CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Planejamento de obra: conheça os melhores indicadores de segurança

Planejamento de obra: conheça os melhores indicadores de segurança

A construção civil é uma atividade que apresenta muitos riscos ao trabalhador, especialmente àqueles que estão na linha de frente no canteiro de obras. Isso é um desafio para realizar o planejamento de obra.

Os acidentes e ocorrências em um canteiro de obras podem ser muito graves, por isso, todas as empresas que contam com prestação de serviços de risco precisam estabelecer indicadores de segurança na obra, justamente para evitar entrar nas estatísticas.

De acordo com dados da Previdência de 2012, pelo menos um trabalhador da construção civil morre por dia em acidentes em canteiros de obras.

E isso levando em conta apenas os registros oficiais, mas segundo o Sinduson-SP, cerca de 40% dos trabalhadores da construção trabalha informalmente, sem carteira assinada. Então esse número na realidade pode ser bem maior!

Segundo o último Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), que é de 2017, a construção é a maior responsável por acidentes que causam incapacidade permanente e a segunda em mortes, atrás apenas do transporte terrestre. Além disso, é o quinto setor com mais afastamentos com duração maior que 15 dias.

No anuário de 2017, a construção civil foi responsável por 30.025 acidentes, o que corresponde a 5,46% de todos os casos.

A quantidade de afastamentos do emprego por mais de 15 dias por conta das atividades profissionais no Brasil foi de 142.782, sendo que a construção foi responsável por 8,3% do total com 11.894 afastamentos.


Os números mostram que a fragilidade do cumprimento das normas de segurança leva a muitos acidentes, mas adotando as práticas corretas é possível prevenir fatalidades e melhorar a segurança na obra.

Cumprir as normas e regulamentações é fundamental

Se você trabalha com construção, com certeza já deve ter ouvido falar da NR-18.

A NR-18 é a principal Norma Regulamentadora para a área da construção civil.

É importante que todo canteiro de obras seja montado com base no estipulado na NR-18 para estabelecer condições básicas de segurança.

É preciso que o engenheiro de segurança do trabalho monte um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O PGR deve ter:

– O projeto das instalações temporárias para acomodação dos trabalhadores estabelecendo segurança e conforto.

– Espaços seguros de vivência para refeições e convivência.

– Lista de todos os riscos ocupacionais.

– Relação dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que previnem os riscos ocupacionais.

A  NR-18 também prevê planos de demolição, fluxos de trânsito, sinalização e outras medidas preventivas de acidentes nas obras.

A NR-35 prevê medidas de proteção para o trabalho em altura. É extremamente importante cumprir o determinado neste norma pois quedas de altura causam acidentes muito graves na construção, mas com treinamento e uso de equipamento correto é possível prevenir ocorrências!

Indicadores de segurança na obra

O canteiro de obras precisa ter seus fluxos mapeados e organizados de forma a prevenir acidentes. Como acompanhar se as medidas adotadas no canteiro de obras estão funcionando? Vejamos alguns indicadores de segurança na obra:

– Avalie o fluxo do canteiro de obras

Os trabalhadores passam por um local onde conseguem colocar e tirar seus EPIs antes de entrar nas zonas de risco?

O descarte de entulhos é feito de forma segura, sinalizada e longe de zonas de circulação de pessoas?

O tráfego de máquinas pesadas está com rotas sinalizadas e com espaço para pedestres diferenciado e demarcado?

Essas são algumas das perguntas que podem mostrar se seu canteiro de obras tem um bom fluxo.

– Contabilize as ocorrências de acidentes

Quantos acidentes leves ou graves ocorreram no canteiro?

Monte uma estatística mensal que consiga avaliar desde um dedo cortado até uma queda de altura.

Instrua os gestores de obra a comunicarem todos os acidentes ao engenheiro de segurança. Quando tiver dados coletados, você pode identificar as causas e atuar para preveni-las.

– Acompanhe o número de afastamentos de funcionários

Se o funcionário pediu afastamento, pode ser que isso tenha relação com algum acidente de obra.

Separe os pedidos de afastamentos relacionados a eventos ocorridos no canteiro de obras para acompanhar os motivos.

– Ficalização do uso de EPIs

Estabeleça um controle para uso de EPIs para acompanhar se o funcionário está colocando o material de segurança antes de entrar nas zonas de risco.

Crie uma entrada única para a obra e disponibilize os EPIs neste local, de preferência com alguém responsável pela fiscalização e anotação todos os dias. Essa anotação é um bom indicador para acompanhar a segurança da sua obra.

É a organização diária que faz a diferença na segurança de uma obra.

– Meça a quantidade de treinamentos realizada com a mesma equipe

As equipes de execução de obra precisam de orientação e treinamento para se protegerem melhor.

Verifique se cada funcionário já passou pelos treinamentos necessários e se teve a oportunidade de reciclar conhecimentos.

Treinamento é fundamental, especialmente no trabalho em altura!

– Mantenha um controle de avarias e manutenção de maquinário

Máquinas sem manutenção podem causar acidentes. É importante ter um controle de consertos e problemas com o maquinário para que o trabalhador possa usar um material mais seguro para trabalhar.

Fiscalização dos indicadores de segurança

Depois de levantar os dados sobre a segurança da sua obra, é possível identificar onde estão as causas das ocorrências e tomar medidas para prevenção.

Essas medidas podem ir desde a adequação dos espaços do canteiro de obras até campanhas de incentivo ao uso de EPIs.

O engenheiro de segurança do trabalho é o responsável pela fiscalização da segurança na obra, mas ele deve contar com o apoio dos mestres de obra e outros gestores envolvidos para incentivar a prevenção de acidentes.

Conscientização na construção civil

Quando o projeto e o planejamento de uma obra já levam em conta as normas de segurança, fica muito mais fácil prevenir acidentes em projetos de construção civil.

A preocupação com manter a segurança nas obras deve vir desde os investidores, dos diretores das empresas até o trabalhador no dia a dia.

Se todos fizerem sua parte, uns planejando e proporcionando boas condições de trabalho e outros cumprindo as normas e usando os EPIs, teremos muito menos acidentes na construção!

No canal do Youtube da Globaltec tem um conteúdo que discute as inovações realizadas no mercado de construção civil sobre canteiro de obras. Continue acompanhando as principais notícias do mercado imobiliário e construção civil.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!