Mesmo os responsáveis não tendo a menor intenção de sonegar impostos, o conjunto de regras a serem respeitadas é tão grande, que eles acabam correndo o risco de cometer erros e ver sua empresa sendo penalizada. A única forma de evitar essa situação e reduzir o pagamento de impostos é realizando o planejamento tributário. A seguir, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre isso e como um software ERP tributário pode ajudar.
O termo imposto sempre foi sinônimo de preocupação. Desde a época em que os reis e rainhas cobravam tributos para manter seus reinos funcionando, a população já ficava receosa, pois sabia que o não pagamento resultava em penas severas. É claro que os processos mudaram, mas a alta carga tributária e o seu complexo pagamento continuam preocupando muitos gestores de construtoras, incorporadoras e imobiliárias.
Afinal, o que é planejamento tributário?
Planejamento tributário é o gerenciamento do pagamento de tributos de uma empresa. Assim como o estoque, as vendas e os recursos humanos, o cumprimento das obrigações fiscais também precisa ser gerenciado adequadamente. E ao contrário do que muitos pensam, o planejamento tributário não trata apenas da anotação das receitas e despesas em planilhas e do cumprimento das obrigações.
É por meio do planejamento financeiro que o contador também consegue encontrar a forma de tributação mais adequada para a empresa, para que a carga tributária que incide sobre ela seja reduzida. E através de estudos e análises detalhadas, ele pode eliminar os fatores geradores de impostos, reduzir as alíquotas e retardar o pagamento de tributos sem qualquer multa. Tudo isso sem a empresa descumprir a legislação.
Quais são os tipos de planejamento tributário?
Existem dois tipos de planejamento tributário:
Operacional
É o planejamento básico, necessário para a empresa cumprir todas as exigências legais. Nesse planejamento, o contador estabelece os procedimentos para a correta escrituração das operações e o pagamento dos impostos nos prazos previstos.
Estratégico
Para o planejamento operacional ser realizado, antes o contador deve fazer o planejamento estratégico, que consiste no conhecimento das particularidades fiscais da empresa e no seu enquadramento no regime tributário mais adequado.
Qual a importância desse planejamento?
Depois da legalidade, a segunda premissa mais importante do planejamento tributário é a economia. É por meio dele que as construtoras, incorporadoras e imobiliárias podem reduzir o número de tributos pagos – estratégia conhecida como elisão fiscal. Esta redução é muito importante, pois a alta carga tributária imposta pelo governo tem reduzido a lucratividade de obras e até mesmo inviabilizado a construção de empreendimentos.
Uma forma de minimizar essa carga é aproveitando as políticas de incentivo fiscal, que possibilitam a redução das alíquotas para determinados tipos de obras. As companhias do mercado da construção civil também podem se beneficiar do postergamento do pagamento dos tributos sem a incidência de multas. Essa tática é muito útil se elas tiverem com pouco capital de giro e precisarem manter o fôlego no caixa por mais um tempo.
Como planejar?
O primeiro passo é encontrar um contador com experiência no mercado da construção civil. Se a empresa for pequena, o planejamento tributário pode ser repassado para um escritório de contabilidade. Mas se a companhia for grande, então o aconselhado é contratar um ou mais contadores, dependendo do tamanho e da demanda que ela está atendendo. O segundo passo é adotar um software ERP tributário especialista na construção civil.
Este software é fundamental para o planejamento tributário ser realizado de forma eficiente, sem nenhum erro que possa resultar em multas e outras penalidades para a empresa. Com ele, o contador pode, por exemplo, realizar cálculos de forma mais rápida, verificar as pendências de documentos fiscais e extrair relatórios e demonstrativos contábeis que o ajude a fazer tanto o planejamento tributário estratégico como o operacional.
Dessa forma, ele consegue ter uma visão clara da situação da companhia e ver quais medidas precisam ser tomadas para a carga tributária ser reduzida e a empresa poder crescer e se destacar no mercado. Lembre-se sempre de que o planejamento tributário é uma ferramenta que pode definir os rumos financeiros da sua empresa. Por isso, jamais o ignore e faça de tudo para inseri-lo na cultura de seu departamento de contabilidade.