etapas de um obra em única plataforma acessível a todos os usuários da empresa.
Mas para que isso seja possível, é preciso iniciar uma cultura de dados integrada com software de gestão. Uma das principais razões para essa necessidade é que as atualizações constantes de um projeto requer uma base de dados robusta.
Porém, muitas pessoas se confundem acreditando que é uma representação gráfica, mas é muito mais. O BIM é uma ferramenta que consegue gerar objetos paramétricos, ou seja, objetos que são regidos por parâmetros, que são regras que podem ditar suas características. Por exemplo, uma bancada, com largura, comprimento e altura.
BIM: como aplicar em um empreendimento imobiliário?
O BIM é uma solução que acompanha um bom planejamento e uma gestão transparente da construtora. Por isso, não só aplicar uma tecnologia como o BIM, mas voltar a cultura da empresa na transformação digital.
Dessa forma, para garantir melhores resultados mantendo mais assertividade no uso de tecnologias para o bom gerenciamento de uma obra. E para salientar ainda mais os benefícios do BIM para construção civil acompanhe esse Webinar exclusivo com especialistas da Globaltec:
Quais são as perspectivas para o futuro do BIM no Brasil?
As empresas estão cada vez mais investindo em tecnologia de aumento da realidade, pois perceberam as vantagens de aplicar o BIM na gestão de uma obra. Além disso, os benefícios vão além de uma gestão mais completa, mas também uma comunicação mais acessível entre os colaboradores. Afinal, vários profissionais podem trabalhar em um mesmo projeto.
O crescimento da tecnologia nos dá uma perspectiva bastante promissora do futuro do BIM e torna plausível imaginarmos que, um dia, poderemos visualizar todo o projeto no local em que ele será construído e interagir com ele, antes mesmo das obras terem se iniciado.
Quer entender como estratégias de futuro podem ajudar sua construtora a ter mais resultados? Confira o e-book que preparamos especialmente sobre o tema da economia colaborativa!