1. Gestão da obra integrada
O ERP (Enterprise Resource Planning, em tradução livre, Planejamento de Recursos Empresariais) funciona como uma espécie de integração de sistemas, ou seja, ao invés da sua empresa possuir um sistema diferenciado para cada função da construtora, é possível que todas estejam integradas por meio de um único sistema.
Dessa forma você consegue ter uma visão mais ampla de todos os setores da construtora, o que facilita e muito na hora do planejamento e tomada de decisões.
2. Melhore o aproveitamento das informações geradas ao longo da execução da obra
Com o uso de um ERP é possível ter um maior controle e aproveitamento das informações que são geradas durante a execução da obra, o que facilita bastante na hora de gerar relatórios, otimizando o tempo de captação e dados e também de elaboração do mesmo, contribuindo para um feedback bem mais rápido.
Além disso, como as informações estão integradas em um único sistema, facilita muito para outros setores entrarem em ação, por exemplo, na projeção de custos da obra, podendo realizar orçamentos com maior facilidade e rapidez. Também ajuda na disposição de fornecedores podendo montar relações mais organizadas a respeito do que eles podem fornecer de materiais para a obra.
3. Utilize a tecnologia a seu favor com o ERP
Quando você decide implementar um sistema de ERP, os benefícios começam a aparecer rapidamente. Começando pela redução de custos. Com um sistema integrado de softwares, sua construtora começará a ter menos fornecedores de tecnologia e consequentemente diminuirá os gastos com licenças de uso, assistência técnica, servidores e até mesmo treinamento de funcionários para utilizar o programa.
Outra consequência positiva que um sistema de ERP pode trazer, é maior produtividade. Com um fluxo de dados e informações bem mais rápido e eficiente, os funcionários demoram menos tempo para realizar suas tarefas, implicando no aceleramento do andamento do trabalho.
4. Delegação de atividades com maior controle
Com todos os setores integrados é possível realizar um maior acompanhamento do andamento das tarefas que foram distribuídas. Dessa forma, você recebe um feedback mais fiel sobre como os seus funcionários estão executando as atividades e como eles estão cumprindo com o cronograma estabelecido.
5. A porta de entrada para novas oportunidades
Uma construtora que utiliza o ERP é mais organizada, consegue fazer um trabalho mais conciso e consequentemente, conquista a confiança dos clientes, devido à rapidez e eficiência na mostra de resultados através da geração de relatórios.
E não é somente isso. Com a implementação de um software consideravelmente mais moderno, a construtora fica a par de diversas tendências do mercado podendo assim, atender melhor o seu cliente, além de poder se integrar com outras formas de sistemas como o BI (Business Intelligence), que permite uma melhor organização de dados oferecendo assim melhor suporte à gestão de negócios.
Para saber mais a respeito de softwares de ERP e como implementá-los na sua construtora, acesse o site da Globaltec, empresa especializada em softwares para gestão de construtoras, incorporadoras e imobiliárias.