CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Entenda o papel do ERP na tomada de decisão no mercado de construção civil

ERP na tomada de decisão para construção civil
O processo de tomada de decisão é uma das principais responsabilidades dos gestores. Suas escolhas podem afetar indicadores de produtividade, desempenho, lucratividade, segurança. Por isso, é preciso que cada decisão seja tomada de maneira embasada, apoiada o máximo possível de dados concretos. Nesse processo, o ERP pode ajudar muito. Entenda:

O que é um ERP?

ERP – Enterprise Resource Planning – é um Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Ele permite integrar todos os departamentos de uma empresa. Assim, todas as informações, desde comerciais até financeiras, ficam centralizadas em um único lugar. Por isso, através do ERP fica muito mais fácil ter uma visão macro do negócio.

ERP para Construtora na tomada de decisão

Já foram desenvolvidos ERPs especializados para as construtoras, com os quais é possível armazenar dados sobre orçamento de obra, estoque de materiais, venda e faturamento dos imóveis. Esta é uma importante fonte de informação em tempo real. Ele permite acompanhar indicadores, efetuar análises instantâneas e administrar o canteiro de maneira proativa, gerindo resultados e detectando problemas com rapidez.

O processo ocorre da seguinte maneira: consultando o ERP, o gestor pode visualizar dados atualizados e confiáveis sobre a construtora. Então, ele analisa estes dados para decidir se tudo está avançando como desejado, ou se é preciso uma mudança de estratégia.

Vale a pena reforçar que o ERP permite cruzar dados de diferentes setores para chegar a uma análise mais aprofundada. Finalmente, usando sua experiência e conhecimentos, o gestor pode traçar – se necessário – a nova estratégia que poderá mudar o cenário da empresa.

Tomada de decisão

Quando falamos da tomada de decisão, não se trata apenas das grandes decisões executivas. Pequenas decisões cotidianas e assuntos internos de diferentes departamentos também podem ser resolvidos com a ajuda dos dados fornecidos pelo ERP. Ou seja, todos os funcionários de uma construtora podem se beneficiar do ERP na execução de suas tarefas e rotinas.

Como o ERP pode ajudar

Já explicamos que o ERP facilita a tomada de decisão. Mas o que isso significa na prática? Com uma tomada de decisão mais eficiente, é possível reduzir os prazos para andamento na obra; evitar gastos desnecessários e reduzir custos; gerenciar e evitar riscos; aproveitar melhor os recursos disponíveis.

Outras vantagens do ERP

O ERP não se limita a auxiliar na tomada de decisões. Ele também acaba substituindo uma série de outros sistemas. Por ser mais completo e abrangente, é uma solução tecnológica prática. Ou seja, para modernizar e automatizar o trabalho das construtoras, essa é a melhor opção.

Uma opção acessível

É importante reforçar que o ERP não é mais um recurso tecnológico fora da realidade, disponível apenas para construtoras de grande porte. Hoje, mesmo empresas menores podem implementar um bom ERP em suas atividades. O investimento necessário é acessível e, com todas as vantagens que esse recurso apresenta, o retorno é imediato.

Implementando o ERP na tomada de decisão

Na hora de implementar o ERP, é preciso que a construtora se organize. Todos os colaboradores que terão acesso a este sistema precisam ser devidamente treinados para utilizá-lo. É preciso considerar questões como limites de acesso, para que cada setor trabalhe apenas com os módulos necessários, enquanto os gestores e pessoas-chave podem ter acesso irrestrito. Além disso, é necessário providenciar a infraestrutura necessária – ou seja, computadores para acesso e gerenciamento do sistema.

Para saber mais sobre ERPs para o segmento de construção civil, continue acompanhando o Blog da Globaltec, empresa especializada em software para gestão de Construtoras, Incorporadoras e Imobiliárias. E conheça o UAU, o ERP da Senior Globaltec, que apresenta diversos módulos para facilitar processos de compras, contas a pagar, RH e outros processos na sua construtora.

Confira o case de sucesso da Setin Incorporadora, cliente ERP UAU que reduziu o tempo na gestão financeira com um ERP integrado.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!