Conheça no post de hoje os 3 fatores que mais influeciam no crescimento de uma obra.
1. O planejamento físico e financeiro da obra
O planejamento físico e financeiro de uma obra é também conhecido como PDCA, ou Planejar, Desempenhar, Checar e Agir, exatamente nessa ordem. Ele nada mais é do que o modo como deve ser realizado todo o processo do planejamento para que o crescimento seja o esperado pelo cliente e pela construtora.
Para que isso seja possível, é preciso que um responsável por esse planejamento visite constantemente a obra para fazer vistorias, levantar os materiais e recursos usados, cobrar as metas, assim como apresentar os relatórios necessários para o engenheiro responsável para que ele possa tomar a melhor decisão com sua equipe de produção.
Esse planejamento funciona para que todos saibam como está o andamento da obra, se o seu crescimento é o esperado ou se haverá algum atraso, assim como para saber se os recursos estão sendo utilizados de forma certa, se existe algum problema com materiais ou se serão necessários gastos adicionais.
2. Os relatórios e o controle de custo e desembolso
Eses relatórios normalmente contam com o histograma da mão de obra, com o gráfico de desempenho da equipe ou do empreiteiro, o desempenho físico, a apuração das metas e seus descumprimentos e, também, a relação das atividades atrasadas ou adiantadas do período, que normalmente é de uma semana.
Com o planejamento citado acima você consegue também ter o controle dos custos e do quanto deverá ser desembolsado para a obra no próximo mês. Isso lhe dará mais tranquilidade e controle da situação e permitirá que o crescimento de sua obra e o seu o controle e planejamento estejam adequados ao cronograma apresentado no início da construção.
3. A comparação do planejamento com realizado
Outra área importante para as construtoras está na comparação entre o que foi planejado e o que foi realizado na obra. Esse controle funciona da seguinte maneira: se no começo da obra o empreiteiro planejou entregar metade do projeto em 2 meses, nesse prazo você deverá fazer a comparação para saber em qual patamar a construção se encontra.
Dessa forma, é possível ter um maior e melhor controle de todo o planejamento físico, além de permitir saber se a obra custará mais, o mesmo que foi estipulado ou se a obra será entregue antes e por um valor menor do que o imaginado.
Para realizar tudo isso, a empresa pode usar um software para construção civil que lhe ajudará a manter um crescimento sustentável dos negócios, assim como permitirá a integração de todos os processos e dados em um único lugar.
A Globaltec possui software para gestão de Construtoras, Incorporadoras e Imobiliárias que realizar todo esse controle com um só sistema. Para saber mais, acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos produtos.