CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

10 benefícios para adoção de um ERP especialista no mercado da construção civil

O Enterprise Resource Panning (ERP) reúne um conjunto de softwares, integrando todos os dados e processos da companhia em um único sistema. Ele funciona como uma plataforma de programas desenvolvido de forma a articular os diversos departamentos da empresa de construção civil. A automação permite o armazenamento inteligente de todas as informações de negócios, estabelecendo um fluxo contínuo e consistente dos dados.

Na prática, o gestor da empresa de construção civil recebe apoio à tomada de decisões, eliminando os tradicionais gargalos resultantes da estrutura compartimentada da companhia. Os setores atuam de forma integrada. Com a adoção do ERP, os diversos departamentos – Financeiro, Contabilidade, Projetos, Obras, Compras e RH – alimentam e utilizam a plataforma, mantendo todos os registros atualizados, disponíveis e utilizáveis a qualquer momento.

Tecnologia como aliada

Segundo um estudo do Boston Consulting Group (BCG), as companhias mais abertas à tecnologia obtêm maiores receitas, geram mais empregos e elevam os seus níveis de competitividade. Já vai longe o tempo em que a utilização do ERP se restringia às grandes corporações. Hoje, empresas do setor da construção civil todos os portes podem aproveitar as vantagens da automação.

Uma das principais características do ERP é a estrutura em módulos, que atendem às demandas de cada departamento. Tal integração permite a compreensão dos processos que interferem na operacionalidade do negócio. As atividades das empresas da construção civil envolvem não só questões relativas às obras, mas também questões de ordem tributária e fiscal, trabalhista, comercial, de logística e de gestão de estoque de materiais. A integração de todas as áreas confere maior agilidade e eficiência.

Conheça agora 10 benefícios gerados pela adoção do ERP especializado no mercado da construção civil:

1. Diminuição das perdas

Permite a redução das perdas com o desperdício de materiais no canteiro de obras, mão de obra, falhas na execução de rotinas e retrabalho.

2. Cronograma ajustado

O ERP ajuda a diminuir o tempo de execução das obras, agilizando o cumprimento do cronograma e antecipando a entrega do empreendimento.

3. Produtividade

A articulação de todos os departamentos da empresa confere maior produtividade à companhia.

4. Organização dos estoques

A automação dá ao gestor melhores condições de racionalizar a aquisição e uso de materiais de construção e de consumo. Isso gera maior eficiência nos processos de compras e facilita o planejamento do fluxo de aquisições de materiais e suprimentos.

5. Gestão do fluxo de caixa

Com o ERP, a empresa obtém a redução dos custos financeiros, a partir da gestão eficiente do fluxo de caixa e da integração com as áreas de vendas, projetos, compras, controle de estoques, projetos e obras.

6. Logística aprimorada

Outro aspecto que merece destaque é a diminuição das despesas com logística, transporte e manutenção de veículos.

7. Sistema tributário

O complexo sistema tributário brasileiro exige dos responsáveis pela área contábil da construtora, além do profundo conhecimento técnico, muita atenção. O ERP é uma importante ferramenta de segurança fiscal, eliminando o retrabalho e reduzindo as falhas na relação com o Fisco.

8. Segurança das informações

A concentração das informações das diversas áreas da empresa em um único sistema dificulta o extravio de dados e a fraude. Quando o ERP opera na cloud computing, o nível de segurança das informações aumenta consideravelmente.

9. Economia com TI

A integração dos departamentos por meio do ERP provoca a economia no que se refere a gastos com TI. Despesas com aquisição de licenças, montagem de estruturas e manutenção de equipamentos caem drasticamente.

10. Produtividade em alta

A adoção de um sistema ERP especialista em construção civil eleva os índices de produtividade da empresa, gerando o aumento de receitas e, consequentemente, dos lucros.

O setor da construção civil é um dos que mais têm a ganhar com a adoção de sistemas ERP. A automação, além de todos os benefícios já mencionados, coloca a empresa em um novo patamar de atuação. Em um mercado marcado pelas margens reduzidas de lucro e que enfrenta um período de dificuldades, qualquer ganho representa imensa vantagem diante da concorrência.

Sua empresa investe na integração de softwares? Já conhecia os benefícios do ERP? Entre em contato conosco e saiba mais.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!