A Gestão de Fundo Promocional tem por missão atender os objetivos da organização empresarial, nas mais distintas ocasiões, e encarar desafios do processo concorrencial que se impõem à empresa. Os projetos de Gestão Inteligente de Fundo Promocional são capazes de gerar elevados impactos para a empresa, desde que esta domine seus recursos, tenha pleno conhecimento das condições do mercado e de seus concorrentes e planeje a execução do projeto de forma gradual, equilibrada e adequada às reais possibilidades de expansão da empresa.
Olhando para si mesmo
Para que isto seja possível, é fundamental a empresa iniciar o processo de construção de uma Gestão Inteligente olhando para si mesma e definir, da forma mais precisa possível, os seguintes elementos: seus objetivos, seus ativos e recursos humanos, técnicos, físicos e monetários disponíveis, o tamanho, ações e alcances de seus concorrentes, e os desafios que o mercado e a conjuntura econômica do país podem apresenta. Definindo estes elementos, a possibilidade de a Gestão Inteligente render bons frutos é ainda maior.
Os principais objetivos da Gestão Inteligente
Os principais objetivos, que devem ser analisados à luz de uma gestão inteligente da organização empresarial, passam por melhorar a forma de mesurar a demanda dos produtos da empresa no mercado, desenvolver promoções que impactem nas vendas destes produtos e, ainda, estimar melhor a penetração no mercado e o volume total de mercadorias que deve ser produzido para o faturamento desejado.
Os principais desafios da Gestão Inteligente
Diante destes objetivos, um conjunto de desafios se impõem, como o de avaliar de forma permanente o comportamento e ações das empresas concorrentes, adiantando-se a elas, e também refletir se os objetivos que a empresa definiu são condizentes com sua estrutura operacional e suas ferramentas de ação estratégica.
As fontes de informação para a Gestão Inteligente
Para superar estes desafios, a empresa deve desenvolver um bom sistema de Gestão de Inteligência Promocional, que envolva necessariamente a identificação das fontes de informação que a empresa precisa. Estas fontes podem ser de várias naturezas:
- Dados históricos sobre vendas, descontos, faturamento e outros indicadores da empresa;
- Dados sobre a conjuntura econômica, como a série histórica do PIB, do câmbio, da inflação e dos juros;
- Informação sobre custos e retorno de variáveis controladas, como marketing, distribuição de brindes etc;
- Informação sobre os efeitos de variáveis não controladas, como a sazonalidade do mercado, o poder de ações de mídia, as ações das empresas concorrentes etc;
- Informação sobre a capacidade, produtiva e financeira, das expertises acessíveis da empresa, como as experiências e talentos dos colaboradores, internos e externos, da empresa.
As ferramentas para uma Gestão Inteligente
As potencialidades do domínio destas fontes de informação são ainda maiores se a empresa possuir, ainda, as ferramentas adequadas para o tratamento destes dados e sua transformação em ativos para a empresa. Das ferramentas mais importantes para esta Gestão Inteligente do Fundo Promocional, destacamos:
- Gestão do Conhecimento;
- Tratamento das informações;
- Data mining;
- Uso da estatística, simples e avançada;
- Produção de relatórios gerenciais;
- Utilização da intuição e da experiência dos gestores.
A Gestão Inteligente do Fundo Promocional permite à empresa aplicar procedimentos científicos ao planejamento, abrindo um cenário novo e mais promissor, capaz de gerar resultados melhores especialmente para empresas produtoras de bens de consumo.
Este texto foi útil para você pensar de forma mais inteligente a Gestão de Fundos Promocionais em sua empresa? Acesse o site da Globaltec – software para Gestão de Construtoras, Incorporadoras e Imobiliárias e saiba mais sobre gestão e administração para sua empresa!