Um dos principais desafios das incorporadoras é realizar a gestão no canteiro de obras. Na gestão de obra o conceito de integração que, na maioria das vezes, é algo mais comum para a gestão administrativa e financeira.
Você sabe qual recurso que as incorporadoras têm disponível e podem aplicar nos canteiros de obra?
Se você pensou na tecnologia, acertou. A transformação digital através da tecnologia moldou a maneira que empresas da construção civil fazem o acompanhamento na gestão da obra.
Planejamento físico-financeiro, controle de desembolso e custo, visualizador de fluxo de resultados, medição de execução de serviço, são alguns dos processos disponíveis pela tecnologia, por meio de um ERP, sistema de gestão integrado.
Gestão integrada com o ERP UAU 100% digital
Criar um processo de gestão da obra permite ao gestor executar ações mais assertivas baseadas em dados concretos.
Para isso acontecer a gestão de obra deve ser voltada para o planejamento diário, sem manobras que impedem a obra de seguir adiante. Não só o gestor, mas toda a equipe que dão suporte precisam estar alinhados com o que foi planejado.
Acompanhe a leitura e veja os principais problemas que um ERP integrado soluciona a partir de uma gestão de obra.
Eliminando falhas e atrasos no cronograma
Se sua gestão ainda é realizada por meio de planilhas ou em um ERP sem integração, as falhas que geram atrasos fazem parte do dia a dia. Isso porque não importa a competência da sua equipe se os dados não são realizados de forma automática a sua obra pode atrasar.
E você com certeza está deixando dinheiro na mesa, pois alguns dias de atraso na obra são milhares de reais que custa para o negócio da incorporadora.
Então, qual a estratégia ideal nesse caso? Contratar um ERP de gestão integrado não é mais um fator de competitividade de mercado, mas é um recurso necessário para sua incorporadora lucrar mais com novos empreendimentos.
Perdas financeiras na gestão de obra nunca mais!
Outro fator importante para contratar um ERP integrado é definir o quanto sua gestão financeira está sendo prejudicada. Atrasos na obra geram estimativas de despesas irreais, e podem resultar em compras que foram planejadas.
Nesse sentido, um software de gestão ajuda na integração entre as áreas, tanto no canteiro de obras quanto na parte financeira. Aliar o processo do canteiro com o cronograma da obra organiza o projeto direcionado a um único objetivo: a rápida execução do projeto.
Falta de planejamento realista
Integrar a gestão de obra, com o financeiro e por fim, a gestão da qualidade, pode ser um desafio para incorporadoras que fazem o planejamento baseado apenas em insights. Realizar a gestão de obra de forma estratégica é incluir uma rotina de análise do planejamento.
Entretanto, analisar corretamente é a consequência de um planejamento bem realizado, ou seja, dentro das possibilidades de gestão, o planejamento deve constar todas as etapas da obra de forma acessível e executável.
O ERP UAU permite que a equipe de gestão administrativa, financeira e de obras faça a gestão através de recursos tecnológicos integrados aos processos de inteligência da incorporadora. Dessa forma, o software se adapta aos processos equilibrando os imprevistos que podem surgir durante a obra.
Tenha uma otimização de processos na gestão de obra com o ERP UAU!
E então, como anda a sua gestão de obra? Entre em contato conosco e entenda como você pode fazer mais para economizar nos seus empreendimentos usando o ERP UAU como ferramenta de gestão!
Confira o case de sucesso da Toledo Ferrari que conseguiu, com a ajuda do ERP UAU, acompanhar todas suas obras em tempo real!