10 benefícios para adoção de um ERP especialista no mercado da construção civil

Área do Cliente

10 benefícios para adoção de um ERP especialista no mercado da construção civil



21 de janeiro de 2016

O Enterprise Resource Panning (ERP) reúne um conjunto de softwares, integrando todos os dados e processos da companhia em um único sistema. Ele funciona como uma plataforma de programas desenvolvido de forma a articular os diversos departamentos da empresa de construção civil. A automação permite o armazenamento inteligente de todas as informações de negócios, estabelecendo um fluxo contínuo e consistente dos dados.Na prática, o gestor da empresa de construção civil recebe apoio à tomada de decisões, eliminando os tradicionais gargalos resultantes da estrutura compartimentada da companhia. Os setores atuam de forma integrada. Com a adoção do ERP, os diversos departamentos – Financeiro, Contabilidade, Projetos, Obras, Compras e RH – alimentam e utilizam a plataforma, mantendo todos os registros atualizados, disponíveis e utilizáveis a qualquer momento.

Tecnologia como aliada

Segundo um estudo do Boston Consulting Group (BCG), as companhias mais abertas à tecnologia obtêm maiores receitas, geram mais empregos e elevam os seus níveis de competitividade. Já vai longe o tempo em que a utilização do ERP se restringia às grandes corporações. Hoje, empresas do setor da construção civil todos os portes podem aproveitar as vantagens da automação.

Uma das principais características do ERP é a estrutura em módulos, que atendem às demandas de cada departamento. Tal integração permite a compreensão dos processos que interferem na operacionalidade do negócio. As atividades das empresas da construção civil envolvem não só questões relativas às obras, mas também questões de ordem tributária e fiscal, trabalhista, comercial, de logística e de gestão de estoque de materiais. A integração de todas as áreas confere maior agilidade e eficiência.

Conheça agora 10 benefícios gerados pela adoção do ERP especializado no mercado da construção civil:

1. Diminuição das perdas

Permite a redução das perdas com o desperdício de materiais no canteiro de obras, mão de obra, falhas na execução de rotinas e retrabalho.

2. Cronograma ajustado

O ERP ajuda a diminuir o tempo de execução das obras, agilizando o cumprimento do cronograma e antecipando a entrega do empreendimento.

3. Produtividade

A articulação de todos os departamentos da empresa confere maior produtividade à companhia.

4. Organização dos estoques

A automação dá ao gestor melhores condições de racionalizar a aquisição e uso de materiais de construção e de consumo. Isso gera maior eficiência nos processos de compras e facilita o planejamento do fluxo de aquisições de materiais e suprimentos.

5. Gestão do fluxo de caixa

Com o ERP, a empresa obtém a redução dos custos financeiros, a partir da gestão eficiente do fluxo de caixa e da integração com as áreas de vendas, projetos, compras, controle de estoques, projetos e obras.

6. Logística aprimorada

Outro aspecto que merece destaque é a diminuição das despesas com logística, transporte e manutenção de veículos.

7. Sistema tributário

O complexo sistema tributário brasileiro exige dos responsáveis pela área contábil da construtora, além do profundo conhecimento técnico, muita atenção. O ERP é uma importante ferramenta de segurança fiscal, eliminando o retrabalho e reduzindo as falhas na relação com o Fisco.

8. Segurança das informações

A concentração das informações das diversas áreas da empresa em um único sistema dificulta o extravio de dados e a fraude. Quando o ERP opera na cloud computing, o nível de segurança das informações aumenta consideravelmente.

9. Economia com TI

A integração dos departamentos por meio do ERP provoca a economia no que se refere a gastos com TI. Despesas com aquisição de licenças, montagem de estruturas e manutenção de equipamentos caem drasticamente.

10. Produtividade em alta

A adoção de um sistema ERP especialista em construção civil eleva os índices de produtividade da empresa, gerando o aumento de receitas e, consequentemente, dos lucros.

O setor da construção civil é um dos que mais têm a ganhar com a adoção de sistemas ERP. A automação, além de todos os benefícios já mencionados, coloca a empresa em um novo patamar de atuação. Em um mercado marcado pelas margens reduzidas de lucro e que enfrenta um período de dificuldades, qualquer ganho representa imensa vantagem diante da concorrência.

Sua empresa investe na integração de softwares? Já conhecia os benefícios do ERP? Entre em contato conosco e saiba mais.



Noticias relacionadas

VOCÊ CONHECE A CAPYS? ELEGEMOS 6 BENEFÍCIOS da INTEGRADO com ERP UAU PARA O SEU NEGÓCIO

Você conhece a Capys? Elegemos 6 benefícios da integrado com o ERP UAU para o seu negócio

Conheças as vantagens de um ERP integrado com a cobrança e descubra como acompanhar de perto os contratos e...

Saiba mais!
Controle os tributos da construção civil com o ERP UAU

Controle os tributos da construção civil com o ERP UAU

O Brasil é um dos países que mais taxam as empresas. Por isso, os tributos da construção civil exigem...

Saiba mais!
Veja as principais causas do desperdício na construção civil

Veja as principais causas do desperdício na construção civil

Veja quais as principais fontes de desperdícios na obra, e entenda como evita-las.

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: